Sei lá, eu prefiro meus amigos comunistas raiz que tocam fogo em pneu e vandalizam aos isentões sem sal.
Rin escreveu:Geralmente não há lado certo, então tomar partido contra ambos os lados se torna a única opção racional. A outra possibilidade é quando você é incapaz de definir o lado certo, se é que ele existe. Nesse sentido, novamente isentar-se é a única opção inteligente.
Entre isentar sua escolha e ter a possibilidade de errar, o custo-benefício não vale a pena, se isentar sempre será a melhor opção nesses casos. Você não perde nada. Já se der o azar de estar no lado errado, se torna parte de uma seita de idiotas funcionais.
Pirate escreveu:Eu concordo que geralmente não há lado certo, mesmo que o discurso se alinhe com seus pensamentos, no meio político sempre vai haver podridão, como entusiasta de história, é algo que vejo sempre, independente da época ou país. Mas te pergunto, por que seria inteligente se abster? Você não vai estar isento das consequências, muito menos estar com as "mãos limpas", pois é como o Atlas falou, tu ainda tá tomando uma decisão que vai afetar a todos. Os poucos esquerdistas que não apoiavam o Lula, votaram nele mesmo assim, pois pra eles era o menos pior, mesmo que não concordassem com tudo dele. Já parte da direita literalmente fez campanha para voto nulo, como se Lula e Bolsonaro fosse exatamente a mesma coisa, algo que qualquer um (até os próprios que falam isso) sabem que não é verdade. O governo atual tá fazendo exatamente o que disse que iria fazer, não era segredo para ninguém não, os caras tão cumprindo o que falaram, as propostas deles estavam claras para todos verem. E ainda tinha gente dizendo que seria a mesma coisa, estamos vendo o resultado agora, mas mesmo assim a galera insiste nesse discurso, do pouco que ainda me informo sobre política sempre vejo todos os lados, esquerdistas e bolsonaristas continuam a mesma coisa: idolatras, hipócritas e relativistas. Os que se dizem da direita "limpa" ainda parecem mais preocupados com o Bozo, mesmo o cara já não podendo mais se eleger, ficam chutando cachorro morto como se a culpa dessa merda fosse dele e não do governo atual. É foda, só de se aprofundar um pouco que seja na política, tu perde esperança de qualquer melhora desse país, parece que ninguém quer o melhor de verdade para a nação como um todo, querem o melhor para eles apenas, e acho que isso nunca vai mudar.
Bolsonaro perdeu porque foi um merda de um presidente, desprezível e incompetente. Simples assim. Não existe outra justificativa, e não há lógica em tentar culpabilizar nenhum outro setor da direita.
vocês sofrem do Efeito Dunning-Kruger
Não existe avanço produtivo sem uma iniciativa privada forte, e em todos os países de sucesso (EUA, Alemanha, Japão, Córeia, Frannça, Singapura, Inglaterra, Irlanda, Israel e etc) ela recebeu apoio permanente e incondicional do estado. O papel do estado é o de ajudar a iniciativa privada a construir uma infraestrutura industrial sofistica e inovação tecnológica, pra mim esse é o caminho (estado + mercado eficiente) para a qualidade de vida das pessoas aumentar.