Acho que a Marvel apostou muito alto pelo filme 1 da
Capetã Capitã Marvel ter conseguido bater 1 bilhão em bilheteria. O problema é que não avaliaram que o momento era outro, na época que foi lançado o filme estava no vácuo entre Guerra Infinita e Ultimato, o povo tudo com hype para ver se teria alguma referência ou conteúdo a mais sobre as consequências do estalo de Thanos. E no fim só fomos transportados para o passado pra ver a história da Carol Danvers.
Enfim, eu até gosto da Capetã, o problema que o povo não aceitou a personagem (e nem a atriz). Acho que o principal motivo é não demonstrar as fraquezas dela, sempre a colocam num pedestal seja em poderes ou personalidade, o que é bem diferente dos quadrinhos onde Carol sofreu muito com o "machismo" pelo próprio pai na história de origem e tem toda uma construção sobre ela ir pra aeronáutica e se provar suficiente para isso. E depois mesmo quando heroína ela sofre com alcoolismo, ambas coisas nunca exploradas nos filmes e aparições dela no MCU. Isso só impede das pessoas sentirem alguma empatia e identificação com a personagem.
A Iman Vellani, atriz da Kamala tem muito carisma mas não o suficiente para levantar um filme onde a protagonista está "cancelada" pelos fãs (por motivos bobos, na minha opinião).
Já a Monica, sinceramente ela não "fede nem cheira". A personagem é tão básica/comum e não tem essa força para alavancar e fazer as pessoas irem atrás de ver mais sobre ela. Se ao menos tivessem dado mais tempo pra ela em WandaVision, mostrar usando mais seus poderes e batalhando de fato quem sabe o pessoal sentisse algum mínimo hype por ela.
Spoiler :
E o pior que a Monica recebeu uma super importância no fim do filme, capaz que vai ser ela a responsável pro trazer os Mutantes para o MCU, algo simplesmente JOGADO pra ela sem nenhum desenvolvimento nem nada... Isso que quebra a Marvel, eles só vão adicionando personagens e não desenvolvem eles, aí do nada ganham uma super importância no universo (outro exemplo é a G'iah de Invasão Secreta que agora tem todos os poderes que ela quiser da Marvel e bate de frente até com a Capitã).