Atlas Titan escreveu: Oferta e Demanda, assim funciona o mundo capitalista.
Ninguém está fazendo caridade dando milhões ao Neymar, Messi ou CR7, os clubes pagam esse valor a ele pois existe RETORNO desse investimento de alguma forma.
Os jogadores são mercadorias, é a mesma coisa com qualquer outro produto.
É uma pena não haver mais investimentos em saúde, segurança e etc? É... Mas a culpa é mais do governo do que do Neymar.
Excelente comentário, sintetiza bem a situação.
Para começar, o jeito que a discussão foi proposta não me agradou, porque o autor já saiu atirando pedra para todos os lados sem conhecer muito bem os dois lados da moeda.
Existem jogadores que ganham FORTUNAS, muito mais do que a maioria das pessoas do mundo sequer sonharia em ganhar, e é até um exagero o tanto de dinheiro, mas eles são a MINORIA. No Brasil e na Europa, apenas os jogadores dos melhores times que ganham essas quantidades, o resto, dos times inferiores, as vezes chegam a ganhar até mesmo que outras profissões. No Nordeste e Norte do Brasil, isso fica evidente. Portanto, esses jogadores famosos são exceções.
Btw, o esporte não é algo tão ruim assim, e posso dar vários exemplos:
-O comércio em torno desses artigos esportivos é enorme, o que faz com que o dinheiro circule pelo mercado.
-Nas competições esportivas internacionais, o turismo envolvido faz entrar MUITO dinheiro no país, é o caso do que vai acontecer com o Brasil na Copa do Mundo, os turistas vão vir, gastar bastante dinheiro aqui com hotéis, comida, estádio, roupas, e tudo o que mais acharem interessante no nosso país, fazendo com que o dinheiro fique todo aqui, e acabaremos lucrando bastante com isso.
-Em dias de jogo do Corinthians e Flamengo os ladrões não estão nas ruas Concordo também com o post do tranee, ser jogador de futebol não é uma coisa simples, senão todos os milhares de garotos que tem esse sonho conseguiriam. E mesmo que consigam, não é certeza que vão para clubes de expressão e ganhem altos salários, podem ficar em times pequenos e passando necessidade (como citei acima).
No passado, o Santos parou um guerra. Hoje em dia, muitos jogadores, como o Cristiano Ronaldo e Balotelli, doam parte de seu salário para ajudar instituições de caridade e hospitais (o primeiro pagou uma cirurgia caríssima para um garoto com câncer e o segundo sempre ajuda a África), e existem diversos outros casos a respeito disso.
O Brasil, por ser o dito "país do futebol", pode-se dizer que há uma maior intolerância em cima disso, porque os governantes corruptos e escândalos acontecem todo o dia, mas se você pegar por exemplo a Inglaterra, Alemanha, são países em que o futebol tem enorme espaço, e nem por isso eles estão na mesma situação que nós, generalização NUNCA é uma boa saída, não é porque vejo futebol que sou alienado, não é porque grito gol que não me preocupo com a situação do país, senão eu também poderia dizer que você é um alienado em internet, se usa o Facebook, em TV, se a assiste, dentre outras coisas.
Enfim, se as coisas não vão bem no Brasil, a culpa do futebol nisso é muito pequena (não nego que em uma grande camada, ele aliena de fato), mas a culpa é mais do governo que não investe aonde deveria, e do povo, que não cobra.
PS: Esse papo de "não é justo um jogador ganhar mais que um professor" é pura balela, não vi em lugar nenhum dizendo que uma profissão é superior a outra, e mesmo se fosse o caso, garis deveriam ganhar no mesmo nível de professores também, pois seu serviço é essencial para evitar o acúmulo de lixo e a disseminação de doenças, dentre outros exemplos.
No entanto, eu acho sim que os professores merecem um aumento de salário e melhores condições de trabalho.