A Primeira Reviravolta (Parte 4 - Final)
-----------------------------------------------------------------------------
*CLICK* "Eu penso que são 8:25 AM"
- Essa certamente é uma forma estranha de dizer as horas. - Diz o juiz, espantado. Phoenix responde:
- Bem, ele é "O pensador", afinal de contas.
- Então, nós ouvimos o relógio. Quais são suas conclusões, Sr. Wright?
- Sr. Payne, você pode me dizer que horas são?
- S-são 11:25... ACK!!!
- Então como vocês podem ver, o relógio está exatamente 3 horas atrasado! Exatamente a discrepância entre o que Sr. Sawhit ouviu e a hora real da morte! Então, Sr. Sawhit... Tente sair dessa!
- ...Hah! HAH HAH HAH! Mas você se esqueceu de uma coisa!
Não era a reação que Phoenix esperava, então ele pensa: "Oh-oh... do que ele tá falando...?"
- Enquanto pode parecer que esse relógio ESTÁ 3 horas atrasado... Isso não prova nada! Como você sabe que esse relógio estava 3 horas atrasado NO DIA DO CRIME!? Se você não puder provar isso, você não tem o caso!
Phoenix pensa: "PQP, ele tá certo! Como eu vou provar isso!? MERDA! Eu tava tão perto!!"
O juiz reitera:
- Sr. Wright, parece que te faltou a evidência crucial para provar o que você diz.
- ...! Sim, Vossa Excelência...
- Isso significa que não posso deixar você indiciar a testemunha. Infelizmente...
O juiz então encerra:
- Com isso terminamos o Inquérito do Sr. Frank Sawhit.
- Eu venho até aqui pra depor, e olha só o que acontece! Me tratam como um criminoso! Um criminoso! Vocês advogados são todos escória!
Phoenix pensa lamentando: "Grr! Eu quase consegui! Me desculpe Larry... eu falhei. Não há mais nada que eu possa fazer."
...
- Não tão rápido, Sr. Sawhit! - Mia grita, para espanto de todos na corte.
- Mia! Digo, chefe!
- Escute, Wright! Não desista agora, não assim! Pense!
- Mas chefe, acabou. Eu não posso provar que o relógio estava atrasado no dia do crime! Ninguém pode provar isso!
- Umm... bem, sim. Mas isso não significa que você não pode vencer! Tente pensar por outro ângulo! Não perca tempo duvidando dos fatos. Considere que o relógio estava 3 horas atrasado, e pense bem sobre isso! Pergunte a si mesmo: "Porque o relógio estava 3 horas atrasado"? Descubra a razão, e você terá a sua prova! Certo, Wright? Você pode pensar nisso?
- ... Eu... Espera aí! Acho que eu posso provar!
- Você deve ter alguma evidência que pode provar, Phoenix! Mostre-os!
O juiz então dá uma última chance:
- Então, Sr. Wright. Você diz que o relógio já estava atrasado no dia do crime. Você já tem uma evidência que prove?
- Claro, Vossa Excelência. Tenho uma evidência que provará isso, sem dúvidas!
Frank duvida:
- HAH! Belas palavras! Vamos ver se você é isso tudo!
Phoenix mostra a prova final:
- Eu lhes mostro... o Passaporte da vítima. Ela havia acabado de retornar de Paris no dia anterior à sua morte. Como todos, ou pelo menos alguns de nós sabem, a diferença de horário daqui de Los Angeles para Paris é de 9 horas! No horário AM/PM, quando são 4PM aqui, é 1AM do outro dia lá. Então o relógio não estava 3 horas atrasado, ele estava
9 HORAS ADIANTADO! A vítima levou o relógio em sua viagem, e quando chegou lá ajustou a hora para o fuso-horário de Paris, mas não havia recolocado o horário de Los Angeles em seu relógio desde que retornou. E essa, Sr. Sawhit, foi a razão de você ter ouvido a hora errada, quando você a matou em seu apartamento!
E finaliza:
- Prova o bastante pra você, Sr. Sawhit? Ou eu deveria dizer... Sr. DID IT?
- Ordem, ordem! ORDEM!
Depois de um tempo...
- Esse caso realmente teve uma reviravolta que nós não esperávamos... - Comenta o juiz. - Sr. Payne, seu cliente?
- Ele... er... foi algemado e levado sob custódia, assim que recobrou a consciência... Vossa Excelência. - Responde Payne, parecendo não acreditar que foi derrotado por um advogado novato.
- Muito bem. Sr. Wright?
- Sim, Vossa Excelência?
- Eu devo dizer, estou impressionado com você. Eu não imaginava que veria alguém completar uma defesa tão rapidamente... e encontrar o verdadeiro culpado ao mesmo tempo! Você tem muito potencial.
- Muito obrigado, Vossa Excelência.
- A este ponto, é apenas uma formalidade, mas... A corte declara o réu, Sr. Larry Butz...
INOCENTE- E com esse veredicto, este caso está encerrado.
O juiz, enfim, bateu o martelo. Mais tarde foi descoberto que Frank Sawhit era apenas um ladrão comum. Ele se passava por vendedor de jornais pra poder vigiar as pessoas nas suas casas, e saber os horários em que elas estavam fora, para roubá-las. Naquele dia, quando Larry foi ao apartamento de Cindy Stone, ela havia saído. Assim que ele saiu de lá, Frank apareceu para fazer seu trabalho sujo. Mas enquanto ele vasculhava o apartamento, Cindy retornou! Assustado, Frank pegou o primeiro objeto que achou pela frente, e... o resto nós ja vimos.
---------------------------------------------------------------------
Data: 03/08/2016
Hora: 14:32
Local: Tribunal do distrito de Los Angeles/Sala do Réu Nº2
"Ufa... eu ainda nem acredito que vencemos!" - Pensa Phoenix, aliviado. E Mia lhe dá os parabéns:
- Phoenix! Belíssimo trabalho! Parabéns!
- O-obrigado, chefe. Eu devo tudo isso a você.
- Não, não, você enfrentou suas próprias batalhas lá. Já faz algum tempo desde que eu vi um julgamento terminar com tanta repercussão satisfatória!
"Eu nunca vi a chefe ficar tão feliz assim... e se ela está assim, imagino como Larry deve estar..." - Phoenix pensa, mas ele aparece e...
- Minha vida acabou.
- Larry, você devia estar feliz, caramba! O que há de errado agora?
- Aww, Nick, não se preocupe comigo! Eu logo estarei morto e irei embora!
- Ótimo! Espera... não! Digo... Mal! Mal mal mal! Larry, você é inocente! O caso está encerrado.
- ... Mas... mas minha Cindyzinha se foi, cara! Se foi para sempre!
- Larry, ela era uma... Ah, deixa pra lá.
Então Mia cumprimenta Larry:
- Ei, parabéns, Harry!
- H-Harry...?
- Sim, você! Eu praticamente já posso ver as manchetes: "Harry Butz, Inocente!"
- Heh... umm... valeu! Eu realmente te devo uma. Eu não vou me esquecer disso, nunca! Vamos celebrar! Jantar? Cinema? Eu pago!
- Ah, não... eu não poderia.
Phoenix pensa: "FDP! Eu salvo essa sua cara de pau, pra isso? Beleza, beleza..."
- E-ei, fique com isso! - Larry oferece a Mia uma segunda estátua do "Pensador".
- Um presente? Pra mim? Espera, isso não é a evidência que...
- Na verdade, aquela eu fiz pra Cindy. Eu fiz um pra ela e um pra mim.
- S-sério? Você? Você fez isso? ...Bem, obrigada. Eu vou guardar de recordação.
- Ei, Nick... dá pra acreditar? Eu tava tão na laia daquela mulher... e... e ela estava brincando comigo feito um boneco! Isso não te dá tanta vontade de chorar? *snif*
- Olha Larry, eu sinceramente não sei o que te... - Mia interrompe:
- Você tem certeza?
- C- cuméquié? - Larry pergunta.
- Eu acho que ela pensava bastante em você, mas do jeito dela.
- Não, nem adianta me consolar, tá tudo bem.
- Não, eu não estou só te consolando. Não é verdade, Phoenix? Não tem algo que você queira apresentar a seu amigo? Algo que prove como ela realmente se sentia sobre ele?
- H-hã? Ah, claro, certo... (Do que diabos ela tá falando?)... Ah, aqui, Larry. Prova absoluta de que você não era apenas um qualquer pra ela: O próprio relógio-estátua dela. Lembre-se que ela o levou pra Paris quando viajou.
- Ah, vai ver ela só estava precisando de um relógio, só isso.
- Você acha? É um relógio de 1,5 Kg. Pesado demais pra ficar viajando com ele... Bem, pense o que quiser.
- ...Ei, Nick. Ainda bem que te chamei pra ser meu advogado. Estou muito agradecido. Valeu mesmo, cara.
- Espero que ele esteja melhor agora. - Pensa Phoenix. Então Larry vai pra casa.
Mia então dá um conselho importante a Phoenix:
"Phoenix. Eu espero que você tenha entendido a importância das evidências agora. E também que as coisas podem mudar dependendo de como você olha pra elas. As pessoas, também. Nós nunca realmente sabemos se nossos clientes são culpados ou inocentes. Tudo que podemos fazer é acreditar neles. Mas para acreditar neles, você tem que acreditar em si mesmo. Phoenix... Escute. Aprenda. Evolua. Nunca desista daquilo em que você acredita. Nunca."- Bem, acho que nosso trabalho por aqui acabou! Vamos sair?
- Sim, vamos.
- Que tal jantarmos fora hoje? Eu pago! Vamos sair pra beber e brindar pelo seu amigo inocente!
- OK!
- Ah, falando no Harry... Você disse que parte do motivo de você ter se tornado advogado foi por causa dele...
- Er, sim... parte, pelo menos.
- Você tem que me contar mais sobre isso! Talvez daqui a alguns dias, quando saírmos pra beber alguns drinques?
--------------------------------------------------------------------
Phoenix Wright:
E então, meu primeiro caso chegou ao fim. Larry me deu um tapinha nas costas e disse, "Nick, como é bom ter amigos!"... Mas eu tenho certeza que ele não vai me pagar. A menos que se conte o relógio-estátua que ele deu a Mia...
...Eu não sabia até então, mas aquele relógio em breve estaria mais uma vez no centro de outro incidente.
E aquela promessa que eu fiz à chefe de contar sobre a história de Larry e eu... Acabaria sendo uma promessa que eu não seria capaz de manter.
Capítulo I - A Primeira Reviravolta FIM