Universalismo... Onde deus é energia e está presente em nós, como em tudo que nos move, assim como existe uma fonte criadora de diversos mundos. O cristianismo verdadeiro foi soterrado com o tempo e seus ensinamentos corrompidos... Creio que Jesus (o verdadeiro Jesus) só iria contrariar o que ocorre hoje como fruto dos supostos governantes e as grandes corporações. Tanto que existem duas versões da morte de Jesus. A prática e a poética.
A prática, foi a qual Jesus foi traído pelos seus, caçado e morto pelos romanos
A poética é que ele morreu pra supostamente salvar a humanidade (humanidade essa que segundo a bíblia era no raio de 5000 quilômetros do oriente médio (onde é centrado os acontecimentos da Bíblia (raramente vemos algo além da África e adjacências nos textos bíblicos, não vemos o oriente asiático, não vemos o norte (onde existe a mitologia nórdica) e tampouco a América).
O estilo de geografia da Bíblia é defasado e nem sabemos se quem falou, de fato foi o que falou ou se falou. A maioria das igrejas evangélicas, adotam um estilo de pregação ultrapassado, exagerado (gritos, pulos e supostas sessões de retirada de demônios internos) e que vive em conceitos, presa no primeiro testamento, além de conquistar e adestrar fiéis através de práticas bastante ortodoxas, como a concepção da dimensão do inferno, diabo (domínio através do medo) e promessas mirabolantes de prosperidade (Waldomiro, Edir...). Deus não precisa de gritos, pulos e outros e verdadeiros guias e representantes de Jesus não precisam de mansões, carros do ano (o dízimo e as ofertas, é a pior coisa (um ponto pra igreja católica, que você não precisa abdicar de parte do salário pra ajudar e é totalmente opcional) e o "templo" é um fundo de garagem com um altar, um piso cerimonial de mármore e só. As vezes fazem coisas faraônicas (universal e o templo de Salomão). E Jesus NUNCA necessitou de alugar cadeira no salão real do império e vemos evangélicos assumindo palcos no governo, seja como deputado, vereador, ou no mais recente caso, ministério e presidência. Por quê um verdadeiro guia espiritual iria querer poder desse tipo???
Acho que o problema não tá na bem na religião (cristianismo seguindo os verdadeiros preceitos de Cristo, seria um dos maiores blocos de religiosidade, podendo até somar com outras crenças de forma positiva (semear de paz com o budismo ou até mesmo venerar a energia divina em forma de natureza como a umbanda e o xamanismo (este onde é representado a força dos deuses na natureza como Iemanjá = Água; Ogum = Ar))), mas sim, em quem e a intenção de quem a administra. Podridão na religião em parte da ação humana sempre existiu, o Modusoperandis da católica até a revolução industrial, casos de pecados no meio espírita (como aconteceu em forma de preconceito com uma amiga minha, e quando Tim Maia integrou o meio, quando presenciou atos obscenos de um dos palestrantes, decidindo cair fora) e o Modusoperandis da igreja evangélica atual, que alimenta discurso de ódio usando o medo, além de cometerem o pecado capital da luxúria (extravagâncias como a universal, carros e mansões (escutem a música O Pastor e o Leão do Zé Geraldo))... Acho que o único que não tem casos (deve ter, mas em menor grau) são as de matrizes asiáticas e africanas...