Adaptando
a essência de um cerco que é cercar um castelo e impedir que provisões passem para dentro...
Cercos na Idade Média costumavam durar meses. Não vejo o mesmo ocorrendo no universo de Naruto, deve durar no máximo 30 dias ou bem menos, sendo o resultado a rendição da vila em ataque, ou termina em uma aniquilação mútua devido às habilidades sobre-humanas e as tantas possibilidades.
- Se o objetivo é capturar a fortaleza em questão
intacta (sei lá, o gabinete do Raikage)
, já não seria inteligente usar shinobis e jutsus que possam comprometer a estrutura da fortaleza, Konoha já estaria mais limitada.Konoha deve focar em retirar os shinobis de Kumo de dentro com técnicas de curta distância, paralisia, Genjutsu.
- O gabinete do Raikage só comporta uma certa quantidade de pessoas, então não terá um exército muito grande lá dentro para defender, somente no exterior. O objetivo dos caras em volta do gabinete será de empurrar os de Konoha para trás ou matar, Kumo pode ir com força total, exceto se Konoha capturar reféns, isso pode desorientar.
- Mas como Kumo pode se defender? O grupo ao redor do gabinete pode ficar mais a vontade para usar técnicas de ataques mais variadas e mais pesadas. Seria muito útil que o terreno em volta estivesse protegido com alguma barreira. Imagino que uma Saisei Kekai serve se um batalhão de 50 estiver manifestando o jutsu; De acordo com Mabui, uma barreira de 36 camadas feitas por seis usuários seria capaz de parar uma bijuudama, Bee só passou porque logo Naruto veio em seguida. Se não tiver no exército de Konoha mais de dois com algo do nível de uma bijuudama, dá para eles segurarem uma Saisei Kekai por um bom tempo até com um batalhão menor que 50.
- Castelos tinham muralhas muito grossas feitas de rocha, além de serem construídos com alguns aparatos que dificultam a entrada de um exército, como um riacho correndo em volta.
Os edifícios no universo de Naruto não são muito fortificados, Kumo em questão parece ser bem fácil de invadir.
O Gabinete do Raikage deveria ser fortificado com mais dessas rochas para dificultar uma penetração. Essa parte espelhada deve ser substituída por pedra, ou podem ser feitas com espinhos que contenham veneno, ou qualquer coisa que faça um shinobi ficar longe.
Tudo isso vai depender, é claro, de muitas variáveis:
A quantidade de pessoas de ambos os lados, quem vai estar lá.
O clima também deve ser observado.
O povo comum pode ser feito de refém.