Morghul escreveu:Shinobinokami escreveu:Voltemos mais uma geração, quando não havia sequer escolas ou hospitais. Eu tenho uma única tia-avó alfabetizada, isso só ocorreu porque quando ela era criança trabalhava na cidade (área urbana) para uma família rica que acabou por gostar muito dela. Minha avó e todas as minhas tia-avós foram empregadas domésticas quando eram pequena, isso quando não estavam trabalhando na roça.
Assim era a vida nas gerações anteriores, as pessoas começavam a trabalhar cedo (crianças) e trabalhavam pesado, sem qualquer expectativa de ascenção social, enquanto viviam em péssimas condições de vida. Se tu acha que a vida atual de ficar vendo video no TikTok no ar-condicionado é mais dificil do que isso, você está completamente maluco.
Minha mãe conta que na sua infância a casa dela era cheia de goteiras e a mãe dela e o pai ralavam muito para poder alimentar os filhos. Mas ela também me disse que o avô dela (meu bisavô) um dia, simplesmente invadiu um terreno abandonado e se apossou dele. Todos os meus parentes e minha família vivem nele até hoje. Fazer algo assim atualmente é impensável. Na adolescência ela conheceu meu pai quando ele tinha carro, depois do casamento ele teve que vender.
A geração Z vive mais confortável, é verdade. Mas me parece que esses bens de grande valor como imóveis e carros já foram beeeem mais acessíveis do que são hoje.
Não, não é. Eu moro perto de uma área que foi um canavial e hoje é abandonada, está em disputa judicial há décadas. Há alguns anos simplesmente começaram a invadí-la e loteá-la, inclusive com pessoas invadindo, cercando e vendendo lotes. Hoje é um bairro, tem até linha de ônibus. O que ocorre é que ninguém aqui faria isso pelo mesmo motivo que meu pai, a quem ofereceram lotes, não entrou no esquema: a gente tem conhecimento.
Todo mundo aqui sabe que é arriscado fazer algo assim, ninguém vai gastar dinheiro construindo uma casa que pode ser tomada a qualquer momento, ninguém exceto as pessoas que não sabem disso. Da mesma forma, meu primo que ganha um salário minimo tem um carro. Nenhum dos meus amigos que ganham muito mais do que ele tem carro. Por que? Porque ele financiou esse carro em umas 100 parcelas e pode perder o emprego a qualquer momento, inclusive isso já aconteceu. O que ele fez? Simplesmente deixou de pagar as parcelas.
Muito provavelmente os pais ensinaram a eles, ou eles mesmo aprenderam, que é péssimo ter qualquer tipo de divida.
Se você se formasse numa faculdade ou mesmo num cursinho tecnólogo, você era foda, já garantia o sustento pelo resto da vida.
Hoje em dia sabemos como é, estão exigindo bacharel para receber pouco mais que salário mínimo.
Seus amigos que recebem mais de 10k desde o início de carreira, devem ser cheios de contatos, não são a realidade da maioria, com certeza.
Bem, nós aparentemente vivemos em realidades muito diferentes. Eu não conheço nenhum bacharel, formado em um curso sério obviamente, que ganha pouco mais de um salário mínimo, nem alguém formado em um bom curso técnico.
Nenhum dos meus amigos tem contatos na área, a gente é formado no curso técnico em mecânica industrial e moramos na região da bacia petrolifera, todos eles trabalham para empresas multinacionais de petróleo, ganham mais porque tem direito a adicionais e participação nos lucros, as empresas abrem processos seletivos periodicamente eles entraram através da instituição em que a gente estudou (Instituto Federal).
Obviamente não é a realidade da maioria das pessoas, não é a realidade nem sequer entre as pessoas que estudaram comigo, eu estou falando do meu grupo pessoal de amigos (obviamente nerds) de uma turma de uns 40 alunos. A questão é, você acredita que uma ou duas gerações atrás seria possível garotos pobres, mas inteligentes, se tornarem petroleiros de multinacionais sem dificuldades? Com bolsa, transporte gratuito, etc.
Por isso eu estou dizendo que essa história de que a geração Z enfrenta mais dificuldades que as gerações anteriores para ascender socialmente do @Jony é completamente absurda. Eu espero ser mais bem sucedido financeiramente do que os meus pais, mas se não for, obviamente não é porque na verdade a minha vida de procastinandor é mais dificil do que a vida que eles levaram de que ter que trabalhar desde a adolescência.