Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Discussão sobre o caratér de Madara

+12
Seijin
Shamanking
Staz-Kun
SLAY
Itachi Uchiha de Konoha
Ellos
Roupinoll
Will
Juh
chael
pedrogalhart
Matheus
16 participantes

descriptionDiscussão sobre o caratér de Madara - Página 2 EmptyRe: Discussão sobre o caratér de Madara

more_horiz
Você percebeu que todos os vilões que você citou se encaixam em serem "ditadores".

Sim, ser ditador é fazer o bem de um jeito mal, o ruim é que a maioria desses vilões não vê outra saída a não ser a dele. E então aparece o herói que faz o bem de um jeito bom, o vilão não acredita na ideologia do herói por já ter visto outros heróis falharem varias vezes, e então o vilão é considerado vilão!!!

descriptionDiscussão sobre o caratér de Madara - Página 2 EmptyRe: Discussão sobre o caratér de Madara

more_horiz
Juh Uzumaki escreveu:
Eu acho que isso é uma questão de perspectiva.

Nós acompanhamos os acontecimentos do ponto de vista do protagonista, que nesse caso é o Naruto e desde o começo fomos "treinados" a empatizar e formar laços de identificação com ele.

Creio que se o protagonista fosse o Madara, a empatia para com ele seria muito maior por parte da maioria dos fãs.

O fato é que Madara tem uma visão de certo modo mais realista das coisas, e esse foi o jeito que ele encontrou de alcançar a paz. Errado? Talvez. Mas se acompanhássemos a história da perspectiva dele, talvez o que fosse o certo pra ele pra nós também seria, suas ações seriam bem mais justificáveis e o conceito que temos dele como vilão tenderia a mudar bastante.

Tive que dar um Like pois essa resposta foi muito inteligente, você foi além das aparências (como a maioria fez) e deu um parecer mais profundo sobre o caso.

Realmente seu comentário reflete a mais pura realidade, estou totalmente de acordo.

more_horiz
Atlas Titan escreveu:
Juh Uzumaki escreveu:
Eu acho que isso é uma questão de perspectiva.

Nós acompanhamos os acontecimentos do ponto de vista do protagonista, que nesse caso é o Naruto e desde o começo fomos "treinados" a empatizar e formar laços de identificação com ele.

Creio que se o protagonista fosse o Madara, a empatia para com ele seria muito maior por parte da maioria dos fãs.

O fato é que Madara tem uma visão de certo modo mais realista das coisas, e esse foi o jeito que ele encontrou de alcançar a paz. Errado? Talvez. Mas se acompanhássemos a história da perspectiva dele, talvez o que fosse o certo pra ele pra nós também seria, suas ações seriam bem mais justificáveis e o conceito que temos dele como vilão tenderia a mudar bastante.

Tive que dar um Like pois essa resposta foi muito inteligente, você foi além das aparências (como a maioria fez) e deu um parecer mais profundo sobre o caso.

Realmente seu comentário reflete a mais pura realidade, estou totalmente de acordo.

Na boa, nao tem como concordar com isso

O criador do topico esta colocando os Viloes como Herois de seus seguidores, ele esta pedindo para ver as coisas do ponto de vista dos viloes e tentar compreender eles, mas, mesmo que vejamos do ponto de vista do madara ou qualquer outro vilao, ainda assim ele nao sera um Heroi

Heroi é uma pessoa que evoca respeito, alguem que se auto sacrifica para ajudar o proximo, alguem a ser seguido, alguem qe serve como exemplo, justo tal como Itachi, Naruto, Hashirama. Se tu for seguir o madara e usar ele como exemplo se vai ter de matar mais pessoas, causar mais guerras, continuar a chorar eternamente por gente que ja morreu

Nossa eu leio oqe voces dizem e me vem a mente o Kimimaro e sua bajulaçao pelo orochimaru, qualquer um pode ser um seguidor do madara e achar ele legal, maneiro, nao há problema nisso cada um sabe do qe gosta mas achar que ele esta certo e oqe ele faz é justificavel... ai cara se tem problemas, kimimaro podia ser mt fã do orochimaru mas nem ele chamava o tio oro de heroi

Danzou perdeu o pai, perdeu o avo, viveu em uma éra de guerras, ele usou muitas vezes o izanagi e isso o tornou arrogante e egocentrico, mesmo que ele fosse o protagonista e vissemos ele sofrendo pakas, concordariamos com tudo oqe ele ja fez ?

Orochimaru perdeu o pai, viveu éra de guerras, blablabla, ele fosse o protagonista concordariamos com tudo oqe ele ja fez ?

Como o Shamanking falou, pelo jeito voces colocariam Hitler como heroi e o resto do mundo como vilao

Ta certo que o vencedor é quem escreve a historia, mas, pera la, ne. Se o Hitler vencesse a Guerra e exterminasse todos os qe ele julgava ser impuro, hoje em dia poderiamos ta questionando ele um pouco menos mas ainda assim nao achariamos certo oqe ele fez

Ate na coreia do norte onde todos tem foto do ditador em casa, tem la as duvidas deles sobre o lider todo poderoso deles

Concordo que todos somos programados a ver alguem como heroi e alguem como vilao quando mts vezes nem mesmo existe um heroi ou vilao na historia

Estados Unidos jogou duas bombas nuclear no Japao, nao fazem filme sobre isso colocando os EUA como vilao, foi certo oqe eles fizeram ? todos sabem qe nao foi...
Estados Unidos viu 2 predios cairem e matarem dezenas de pessoas depois que uns doidos jogaram avioes nos predios, disso eles fazem filme, fazem isso e aquilo, foi certo jogar avioes nos predios ? tambem nao foi...

Madara fosse o protagonista certamente minimizariamos as mortes e atrocidades qe ele cometeu, POREM, nao deixaria de estar errado assim como o EUA jogar bombas no japao nao deixo de ser uma cagada

Madara jogar 2 meteoros nos outros = Errado, coisa ruim, coisa feia
EUA jogar 2 bombas no japao = Errado, coisa ruim, coisa feia

Nao dariamos tanto destaque pra essas cagadas do madara assim como nao dao as cagadas do EUA, mas, nao deixa de ser uma cagada oqe ele fez

Madara mesmo que fosse o protagonista do anime continuaria sendo vilao

more_horiz
Vamos lá cada um tem sua opinião e eu entendo isso. Vejamos dizer que Hitler, Gênghis Khan eram heróis chega ser um absurdo de consciência, primeiro o que eles fizeram não tem explicação alguma para justiçar tal ato e jamais minha intenção foi incrementar pessoas reais para essa discussão até porque não tem justiça para tais atos que estes fizeram e prejudicaram o mundo, cada um de uma forma diferente, mas que todos tiveram repercussões ruins na humanidade.

Quem sou eu para definir uma pessoa de vilão ou herói. Porque no mundo em que vivemos pessoas que deveriam ser nossos heróis acabam sendo vilões tais exemplos são os políticos brasileiros. E estes que foram aqueles que lutaram pela liberdade do país durante a DITADURA. E o que fazem hoje? ...

Todos que me conhecem sabem que desde pequeno sempre fui um adepto as coisas que tendem a ser boas e o único mangá que me conquistou foi Naruto ... Pq? ... Conseguir me enxerga no personagem Naruto Uzumaki, na situação que ele vivia quando criança, por não possui pais, por ninguém acreditar nele e por sempre ter que chamar atenção dos outros ... Enfim os personagens que gosto são Naruto, Jiraya e Minato porque me cativaram de uma maneira diferente e porque seguem um único objetivo que foi ensinado por seu mestre e vejo isto como um objetivo que tento por em prática, mesmo quando fica difícil na vida.

O que vi em Madara? Uma criança que sofreu com uma guerra e suas consequências que lhe transformaram no que ele é hoje. Porque não vejo ele como vilão? ... Porque tem seus motivos para fazer isto, porém se acho isto certo? Não, jamais. Apenas não estou enxergando a direita, olhei para esquerda para entender o verdadeiro motivo da vingança do Madara. Se acho certo esta vingança? Nunca, por qual motivo ele é superior aos seus irmãos? Nenhum. Mas o que faz ele diferente? O que ele sofreu. Ele podia ser uma pessoa boa? Devia, mas o que a guerra lhe ensinou... que os mais fortes reinam e os mais fracos são submissos. Por qual motivo devo julgar este personagem?

Olha dois países estão disputando uma guerra ... um para dominar o outro ... qual dois estão certos? Na minha visão nenhum. Mas para cada país, eles estão lutando pela sua liberdade e seus soldados são seus heróis, heróis que matam o seus adversários e tais adversários são humanos como eles. Por qual motivo estes soldados são heróis? Porque defendem seus irmãos da opressão do adversário. ... Isto serve tanto para Naruto quanto a nossa realidade. Qual objetivo dessa guerra que só traz fome, morte e sofrimento? A dominação do território, pois o homem tem a necessidade de se mostrar superior ao seus irmãos. Isto vemos na história da humanidade.

Espero que entendam minha opinião e não me interprete mal. Pois nunca foi meu objetivo deixar alguma impressão ruim sobre minha pessoa ou qualquer coisa do gênero. Apenas estou deixando claro que minha opinião sobre o Madara é que ele tem seus motivos, mas já deixei claro que não acho certo e jamais acharei isto certo. Apenas acho que não deveriam julgar Madara como vilão e não julgo como vilão. Até porque uma caneta e uma arma de fogo tem os mesmos poderes em uma guerra.

more_horiz
Concordo com o autor do tópico Kazuho e com a Juh, tudo é questão de perspectiva, mas não acho necessário ele ser o protagonista para entendermos o ponto de vista dele. Em Death Note, por exemplo, o protagonista Raito é o dito "vilão", que quer estabelecer a paz mundial matando todos os criminosos. Mas para o L, o N e os demais "mocinhos", o Raito não passa de um assassino nada melhor do que os criminosos que ele mata. Mas durante o anime percebe-se que a criminalidade no mundo diminui consideravelmente. Mesmo ele sendo o protagonista e sendo tudo mostrado da perspectiva dele, ninguém o considera um herói. Sair matando todos os criminosos do mundo em prol da paz daqueles que não fazem mal a ninguém é uma forma muito radical de estabelecer a paz. Em vez de matar os criminosos, o que seria melhor?

1- Converter todos - impossível, duvido Naruto converter todo e qualquer criminoso existente na face da Terra, até porque para isso ele teria que se comunicar com todos eles, entrar na mente de cada um e blá blá blá. Enquanto ele converte um, outros estão praticando seus crimes e etc.

2- Colocar todos em um genjutsu - bem mais eficiente, mas dizem que vai tirar o livre arbítrio das pessoas. Se bem que ele disse que no genjutsu, cada pessoa viveria uma realidade ideal onde todos os seus desejos seriam realizados. Ou seja, a pessoa teria uma ilusão de mundo ideal e para a mente da pessoa, a percepção desta ilusão seria como se a mesma fosse real, a pessoa nem saberia que está em uma ilusão. O problema é que nada de novo apareceria na vida da pessoa, pois a ilusão seria baseada em coisas que ela deseja, ou seja, em coisas que existem em sua própria mente, e é impossível para a nossa mente imaginar algo que nunca tenha visto ou sabido a respeito. Acho que as pessoas não aguentariam viver com essa paz forçada e monótona e entrariam em colapso.

O que eu quero dizer é que Madara quer fazer algo que ele julga o melhor para toda a humanidade, quando na verdade não é. O menos pior seria deixar como está mesmo, pois eu acredito que as pessoas não vão conseguir viver em paz nem sendo colocadas em um genjutsu. Há muito tempo eu vi um filme chamado A Esfera onde acontecia o que as pessoas desejavam, mas não acontecia nada de bom, só coisas ruins, pois a mente do ser humanoé negativa por natureza e não sabe desejar nada de bom. O plano dele está fadado a falhar. O problema dele é não enxergar as falhas de seu plano, suas atitudes decorrem de ele julgar que seu plano é perfeito e é a melhor solução para a humanidade, quando na verdade não existe uma solução. Mas ele só está defendendo aquilo que julga correto.

Ele está tentando fazer algo que ele julga ser o bem maior, não para ele, nem para seu clã, nem para sua vila, mas para toda a humanidade. De certa maneira, pode ser visto como o contrário de "egoísmo", que muitos falaram aí. Ele acredita estar certo porque já viu outros tentarem a paz por outros meios e falharem (como Hashirama criando o sistema de vilas), não é só porque ele encasquetou com a idéia do nada. Desde criança, ele sempre quis a paz.

Sobre ele ter matado pessoas, ele matou visando o que ele acredita ser o bem maior. Itachi matou seu clã inteiro para proteger Konoha, e tem gente aí que idolatra o Itachi, falta fazer um altar pra ele, mas crucifica o Madara. Quando Hashirama "matou" o Madara no vale do fim, ele disse alguma coisa como "se for preciso eu mato até o meu próprio filho para proteger a minha vila". O Hashirama pode matar quem for preciso para proteger a vila (que para ele é o bem maior), não há nada de errado nisso. Madara, antes de enfiar a espada no Sasuke , repetiu as palavras de Hashirama, ou seja, ele não queria ter que matar alguém do seu próprio clã, mas se viu obrigado a fazer isso para ter seu plano concluído. Ele não teria matado ninguém se ninguém tivesse se oposto ao seu plano. Ah, mas e os jinchuurikis? Bom, selar os bijuus em pessoas foi, indiretamente, uma forma de tentar impedí-lo, ou de impedir "a paz mundial". Se tivessem deixado os bijuus soltos ele não precisaria extraí-los dos jinchuurikis.

Não estou dizendo que eu acho certo matar pessoas para um bem maior. Mas não entendo por que idolatrar o Itachi e o Hashirama, que fizeram a mesma coisa, e ao mesmo tempo crucificar o Madara. Não estou dizendo que o que ele fez foi certo, só estou dizendo que ele fez defendendo o que ele julga ser o certo. Eu não vejo onde ele está querendo apenas poder e sendo egoísta, ele só quer o poder do Juubi para estabelecer a paz mundial, não é simplesmente para ficar poderoso só para seu próprio benefício.

Ele não começou uma guerra para estabelecer a paz, quem começou a guerra foi o Obito porque o incompetente não conseguiu pegar o Hachibi e a Kyuubi.

Ter mau caráter para mim, é fazer o mal sabendo que está fazendo o mal, com o propósito de prejudicar outros apenas para beneficiar a si próprio. Mau caráter e egoísta não se importa com a paz da humanidade.

Por isso eu acho que o Madara não tem mau caráter, ele só tem um ponto de vista diferente. Acontece que o "certo" dele não está sincronizado com o "certo" da maioria. Por convenção, costuma-se adotar o "certo" da maioria como o mais certo.

No caso da humanidade, como eu disse, o mais certo seria deixar como está, pois não creio que haja solução. O jeito é deixar assim até que o Sol se expanda daqui a 4,5 bilhões de anos e a Terra seja vaporizada no processo.

ps: Não querendo discutir história aqui, mas me metendo no assunto:  Hittler teve seguidores porque ele perseguia os judeus, judeus tem muito dinheiro e dinheiro manda no mundo. A maior motivação (eu disse maior, não única) das guerras mundiais sempre foi por dinheiro, poder sobre territórios, petróleo e etc., não foi simplesmente por motivos humanitários (salvar os judeus).

Peço desculpas pela bíblia enorme, me empolguei.  :hihi: 

more_horiz
Conquistar a paz é unir tudo e a todos para formar um só.

Assim como Yin-Yang, a paz é única ao contrário da realidade onde cada um tenta conquistar a paz de várias maneiras diferentes.

Tudo isso se resume em apenas uma frase...

"O próprio egoísmo de querer alcançar a paz causa guerras..." ─ Uchiha Madara.

more_horiz
Cara, na Inteligencia Emocional é sabido de uma "máxima" que diz o seguinte:

"Se tivéssemos passado exatamente pelas mesmas experiências dos outros, seríamos indiscutivelmente, e fatídicamente, iguais à eles, em todo seu contexto..."

Isso significa que, se vivêssemos como Madara, seríamos Madara. Simples, pratico e efetivo assim.

Não adianta dizer que ele "é vilão porque mata as pessoas pra conseguir a paz", afinal de contas, Naruto, Hashirama, Itachi, Tobirama e tantos outros agiram da mesma forma para conseguirem o objetivo.

Infelizmente, umas vidas vistas como pedras são necessarias para que o objetivo seja alcançado.

E mesmo que por "meios" injustificaveis, Madara  tem suas razões.

O proprio mangá nos leva a pensar que não existe "bem ou mal", e que nenhum deles é absoluto.

O que eu acho interessante de notar, é que até mesmo Naruto observou isso quando viu que o Kisame se sacrificou para proteger as informações da Akatsuki, e Naruto pensativo disse consigo mesmo "E até na akatsuki existem pessoas que dão suas vidas em prol de outras, em prol de um ideal... Kisame deu sua propria vida para que nós, seus inimigos, não descobríssemos seus planos..."

Claro que eu complementei, mas a ideia é exatamente esta.

Kishimoto montou o Naruto para tratar do que eu chamo de "Psicologia dos Laços", uma vez que ele mostra direta e indiretamente as relações que cada personagem têm no seu âmbito interpessoal.

É simplesmente impossível falar de Madara, tratando-o como "diferente" dos outros. Isto porque ele, à sua maneira, não conseguiu criar uma saída que não fosse esta, do plano do olho da lua...

Naruto - exatamente como Madara - tem sua filosofia, que é a dos laços que tem com os outros. Ele escolhe ser o martir para que os outros possam desfrutar da paz e liberdade. Filosóficamente falando, este é o "amor de Cristo", ou seja: Ágape... (Ou se preferírem alguém mais "atual", podemos pegar o Capitão América, quando ele diz pro Tony Stark que "é o tipo de pessoa que deita no arame farpado para que os outros passem sem se machucar...") :aliens:

E só complementando o que a queria Psycho disse sobre o plano do olho da lua:

O maior defeito, a maior FRAQUEZA do plano é justamente, Madara.

Não sei se vocês já se colocaram no lugar dele, na situação que ele almeja.

Os outros TODOS vão estar encantados nos mundos que eles mesmos criaram. Ou melhor, viverão inseridos no mundo imaginado pelo Madara.

Agora parem e pensem: Como é que Madara vai conviver com esta verdade?

Isto é, que sentido terá a vida dele, quando ele viver por exemplo 10 anos neste mundo falso, frustrado?

É o que eu ouvi ontem mesmo da minha professora de políticas Públicas: "Se você deixa que os outros tomem as deciões por você, e não atinge o objetivo que VOCÊ mesmo imaginou, arquitetou, almejou, você se torna uma pessoa frustrada no futuro..."

Isso é inversamente verdadeiro também, uma vez sendo Madara aquele que forçará todos à viver o "paraíso" que ele idealisa, conforme o tempo passa, vai começar a sentir-se frustrado por saber que nada é verdadeiro, logo, ele mesmo desfaria o Genjutsu e provavelmente se suicidaria, se bem conheço estes tipos de transtorno existencial :planta:

Mas enfim. Só algumas coisas que vieram à minha mente como amendoim sendo sugados por uma tromba de elefante, se é que vocês me entendem  :gaah:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos