Ao observar atentamente a água escura do rio, Benjamin não pode captar muita coisa visualmente. No entanto, auditivamente foi outra história. Era como se o mesmo som de múltiplos estalidos amadeirados pudessem também ser ouvidos de dentro da água. No entanto, seus tons eram mais graves que aqueles encontrados nos casulos dos habitantes da vila. O que Ben conseguia captar, assim como Satomi, era que raízes muito mais grossas do que aquelas que já tinha visto se contorciam e cresciam no fundo do rio. Inclusive, a julgar pela direção para qual o som seguia constantemente, era possível notar que a coisa parecia vir da nascente e seguir para longe da vila, sentido do mar.
Prosseguindo em um experimento que consistia eletrocutar a água levemente, o genin quase que instantaneamente percebeu os resultados. As raízes que até então cresciam tranquilamente passaram a se mover com muito mais afinco. No entanto, não deram sinais de revidar nem nada do tipo.
Desistindo do experimento que não parecia ter rendido frutos tão significativos assim, o otonin seguiu para observar um dos casulos ali perto. Pode observar de perto que as radículas cresciam lenta, mas visivelmente ao redor da pobre vítima. Não só isso, mas quando aproximava-se do casulo, era como se cada um dos mini tentáculos fosse atraído por seu corpo. Claro, não se deixou ser tocado, mas teve a nítida impressão de era como se os pequenos tentáculos recém-nascidos buscassem o chakra de seres vivos.
Prosseguindo com seus testes, Benjamin sacou uma kunai e cortou o casulo, bem como a raíz que o ligava ao solo. Assim como a reação vista na água, ao cortar as pequenas raízes elas subitamente pareceram fervilhar, acelerando bastante seu ritmo de crescimento. No interior do casulo, o garoto pode ver um jovem pescador, visivelmente envelhecido em anos a força, dormindo um sono profundo. As radículas o envolviam em vários níveis, aparentemente alimentando-se dele. No entanto, ao que cortou a raíz mais grossa, separando-a do solo, a reação de contorção dos vegetais foi muito mais intensa. Como vermes agonizando, as partes separadas começaram a dançar discretamente diante dos olhos do rapaz.
Foi então que Ben e Sagisu ouviram passos pela primeira vez.
Avançando 1 sujeito de cada uma das três ruelas mais próximas e Ben, e saltando dois sujeitos das janelas dos andares de cima dos sobrados de madeira, o genin se viu sendo atacado por uma série de homens pálidos idênticos. Vindos da latera, frente, costas e diagonais, os 5 inimigos pareciam estar numa formação de "C", encurralando o rapaz contra o rio.
- Zetsus?! - consternada, Satomi elevou o tom de voz, imediatamente levantando-se para reagir à ameaça.Na mira dos cinco inimigos, Benjamin tinha que reagir rápido. Os três que avançavam pelo solo pareciam ter espinhos no lugar das mãos. Não sabia quais eram seus poderes, mas sabia que aquilo certamente serviria como arma perfurante e que tinha que reagir rápido. Já os dois que saltavam das janelas, pareciam abrir o centro de seus corpos como se fossem a boca de uma planta carnívora. Esses visivelmente tentavam não somente golpeá-lo com braços perfurantes, mas sim jogar seu corpo inteiro sobre ele, como se fossem devorá-lo ou algo do tipo.
Ação Livre para @Ben Ikneg