Mikaelah-San escreveu:Um homem experiente...
Assim eu me emociono.
Mas, no fim, é relativo não é?
Obviamente é. Talvez se você estudasse numa escola de burgueses que cobra 10k de mensalidade você gostasse de estudar no colégio.
A escola em si é um saco na minha opnião, e foi justamente feita para criar vínculos sociais, em casa você aprende oque você acha útil para si, claro que nem todos tem essa condição, mas me refiro aos que tem.
Na escola você aprende por "obrigação", e não por necessidade, precisamos do diploma para ter vantagens extras no mercado de trabalho.
A escola não foi feita para criar vínculos sociais, essa é apenas uma das funções dela. A escola é um órgão que tem MUITAS funções:
1. Criar um ambiente de socialização para menores de mesma idade. É com esses laços que a criança terá seu primeiro contato com sentimentos como empatia e culpa.
2. Alfabetizar a criança.
3. Adequá-la à sua cultura e tradição (história brasileira é um exemplo).
4. Criar a responsabilidade na criança. A escola é a primeira responsabilidade jogada sobre uma criança.
5. Criar a disciplina na criança. Os testes da escola forçam a criança a ter a disciplina de estudar, assistir às aulas e tirar boas notas. As "tarefas de casa" também alentam esse fator, já que você observa se o infante consegue ou não cumprir as tarefas que lhe foram dadas.
6. Ensiná-las conhecimentos que deveriam ser considerados essenciais, como os continentes por exemplo. Obviamente a escola extrapola isso, por isso é um sistema muito criticado por educadores.
7. Prepará-las para provas futuras. Nos Estados Unidos, o SAT; aqui, os vestibulares e o Enem.
Atualmente você vê a escola como uma perda de tempo, e eu também. Mas você não enxerga a influência que a escola teve em você, porque esses aprendizados citados acima costumam ser passivos e passam desapercebidos.
E sim, atualmente você é obrigada a ir para a escola perder o seu tempo por conta do diploma. Não se preocupe, eu sinto a mesma dor que você, todo dia eu perco 6 horas do meu tempo na rede pública. E nem pra fazer vínculos sociais essa merda serve, já que estudo com um bando de orangotangos esquizofrênicos.
Mas não aprendemos as coisas por obrigação e sim oque achamos útil, na infância nós somos influênciados mas quando crescemos tendemos a querer seguir nosso próprio caminho.
Essa questão é um grande saco de areia. O Enem não cobra apenas o que as pessoas acham úteis para si mesmas. Dependendo do que você quiser fazer da vida, vai precisar estudar as coisas que caem na sua escola de qualquer modo.
Boa sorte.
Edit : Obrigada pelos conselhos de qualquer forma.
s2