Vim compartilhar estas 24 curiosidades convosco
1 – A Apple é considerada a maior empresa de tecnologia do mundo;
2 – O falecido Steve Jobs e Steve Wozniak tiveram um terceiro elemento no primeiros tempos da Apple. Este terceiro elemento era Ronald Wayne, e que em 1976 vendeu os seus 10% da empresa por 800 dólares;
3 – No primeiro iPod encontrava-se escondida uma surpresa. No menu “Sobre” e pressionando o botão central durante alguns segundos, dava acesso ao jogo Breakout enquanto ouviam a sua música. O jogo foi desenvolvido pelo próprio Steve Jobs, com a ajuda de Steve Wozniak, durante o período de tempo em que trabalhou na Atari;
4 – Apesar do perfil profissional e de excelência dos computadores da Apple, os Macs representam apenas, cerca de 10% do mercado de computadores pessoais;
5 – Em 2011 a Apple teve lucros de 400 mil dólares por cada um dos seus empregados;
6 – Em 1994 a Apple lançou a primeira máquina fotográfica digital a cores para o mercado de massas, chamava-se “QuickTake 100″ e tinha uma resolução de 1MP, não tinha LCD e com apenas 8 fotos tiradas a memória já ficava cheia. A “QuickTake 100″ foi descontinuada em 1997 quando Jobs voltou para a Apple;
7 – Em 2007 foi lançado o primeiro iPhone, agora denominado como Clássico e 40% das fontes de rendimento da Apple até 2011 eram provenientes desse “telemóvel do futuro”. E 3/4 dos lucros da Apple foram criados por produtos desenvolvidos nos últimos 10 anos.
8 – 1dólar apenas foi o salário de Steve Jobs Durante 15 anos. Todo o restante salário a que deveria ter direito era direccionado para equipar a empresa com cuidados de saúde para todos os seus colaboradores. Mas também nos questionamos, 1 dólar por mês?? Sim, apenas 1 dólar por mês, para quê receber salário quando já se tinha uma fortuna mais ou menos contabilizada em 7 mil milhões de dólares?
9 – Em 1976, Jobs e Wozniak precisavam desesperadamente de dinheiro para conseguirem comprar peças para as suas encomendas do Apple I. Portanto decidiram vender todos os seus bens. Steve Jobs vendeu a sua carrinha Volkswagen e Wozniak chegou ao ponto de vender uma pequena calculadora de bolso HP-65. A título de curiosidade a HP-65 foi uma das primeiras calculadoras em que era possível ser programada, o que já era muito avançado na altura e que custava cerca de 500 dólares.
10 – Steve Jobs pode ser um génio mas errou algumas vezes, e talvez tenham sido esses erros comerciais que lhe tenham aberto a mente para os produtos mais desejados que temos neste momento. Os produtos rejeitados da Apple nos primeiros anos de Steve Jobs foram Cube, a Apple Lisa e o PDA Newton.
11 - A ideia de abrir a Apple nasceu na cabeça de dois jovens cabeludos dos anos 70, ambos chamados Steve. Um deles era o famoso e polêmico Steve Jobs, um mito que certamente inspirará muitas gerações. Já o outro era um gênio da eletrônica, Steve Wozniak. Juntos quiseram brindar ao mundo um computador mais fácil de usar. Assim nasceu o Apple I que na época foi um sucesso, tendo 100 unidades vendidas, uma boa cifra para aqueles tempos.
12 - A famosa maçã não era o logotipo da empresa desde o início, durante a abertura da empresa Ron Wayne, outro dos fundadores, desenhou uma figura de Isaac Newton sentado abaixo de um pé de maçã.
13 - As primeiras folhas de cálculo da história apareceram em um computador da Apple, o Apple II, e se chamava VisiCalc. O antecessor do Numbers surgiu muito antes do Excel.
14 - O Apple II foi uma grande evolução para a indústria da informática, era o primeiro computador para humanos, suas vendas foram responsáveis por converter a Apple na empresa com o maior crescimento da história norte-americana, com 700% de crescimento em somente 3 anos.
15 - O mesmo Apple II já mostrava um grande diferencial da marca, ele não apresentava parafusos nem cortes expostos (capricho de Jobs). De fato, o Apple II parecia muito com uma máquina de escrever vinda do futuro, o slogan publicitário deixava bem claro “A simplicidade é a máxima expressão da sofisticação”.
16 - O computador ícone da Apple recebeu o nome de Macintosh, mas, o nome não foi escolhido ao azar. Mcintosh é uma variedade de maçã que agradava muito o coordenador encarregado do projeto no momento, Jeff Raskin.
17 - O Macintosh foi o responsável por popularizar a interface gráfica baseada em ícones e janelas, também o primeiro a ser controlado por um mouse. Se sabe que o sistema foi inspirado no Xerox Alto, porém, muitos elementos como a barra de menu, os menus pop-up e o conceito de clicar e arrastar (drag and drop) foram introduzidos pela Apple.
18 - A App Store da Apple já vendeu 50 bilhões de aplicativos. É mais que o dobro do número de maçãs colhidas por ano nos Estados Unidos.
19 - Em peças promocionais, a Apple sempre traz a imagem do iPhone mostrando o horário de 9h41. Quando foi apresentado, em 2007, Steve Jobs começou sua apresentação às 9h. Ele programou que levaria 41 minutos para apresentar a imagem do iPhone, que era estática. Por isso, acertou o relógio para esse horário.
20 - O iPhone é hoje vendido em 100 países. O McDonald’s levou 50 anos para alcançar esse nível de capilaridade.
21 - Em 2012, a Apple vendeu 125 milhões de iPhones.
22 - Em 1964, o autor de ficção científica previu que em 2014 as pessoas usariam um aparelho que ele descreveu como algo muito próximo ao iPhone.
23 - Se todos os cabos de USB que vêm no kit do iPhone fossem conectados uns aos outros, o resultado seria um cabo de 388 mil quilômetros de extensão. O comprimento é suficiente para ligar a Terra à Lua.
24 - O iPhone hoje é mais rápido do que computadores fabricados dez anos atrás.