Astrônomos da Universidade de Toronto, no Canadá, observaram pela primeira vez a galáxia em espiral mais antiga já descoberta. A BX442 teria se formado há 10,7 bilhões de anos
Astrônomos encontraram uma galáxia em espiral do início do Universo, com quase 11 bilhões de anos, segundo estudo publicado na revista Nature. Os cientistas usaram o Telescópio Espacial Hubble para tirar fotos de cerca de 300 galáxias muito distantes.
Esta galáxia em espiral está sendo observada tal como existia há cerca de três bilhões de anos após o Big Bang, e sua luz tem viajado para a Terra por cerca de 10,7 bilhões de anos.
"Conforme você voltar no tempo para início do Universo, as galáxias parecem estranhas e irregulares, não simétricas", diz Alice Shapley, professora da Universidade da Califórnia e co-autora do estudo. "A grande maioria das galáxias antigas parecem destroços. Nosso primeiro pensamento foi: por que esta é tão diferente e tão bonita?"
Galáxias atuais se dividem em muitos tipos, incluindo galáxias espirais como a nossa Via Láctea e galáxias elípticas. No início do universo existia uma diversidade muito maior e maior quantidade de galáxias irregulares.
"O fato de que esta galáxia existe é impressionante", disse David Law, autor principal do estudo, da Universidade de Toronto. "O conhecimento atual sustenta que tais galáxias espirais simplesmente não existiam tão cedo na história do Universo".
A galáxia BX442 é bastante grande em comparação com outras galáxias deste momento do início do Universo, apenas outras 30 são tão massivas quanto esta.
Fonte: Misterios do mundo.
Em contrapartida, ela é a mais antiga das ESPIRAIS,pois antiga pode ser esta aqui o:
A galáxia mais antiga já encontrada
Pesquisadores encontraram o objeto mais distante e mais antigo do Universo.
Trata-se de uma galáxia que, de tão longe, levou 13,2 bilhões de anos para sua luz alcançar a Terra.
O telescópio Hubble, da agência espacial americana, a NASA, descobriu um aglomerado de estrelas quando estava em uma de suas missões, orbitando nosso planeta. A galáxia é tão longe que foi formada apenas 480 milhões de anos após o Big Bang.
Professor de astronomia da Universidade da Califórnia, Dr. Garth Illingworth, deu uma entrevista para o portal de notícias britânico Daily Mail, declarando que astrônomos estão alcançando cada dia mais as galáxias longínquas, que foram formadas cerca de 200 a 300 milhões de anos após a grande explosão que teria dado origem a tudo. Os cientistas estão afoitos, com seus olhos voltados para o espaço, procurando descobrir os objetos celestes que estão a bilhões de anos de distância da nossa mínima significância.
Para vermos a luz de estrelas que estão próximas da Via Láctea, é necessário anos de viagem no espaço para que ela nos alcance. Já galáxias que foram formadas no início do Big Bang como essa, e que estão extremamente longe, é necessário bilhões de anos.
A detecção só foi possível utilizando uma lente especial do Hubble de dois metros de largura. A mente humana encontra dificuldade em entender o quão longe é a nova galáxia. Ela está a 13,2 bilhões de anos luz de distância, isso equivalem a 125 sextilhões e 400 quintilhões de quilômetros!
Os cientistas esperam encontrar galáxias ainda mais longe, mas infelizmente isso é impossível com a tecnologia do Hubble e eles terão de esperar para que o telescópio mais famoso do mundo seja substituído, e seu sucessor já possui nome, o telescópio James Webb.
Fonte: http://www.jornalciencia.com/universo/espaco/505-encontrada-a-galaxia-mais-antiga-do-universo