Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO que você é ou O que você faz ? EmptyO que você é ou O que você faz ?

more_horiz
Qual vocês consideram mais importante numa pessoa ?

O que você é ou O que você faz ? 150950350

descriptionO que você é ou O que você faz ? EmptyRe: O que você é ou O que você faz ?

more_horiz
A pessoa é o resultado dos atos dela, um fator anda de mãos dadas com o outro.

descriptionO que você é ou O que você faz ? EmptyRe: O que você é ou O que você faz ?

more_horiz
SirLongevo escreveu:

boa visão

more_horiz
SirLongevo escreveu:

Gabaritou, mas acrescentaria que quem a pessoa é, suas raízes, vale mais do que a pessoa faz.

more_horiz
Essa questão remete a um postulado que Aristóteles havia proposto quando escreveu seu tratado sobre ética para seu filho, Nicômaco.

Praticamente todos os sistemas éticos, desde o utilitarismo de Stuart Mill até a deontologia kantiana, fundamentam suas argumentações sobre a ética na moralidade dos atos. Ou seja, "ato X" é moral, e quem o faz está sendo ético; "ato Y" é imoral, e quem o faz está sendo imoral.

Nessas correntes, percebe-se que há o protagonismo do fazer sobre o ser. Ou seja, por fazer coisas morais, é que você se torna moral. Toda a filosofia deles se baseia nisso.

Aristóteles, entretanto, vai para o caminho contrário. Para o filósofo ateniense, o ser determina o fazer. Ou seja, você não se torna moral por fazer coisas morais; você faz coisas morais porque você é moral.

Ou seja, você determina a moralidade do ato não pelo ato em si, mas pela qualidade moral daquele que o faz. Usando o exemplo que o próprio Aristóteles emprega no seu livro: um juiz justo deve, necessariamente, ter um julgamento justo, uma vez que ele é justo. Isso enquanto Kant e Mill, na mesma situação, simplesmente analisariam o julgamento separadamente.

Ou seja, embora o fazer e o ser sejam indissociáveis para quaisquer um deles, diferentes filósofos te responderiam essa pergunta de maneira distinta.

Então, aqui fica a questão: um juiz toma decisões justas pois é justo? Ou ele é justo pois toma decisões justas? Reflitam (minha resposta pessoal é a segunda opção). Óbvio, isso não é necessário para responder a pergunta do tópico, mas como faz parte do tema eu quis escrever sobre isso.

Sobre a questão do tópico, eu não consigo respondê-la eficientemente, pois ela ainda está muito ampla. Eu não entendi a palavra "importa" aí. Importa em que sentido? Para quem? Para qual objetivo?

Só posso deduzir que o autor pode estar falando de casos onde pessoas são más e fazem bons atos visando benefícios, ou onde pessoas são boas mas cometem erros por inépcia. No geral, a resposta mais coerente para o que ele talvez estivesse imaginando ao criar o tópico, tende ao "ser".

more_horiz
Rin escreveu:

Então, aqui fica a questão: um juiz toma decisões justas pois é justo? Ou ele é justo pois toma decisões justas? Reflitam (minha resposta pessoal é a segunda opção). Óbvio, isso não é necessário para responder a pergunta do tópico, mas como faz parte do tema eu quis escrever sobre isso.

Sobre a questão do tópico, eu não consigo respondê-la eficientemente, pois ela ainda está muito ampla. Eu não entendi a palavra "importa" aí. Importa em que sentido? Para quem? Para qual objetivo?

Só posso deduzir que o autor pode estar falando de casos onde pessoas são más e fazem bons atos visando benefícios, ou onde pessoas são boas mas cometem erros por inépcia. No geral, a resposta mais coerente para o que ele talvez estivesse imaginando ao criar o tópico, tende ao "ser".

já tivemos vários casos de juízes corruptos, juízes aplicando penas injustas. também concordo com a segunda opção.

Quando a palavra importa, ela pode se referir a vários sentidos mesmo, importa para você ? importa para a sociedade ? importa nocontexto geral da natureza ? responda se referindo ao sentido que quiser, esse tópico foi feito pra ser amplo mesmo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos