Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Sobre o livre mercado.

+2
Rin
Mr. Causality
6 participantes

descriptionSobre o livre mercado. - Página 2 EmptyRe: Sobre o livre mercado.

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:
Imagina acreditar no livre mercado em 2023...

https://www.heritage.org/index/ranking

Esses países aí com liberdade no mercado, todos terríveis. Imagina morar na Suíça, Singapura, Nova Zelândia... ECA!

Sobre o livre mercado. - Página 2 Vomitar-to-vomit

more_horiz
@Shinobinokami o que a minha fisionomia tem a ver com que está sendo discutido no tópico?

Aliás, se for por isso, vc acabou de usar o ad hominem tbm. :fem:

É um contraponto, goste você ou não, a matéria deixa claro que havia fardos de garrafas sendo vendidos por 93 reais, as garrafas saiam por 7,75 reais o litro, e aí? Como fica? Vai fazer a ginástica mental de sempre ou será que vc vai fugir?

Shinobinokami escreveu:

Spoiler :

Vou responder toda essa ginástica mental e todo esse texto que vc fez aí de maneira mais simples.

Não há problema em aumentar o preço, isso é natural, o problema é aumentar de forma desproporcional, abusiva, como foi o caso supracitado!

Shinobinokami escreveu:
Por fim, é hilário como você tenta tratar os comerciantes como malvados gananciosos como se eles não vivessem ali e estivessem sendo afetados pelo ocorrido, você quer fazer gracinha mandando o Rin sair do conforto de casa, mas sabe quem está lá no meio da lama? Os comerciantes. Sabe quem não está? Você.

Sabe o que é mais Hilário ainda? Vc distorcer o contexto do que eu falei para o Rin.

O sair de casa, refere-se ao fato dele sair da bolha e conhecer a vida, o mundo exterior, entendeu ou quer que eu desenhe para que vc entenda?

E só vc ler com mais atenção coleguinha.

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:

Quando falei que fã de Sakura tem mentalidade de país subdesenvolvido, os esquerdistas ficaram putos comigo.

more_horiz
Staz escreveu:
Joe Heartfilia escreveu:

Quando falei que fã de Sakura tem mentalidade de país subdesenvolvido, os esquerdistas ficaram putos comigo.

Quase todos os fãs da Tsunade/Sakura são de esquerda.

Não me surpreende, os esquerdistas sempre tendem a escolher o lado mais burro pra defender.

more_horiz
Mr. Causality escreveu:
Não há problema em aumentar o preço, isso é natural, o problema é aumentar de forma desproporcional, abusiva, como foi o caso supracitado!

E quem define qual é o aumento de preço justo e qual é o desproporcional e o abusivo @Mr. Causality

Pelas seus comentários anteriores eu vou supor que sua resposta é o Estado.  

Por acaso o fiscal do Estado conhece qual é o tamanho da nova demanda após o Choque de Demanda? Por acaso ele conhece a oferta anterior e qual é o tamanho do estoque atual dos comerciantes? Ele pode prever quanto tempo vai durar esse estoque? Qual vai ser o impacto na produção? E o prejuízo que os comerciantes também tiveram com o desastre, está dentro da quantificação dele? 

Além disso eu tratei da situação hipotética onde todos os comerciantes fizeram isso, não casos isolados como o da matéria. Nesse cenário, você vai dizer que todos os comerciantes são aproveitadores tentando lesar os consumidores? Ou não é mais provável que o novo preço de equilíbrio seja muito mais alto.

Duas coisas importantes: 1) Economia, mesmo esse tipo de microeconomia, não é opinião, caráter, vontade ou má vontade, é matemática. O comerciante faz uma conta de quanto precisa cobrar e o consumidor de quanto está disposto a pagar; 2) Essa é uma matemática onde só os agentes envolvidos conhecem as variáveis e nenhum deles tem toda a informação, o nome disso é conhecimento disperso. O Estado não é um agente envolvido e diferente de todos eles, não tem informação nenhuma. 

Eu até entendo seu ponto, mas no caso hipotético que você mesmo propõem, ele não faz sentido. Você está basicamente defendendo que no caso de um Choque de Demanda o Estado deve tabelar preços, esse é o motivo principal da maioria das crises de escassez.

more_horiz
@Rin

Vc acha que o livre mercado soluciona todos os males do mundo, não tem muita moral pra falar. :fem:

@Shinobinokami

Não, sei, uma garrafinha que em média custa entre 1,5 R$ 2,5 R$, para 7,75 R$ mais que o TRIPLO do valor, me parece bem abusivo e desproporcional.

Supôs errado.

O estado entra com a aplicação de multas naquilo que obviamente é abusivo, o produto de fato precisa ter um preço elevado, concordo, a questão é vc elevar isso a níveis exorbitantes para adquirir lucro em função da desgraça alheia.

Como vc mesmo disse e o carinha no vídeo que o @Staz trouxe, dá para vender em um preço que não é tão alto assim, mas outros( pessoas de mau caráter em sua maioria) comprariam e revenderiam mais caro.

Um exemplo claro, no estado onde eu moro, há alguns anos, rompeu uma adutora de abastecimento de água, o preço aumentou de 5 reais para 8, algo que está dentro dos padrões:

https://infonet.com.br/noticias/economia/grande-procura-eleva-preco-do-galao-de-agua-mineral/

Agora vc há de convir comigo que vc TRIPLICAR o valor de um produto é bem exagerado, não acha?

Não é necessário tabelas preços, um fiscal muito provavelmente não vai ser retardado se ele ver que o valor de algo essencial, como um botijão de gás por exemplo, aumentou de 100 reais para 120, ele não vai multar e nem taxar vc, agora, se um espertinho aumenta de 100 para 300.....
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos