Sasuke já foi visto carbonizando as laminas do Shin em pouquíssimos segundos:
Digamos que essas laminas são de aço, só para derrete-las seria necessário uma temperatura de 1500 C°, Só que Sasuke não fundiu as laminas, ele transformou em nada. Então vamos presumir que ele vaporizou o aço, sendo assim é necessário um calor de 3.000 C°.
O sol em si, em seu ponto mais turbulento chega a 15.000.000 C°, mas isso se tratando do núcleo onde ocorre a fusão nuclear. A média de temperatura da superfície do sol, mas especificamente na fotosfera é de 5.900 C°, algo cabivel para os feitos do amaterasu.
Logo pode até ser que o Amaterasu tenha a temperatura do sol, mas não é de sua fusão nuclear e sim de sua atmosfera.
Algo que é interessante ressaltar é que Amaterasu é meio que um fogo "mágico", pode ser que ele não irradie o seu calor como um fogo comum e apenas queime aquilo que o usuário viu ou quem/oque tocar nele, caso contrário, outras coisas levemente inflamáveis como roupa, arvores, grama... Começariam a queimar por irradiação, só de estar perto das chamas negras.
O que da força para essa teoria é o fato do Amaterasu não se espalhar, na descrição diz que ele queima durante 7 dias e 7 noites, mas a quantidade de chamas é limitada ao que o usuário produziu.
Curiosidade numero dois, é que aparentemente o usuário pode escolher o que o Amaterasu vai queimar.
Sasuke consegue envolver a lamina da kusanagi sem derrete-la.
Durante a batalha com o Sasuke, Itachi criou uma barreira no solo em volta da arena para evitar intromissões, onde as chamas ficavam estáticas sem queimar a terra e transforma-la em lava afundando no chão.