Olha, eu diria que não é bem mal explorada, é mais guardada levando em conta quando elas apareceram.
Tomando o Buggy por exemplo, mesmo com toda a inutilidade dele, ele conseguiu sobreviver ao Mihawk sem a AnM dele estar pikas de forte, e agora depois que ele virou Shichibukai ele é conhecido por "Buggy dos Mil Pedaços" isso abre margem para pensar que ele evoluiu a sua Akuma no Mi ao ponto de poder se dividir em mil pedacinhos. Imagine ele fazendo isso quando lutou com o Luffy, ele teria matado todo o bando sem suar. O mesmo para o Daz Bones, se ele tivesse o potencial máximo da Supa Supa no Mi quando lutou com o Zoro e o Zoro o vencesse, Zoro estaria no mesmo nível, ou num nível mais alto, do Luffy que derrotou o Crocoboy no mesmo arco.
Um exemplo que eu imaginei e que é sempre bom usar pra ilustrar esse tipo de questionamento é o Eustass Kid. Com sua Akuma o Mi Kid é capaz de controlar tudo aquilo que é metálico e passível de magnetismo. Se o Oda explorasse essa AnM ao máximo, Kid teria o poder de controlar os átomos de ferro que existem dentro das hemácias no sangue humano, ou qualquer átomo metálico no corpo dos seus adversários e matá-los de dentro para fora, formando lâminas de ferro no interior dos seus corpos e as puxando para fora com grandes velocidades, cortando todos os tecidos que estivessem pela frente.
Por isso acho que ele não dá potencial máximo as Akuma no Mi devido ao tempo/período da história em que aparecem e devido ao quão monstruosas certas AnM se tornariam a 100%.