Sasuke escreveu: Não há nada de errado em amar alguém do mesmo sexo. Isso, para falar a verdade, depende mais da criação e educação que os pais dão quando as opiniões de uma criança estão começando a se formar, quando elas começam a ter uma visão mais ampla do mundo.
Cada um tem um jeito de pensar e dependendo do que está acostumado a ver, tende a gostar de coisas diferentes do comum, não que homossexualismo seja anormal, mas ninguém nasce com esse desejo, esse desejo por pessoas do mesmo sexo vem com o tempo, e se a pessoa teve uma certa convivência com homossexuais quando pequeno, ela tende e fazer o mesmo.
Neste ponto eu não posso dizer que discordo. Eu devo dizer que esta consideração é errada, brother Sasuke. Não me entenda mal, explicarei:
O que é comum? Para nós, depende da criação. Mas o que é REALMENTE comum? o que é REALMENTE ideal? ou que seria REALMENTE verdadeiro, absoluto, seguro? Não temos como saber.
Para os animais por exemplo? os proprios golfinhos (tão inteligentes quanto macacos, em suas respectivas capacidades) adotam este "comportamento sexual" quando lhes dá na telha. Não existe nenhum fato "real" que os condicione desta forma.
O que não acontece com os humanos, já que desde pequenos somos condicionados diariamente...
Igual a nudez: quando se vê pessoas peladas, leva-se um choque, acha-se anormal, diferente, esquisito. Mas poxa, não somos todos similares? não temos todos as mesmas coisas no meio das pernas, debaixo das roupas?
Então eu discordo desta questão. Se esta expressão de sexualidade tem até disposição genética, é equivocado dizer que "ninguem nasce com este desejo", porque afinal de contas: QUE DESEJO? o INTERESSE por outra pessoa, mas do mesmo sexo?
BOBAGEM! Já vi varias e varias vezes pessoas inteiramente heterossexuais (e que não se importavam de ser ou não ser, e que sempre tiveram contato com o sexo oposto) desenvolverem atração por pessoas do mesmo sexo, de forma física e sentimental.
Como disse, este é um campo MUITO vasto. Não é porque você vive no meio de gays, que você será gay. Da mesma forma que vivemos no meio de plantas, e não somos plantas. Ou de vivermos em meio à violencia, e nem por isso somos violentos.
A psique humana funciona de uma forma muito mais complexa que isso. Não é NADA objetivo, ou de "facil ligamento", como X e X são 2X. Para a psicologia, X e X podem ser tanto 2X, quanto X², Se é que entendem o exemplo.
E dou atenção especial para esta parte aqui:
e se a pessoa teve uma certa convivência com homossexuais quando pequeno, ela tende e fazer o mesmo.
Isso é totalmente equivocado. Primeiro, porque já foi comprovado que existe disposição genética.
Segundo, porque se assim fosse, NÃO HAVERIA HOMOSSEXUALIDADE
E HETEROSSEXUALIDADE, mas sim HETEROSSEXUALIDADE
OU HOMOSSEXUALIDADE no mundo.
Se temos um filho Gay que foi criado por um casal hetero, esta afirmativa sua não procede.
Da mesma forma, se temos um casal Gay que cria um filho e este cresce sendo Hetero, ela também prova-se errada.
Como eu disse: não é porque vivemos no meio de plantas, que somos plantas. Não é porque vivíamos no meio de selvagens, que SOMOS SELVAGENS até hoje.
O "eu" não é tabelado. Não funcionam assim, tão facil...
JuninhoPrimo escreveu: Uman escreveu: Não exatamente. Lembrando, que a Psicologia não é restrita à Psicanálise, que é uma das suas diversas áreas. Esta é a Teoria do Complexo de Édipo, que diz respeito não à homossexualidade, mas ao desenvolvimento cognitivo-infantil, ou seja: suas fases de crescimento (dizendo de maneira grosseira e superficial).
Varios estudos dificultam até mesmo a compreensão da teoria em si, como divórsios ou afins (onde a criança não vive numa relação trangular Eu-pai-mae).
A Homossexualidade não pode ser explicada pela teoria justamente porque a mesma não se aplica em muitos cenários...
O proprio fator "genético", já restringe MUITO a aplicação da teoria na prática.
Sim, tudo bem, mas o complexo de Édipo é usado na Psicanálise também para entender a sexualidade infantil, pois é, de alguma forma, a transição entre a Fase Anal e Fálica, ou até mesmo de latência.
Entretanto, a identificação com o gênero pode ser anterior, embora não plena.
Mesmo sem uma família "padrão", o menino se identifica com uma figura masculina. Se ele vivesse isolado com mulheres, qual seria o resultado? Não sei se teria um falo.
Estudei isso no primeiro ano do magistério, não sei se estou lembrando muito bem rsrs.
Entendo sim brother.
O menino se identifica com uma figura masculina porque se vê diferente da mãe.
Em nenhum momento ele acredita ser "homem" por ver que o Pai tem o mesmo que ele, no meio das perninhas.
Ele se vê diferente da mãe, por se comparar com a mãe, e não com o pai. Entende o que quero dizer?
O mesmo ocorreria se vivesse apenas no meio de mulheres: ele veria que ele é diferente, logo, que não é da mesma forma que elas. Continuaria a ter o sexo masculino, e não o feminino...
E volto a dizer: o desenvolvimento infantil também é maior do que uma teoria dessa idade. Ela é usada como modelo até hoje pela psicanálise? sim. Mas isso não significa que ela seja a unica, ou a verdadeira... Até porque, existem outras que dificultam ou mesmo negam esta e outras teorias, além de que a Psicanálise é só UMA das varias psicologias que temos por ai...
Última edição por Uman em Qua 07 maio 2014, 15:53, editado 1 vez(es)