Mr. Causality escreveu: O livro do Gênesis terminou de ser compilado na época que os hebreus estavam presos na babilônia, por volta do século V a.C, bem depois da morte de Moisés.
https://www.britannica.com/topic/Genesis-Old-Testament
E interessante notar, que os historiadores possuem duas hipóteses sobre quando Moisés teria vivido.
https://www.blueletterbible.org/faq/don_stewart/don_stewart_678.cfm
1°Hipótese, Moisés teria sido filho adotivo de hatchepsut( essa mulher foi faraó do império egípcio).
2°Ele teria sido adotado pela princesa henutmire, a rede Record ao fazer aquela novela, os dez mandamentos, inspirou-se nessa hipótese como premissa de sua história.
O livro de Gênesis sofre a influência de vários mitos da sumeria como a epopeia de gilgamesh e tals, enfim, aquilo não foi escrito por Moisés.
O primeiro livro dos Reis fala com exatidão sobre o período histórico em que Moisés viveu: "o quarto ano do reinado de Salomão em Israel" era o mesmo ano "quatrocentos e oitenta... depois que os filhos de Israel foram tirados da terra do Egito..." (1Rs 6.1). Como a primeira data citada era 966 a.C., a data do êxodo pode ser calculada como 1446 a.C. (considerando que o número 480 em 1Rs 6.1 seja literal). O período de 40 anos da peregrinação de Israel pelo deserto, durou de 1446 a.C., até 1406, provavelmente foi a ocasião em que Moisés escreveu (e/ou ditou) a maior parte do que hoje chamamos Torá ou Pentateuco.
Contudo, especialmente desde o início do século passado, um número crescente de estudiosos vêm afirmando com base em novas e grandes descobertas arqueológicas, tecnologias e melhores métodos de pesquisa e exegese, a existência de quatro fontes documentárias para a Torá, Lei. Os supostos documentos históricos, presumivelmente com datas entre o século 10 e 5 a.C., são denominados "J" (de Jeová ou Iavé, o nome pessoal de Deus no AT), "E" (de Elohim, o nome genérico plural em ênfase de Deus), "D" (de deuteronômico) e "P" (do inglês priestly, sacerdotal). Defende-se que cada um desses documentos revela características e teologia próprias, muitas vezes contradizendo as dos demais. Sendo assim, a Torá seria retratada como tecido costurado mediante várias histórias, poesias e leis. Essa teoria, contudo, ainda não consegue apoiar-se em evidências que possam der dadas como irrefutáveis e livres que qualquer engano. Pesquisas recentes e ainda mais apuradas nos mais variados ramos da filologia, exegese, crítica textual, linguística, história, arqueologia, ciências das línguas originais e da literatura antiga, tendem a desfazer muitos dos interessantes e desafiadores argumentos usados constantemente para atacar as bases bíblicas mais tradicionais, em especial, a autoria mosaica da Torá (Pentateuco).