Cara, na Inteligencia Emocional é sabido de uma "máxima" que diz o seguinte:
"Se tivéssemos passado exatamente pelas mesmas experiências dos outros, seríamos indiscutivelmente, e fatídicamente, iguais à eles, em todo seu contexto..."
Isso significa que, se vivêssemos como Madara, seríamos Madara. Simples, pratico e efetivo assim.
Não adianta dizer que ele "é vilão porque mata as pessoas pra conseguir a paz", afinal de contas, Naruto, Hashirama, Itachi, Tobirama e tantos outros agiram da mesma forma para conseguirem o objetivo.
Infelizmente, umas vidas vistas como pedras são necessarias para que o objetivo seja alcançado.
E mesmo que por "meios" injustificaveis, Madara tem suas razões.
O proprio mangá nos leva a pensar que não existe "bem ou mal", e que nenhum deles é absoluto.
O que eu acho interessante de notar, é que até mesmo Naruto observou isso quando viu que o Kisame se sacrificou para proteger as informações da Akatsuki, e Naruto pensativo disse consigo mesmo "E até na akatsuki existem pessoas que dão suas vidas em prol de outras, em prol de um ideal... Kisame deu sua propria vida para que nós,
seus inimigos, não descobríssemos seus planos..."
Claro que eu complementei, mas a ideia é exatamente esta.
Kishimoto montou o Naruto para tratar do que eu chamo de "Psicologia dos Laços", uma vez que ele mostra direta e indiretamente as relações que cada personagem têm no seu âmbito interpessoal.
É simplesmente impossível falar de Madara, tratando-o como "diferente" dos outros. Isto porque ele, à sua maneira, não conseguiu criar uma saída que não fosse esta, do plano do olho da lua...
Naruto - exatamente como Madara - tem sua filosofia, que é a dos laços que tem com os outros. Ele escolhe ser o martir para que os outros possam desfrutar da paz e liberdade. Filosóficamente falando, este é o "amor de Cristo", ou seja: Ágape... (Ou se preferírem alguém mais "atual", podemos pegar o Capitão América, quando ele diz pro Tony Stark que "é o tipo de pessoa que deita no arame farpado para que os outros passem sem se machucar...")
E só complementando o que a queria Psycho disse sobre o plano do olho da lua:
O maior defeito, a maior FRAQUEZA do plano é justamente,
Madara.
Não sei se vocês já se colocaram no lugar dele, na situação que ele almeja.
Os outros TODOS vão estar encantados nos mundos que eles mesmos criaram. Ou melhor, viverão inseridos no mundo imaginado pelo Madara.
Agora parem e pensem: Como é que Madara vai conviver com esta verdade?
Isto é, que sentido terá a vida dele, quando ele viver por exemplo 10 anos neste mundo falso, frustrado?
É o que eu ouvi ontem mesmo da minha professora de políticas Públicas: "Se você deixa que os outros tomem as deciões por você, e não atinge o objetivo que VOCÊ mesmo imaginou, arquitetou, almejou, você se torna uma pessoa frustrada no futuro..."
Isso é inversamente verdadeiro também, uma vez sendo Madara aquele que forçará todos à viver o "paraíso" que ele idealisa, conforme o tempo passa, vai começar a sentir-se frustrado por saber que nada é verdadeiro, logo, ele mesmo desfaria o Genjutsu e provavelmente se suicidaria, se bem conheço estes tipos de transtorno existencial
Mas enfim. Só algumas coisas que vieram à minha mente como amendoim sendo sugados por uma tromba de elefante, se é que vocês me entendem