Morghul escreveu: Como eles se comportam?
Os homens excluídos se juntam em grupos, procuram explicações biológicas e sociais para sua condição. Em suma, um homem socialmente excluído precisa desesperadamente de uma explicação racional para sua posição.
Staz escreveu: Homens não são mais violentos que mulheres, violência não tem gênero.
A testosterona está diretamente relacionada ao comportamento agressivo, ela é o hormônio que atua no cérebro para produzir respostas agressivas (seja para autodefesa ou não). Isso é um fato, por exemplo, presidiários que cometeram crimes violentes possuem níveis de testosterona muito mais altos do que o normal. Indivíduos que são castrados apresentam uma queda extrema no comportamento violento (embora isso também leve a depressão em muitos casos).
Ela também está relacionada a competitividade e a dominância, além de estimular o comportamento impulsivo. O que significa que um indivíduo que não foi bem socializado ou apresenta comportamento antissocial (no sentido clinico) tem uma probabilidade maior de infringir as regras sociais se tiver um grau maior de testosterona.
Existe uma teoria muito famoso de que a razão por trás do boom tecnológico que levou o homo sapiens a se tornar sedentário e dominar o ambiente foi a queda na testosterona: https://leakeyfoundation.org/the-rise-of-culture-and-the-fall-of-testosterone/
Basicamente, quando o ser humano tinha um alto nível de testosterona, comparável ao dos Chimpanzés, era quase impossível que dois ou mais machos vivessem em um mesmo bando sem, em algum momento, tentar se matar.