Ambos são válidos, mas eu pessoalmente prefiro muito mais a ideia de que ele não precisa ativar o MS pra usar o Kamui. Isso é apoiado tanto pelo roteiro quanto pela mecânica.
Agora, quanto às células Hashirama, ninguém explica qual REALMENTE é o mecanismo por trás dessa hispotese. Não existe menção nenhuma, em canto nenhum da série inteira indicando que alta vitalidade impede a cegueira do MS. No olho, existem muitas células nervosas - neurônios -, a retina sendo o coração disso. Os seres humanos são incapazes de regenerar essas células, como qualquer outra célula nervosa. Mas vai além, os seres humanos não são de nenhuma forma capazes de retardar a degradação dessas células. Isso acontece pela categoria da célula, que é uma célula permanente - diferente de células lábeis e de células estáveis, essas por definição podem ser regeneradas. Então a regeneração ou a manutenção dessas células nervosas é só impossível segundo a mecânica das células do Hashirama.
Pra completar, se faça a seguinte pergunta: as células do Hashirama conseguem recriar um coração? Conseguem negar a destruição de células nervosas - neurônios - no cérebro? Nunca foi mostrado, embora tenhamos indicações de que as células do Hashirama tenham sido capazes de regenerar ao menos alguns tecidos do sistema digestivo da Tsunade. Mas regenerou o coração do Obito que é cheio de células cardíacas? (Células cardíacas são células permanentes como as células nervosas)
Além de nenhum canto da série dizer ou mostrar que as células do Hashirama curam ou impedem a cegueira, tem o problema mecânico. E piora, quando se leva em conta que embora a série diga que o MS provoca a cegueira, não sabemos COMO EXATAMENTE ele faz. Não sabemos qual parte do olho é afetada, se é todo o olho ou uma parte precisa, se é possível contornar isso e etc...
Supor que as células do Hashirama curam isso é dar uma explicação simplista, uma explicação fácil de se pensar e renunciar ao processo científico que é a mobilização séria e metodica do intelecto para a produção de conhecimento, ignorando o conforto que respostas simplistas dão.
Simplismo: Deus criou o universo
Ciência: Pode ser, mas vou fazer minhas medições pra ver se é isso msm
Simplismo: eletromagnetismo é bruxaria
Ciência: pode ser, mas vou fazer meus estudos sobre pra ver se é msm
Simplismo: a Terra é redonda
Ciência: é, mas vamo ver
Simplismo: Deus criou a vida
Ciência: é, vou estudar aq e depois te aviso
Simplismo: as células do Hashirama impedem a cegueira do MS
Ciência: ora ora... Eu não diria o mesmo. Diria talvez até o contrário, células nervosas não se regeneram.
É uma grande preguiça intelectual ou até ignorância pregar esses headcanon...
Pra mim, não tem tanto mistério. O bandido apareceu diante de todos os leitores usando o Kamui sem ativar o MS, em todos os contextos antes do volume 63 ele parece usar o Kamui sem MS, além de a mecânica da técnica permitir isso.
Vou de opção dois, ele nunca ficou cego pq usa a técnica sem ativar o MS.