Jony escreveu: Não adianta vir sabedoria, se após os 25 anos perde muita plasticidade neural e também vai começando a ter saudosismo. Também reparo que a tendência é idosos serem mais emocionados, preguiçosos impacientes também. A tendência também com a idade é má tomada de decisão, simplesmente porque o processo de pensamento se torna mais lento. Após os 30, tendem a sentir maior irritabilidade e nervosismo ao realizar tarefas difíceis.
Velhos só são seres extremamente sábios e conhecedores no senso comum.
O tempo apenas potencializa a habilidade inata de alguém, não a cria a partir do nada. Se Albert Einstein pudesse viver 500 anos, ele certamente revolucionaria a ciência; mas se um bosta qualquer pudesse viver 500 anos, ele não mudaria NADA.
O único fator lógico por trás da idade é tempo de aprendizado. O problema é que tempo de aprendizado não muda absolutamente nada se não há aprendizado — que, pasme, é o caso de 90% das pessoas. Um jovem inteligente se tornará um velho ainda mais inteligente, mas um jovem burro se tornará um velho burro. Não há fator mágico nenhum na idade.
A maior parte dos velhos que eu conheço, até os mais "sábios", são extremamente idiotas e possuem diversos vícios que eu não encontro em mim mesmo, nem em alguns amigos de 17-18 anos. Minha "bestie" que possui 17 anos e vê Divertida Mente por vezes demonstra mais maturidade do que os dinossauros que me cercam.
Idade = sapiência é um modismo que não se aplica na realidade.