Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

ENEM 2014

+14
Mirko R.
LéoMessi
Heisenberg
Espadão
Sakomekieh
Drako extreme
S2ara
Angel Of Death
Sesshou
Senju Felipe
JL
Moisés MR
SLAY
CJunior
18 participantes

descriptionENEM 2014 - Página 2 EmptyRe: ENEM 2014

more_horiz
Neji, a frase da farda de nosso terceiro ano aqui é: "Esse ano nós vamos tomar todas... as vagas do vestibular"

Meu God, que coisa... Bem, não importa.

Sim, é de extrema importância para os jovens e outros interessados hoje em dia @Angel.

@S2ra, boas dicas.

more_horiz
Estou no 1° ano do Ensino Médio, vou fazer a prova do ENEM para testar e ver como vou me sair, será um bom teste até para concursos.

Se eu não tivesse visto esse tópico, nem saberia que a data de inscrição tinha começado  :heheh: 

Vocês já se inscreveram?

more_horiz
Drako extreme escreveu:
Estou no 1° ano do Ensino Médio, vou fazer a prova do ENEM para testar e ver como vou me sair, será um bom teste até para concursos.

Se eu não tivesse visto esse tópico, nem saberia que a data de inscrição tinha começado  :heheh: 

Vocês já se inscreveram?

Fiz a minha hoje de manhã assim que acordei. :planta:
Demorou um pouco, mas foi por conta da minha internet que ficava caindo no meio do processo, ai eu tinha que começar tudo de novo.. :zeca:
Mas é tudo muito simples e rápido, não há com o que se preocupar.
Agora é estudar e aguardar... lol

more_horiz
Na minha não tem " nós", kkk.

Vou fazer minha inscrição Quarta. Acho que se estudar bastante, me saio bem, uma vez fui premiado numa Prova do 9° Ano. Será que to no mesmo ritmo? Hum...

more_horiz
Fiz Enem ano passado, e consegui o curso de Administração numa faculdade federal, então acredito que posso dar certos conselhos a vocês.

Primeiro, é desnecessário estudar tanto. As perguntas no Enem são aleatórias, é quase impossível descobrir o que vai cair. Foquem somente em redação, façam um curso preparatório para adquirir certos argumentos preparados. A nota da redação vale 3~5x de sua nota (algo assim).

Saiba ler com calma, o Enem é uma prova de resistência. Quantas vezes, ao chegar na questão 100 em diante, eu fiquei com uma baita preguiça de concluir.

Enquanto faz a prova, pense nos assuntos que irá escrever na redação. Sério, uma redação bem feita demora horas para ser concluída, principalmente quando o tema é ingrato (O que não é o caso do Enem). Redação não é algo que se faz em 30 minutos.

Farei novamente o Enem, só pra arrumar Direito ou coisa "melhor" :heheh:

S2ara escreveu:
Vocês podem optar por colocar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio.
E no próximo Enem, com esse certificado em mãos, vocês podem concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ser beneficiado pela Lei das Cotas e concorrer às bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Ou seja, mesmo que vocês tenham estudado a vida toda em escolas particulares... Se concluírem o Ensino Médio através do Enem, poderão concorrer como cotistas, além do ProUni.

Mas para isso existem apenas 4 regrinhas:
• Completar 18 anos até o dia da primeira prova do Enem (Resumindo, ter 18 anos);
• Indicar na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
• Escolher na inscrição do Enem uma instituição certificadora (de preferência uma na sua cidade);
• Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.

Essa é uma tática que vem sendo bastante utilizada por estudantes que desejam fugir da elevada concorrência, a exemplo do curso Medicina.

Acho canalhice se usufruir de cotas desta maneira.

Sem contar que tenho total certeza que daria merda, simplesmente porque há uma burocracia muito grande a respeito dos cotistas. Precisa ter vários documentos, correr muito atrás, entre outras coisas para se beneficiar delas.

Entrei como Ampla Concorrência, e conheci gente cotista, e eu sei o aperto que essas pessoas passaram.

more_horiz
Bom...
Esqueçam essa história de que é desnecessário estudar tanto... Como o Staz mesmo falou, o ENEM é uma prova "aleatória", então quanto mais o indivíduo estudar (estiver preparado) menor será a chance dele ser pego de surpresa e errar inúmeras questões...

Em grau de importância:
1- Redação
2- Matemática
3- Ciências da Narureza
4- Ciências Humana
5- Linguagem

Não faça duas coisas ao mesmo tempo, pois isso atrapalha bastante o raciocínio, prejudicando o seu desempenho... Tem pessoas que estão fazendo a prova de português no momento, se lembra de um detalhizinho, volta para escrever na redação e depois acaba se perdendo na prova de port.

O conselho que eu dou é o seguinte:
Geralmente, na prova de linguagem vem textos que falam sobre o tema da redação.
Então leiam primeiro o tema da Redação e depois vão fazer a prova de linguagens. Quando terminar, vc terá algumas ideias formuladas na cabeça... Daí é só aproveitá-las na sua redação...

Mas lembrem-se de que o Enem é uma prova contra o Tempo...
Matemática é a segunda prova que mais vale pontos e ela ainda exige um raciocínio bem considerável do indivíduo...
Deixá-la por último tem os riscos do fator tempo...

Uma outra dica é a seguinte:
Não gastem mais que 3 minutos em cada questão.
Se você ler uma questão e não souber responder, não fiquem insistindo... Vão para a próxima questão e no final da prova, vcs voltam para tentar respondê-las.

@Staz
O próprio sistema de cotas já é uma canalhice... Então...
E essa sua "Total Certeza" é falha...
O próprio MEC assegura esse direito aos indivíduos...
Pessoas que tiverem o seu ensino médio concluído pelo ENEM, podem concorrer como cotistas... Isso é L-E-I...
Se quiser pode até pesquisar no próprio Site do MEC...

more_horiz
S2ara escreveu:

O próprio sistema de cotas já é uma canalhice... Então...
E essa sua "Total Certeza" é falha...
O próprio MEC assegura esse direito aos indivíduos...
Pessoas que tiverem o seu ensino médio concluído pelo ENEM, podem concorrer como cotistas... Isso é L-E-I...
Se quiser pode até pesquisar no próprio Site do MEC...

Primeiramente como assim o sistema de cotas é canalhice?
Pra mim Ensino publico superior deveria ser pra quem não tem condições, reservada a cotas para quem quer livre concorrência, pelo menos uns 20 %
Você não sabe o perrengue de quem tem bolsa por cota (eu sou bolsista)
Se a pessoa estudou em colégio particular, então tem condições de pagar uma facudade
Isso é falta de ética e moral, e não é LEI, se atente, pois a cota também se caracteriza pela renda familiar

Rapeize, não aconselho fazer isso de concluir pelo ENEM não, eu conclui o Ensino medio pelo ENEM, mas pq eu sou auto de data (odiava a escola, pois não ensinavam o suficiente )

Mas enfim sua cabeça, seu guia

Desejo boa sorte aos que farão a prova

OBS: Quimica, fisica e biologia são tretas :fogo:

more_horiz
Física é minha "pior" especialidade e passei pra Eng. Elétrica :fera:
Enfim, vou fazer o ENEM novamente pra ampliar meu leque de possibilidades.
E, apenas um conselho para quem tá na dúvida: Quanto mais cedo você ganhar o ritmo da prova, melhor. Eu fiz apenas no terceiro, mas se tivesse alguma experiência tinha conseguido mais pontos.
Boa Sorte a todos e estudem :UH:

more_horiz
Eu estou no primeiro ano do ensino médio. Gostaria de saber se vale a pena me inscrever mesmo, por mais que seja apenas para ganhar experiência.

Ano quem vem é certo de que farei, mas tenho dúvidas quanto a fazer nesse ano. Vale a pena mesmo?

more_horiz
Nobody escreveu:
Eu estou no primeiro ano do ensino médio. Gostaria de saber se vale a pena me inscrever mesmo, por mais que seja apenas para ganhar experiência.

Ano quem vem é certo de que farei, mas tenho dúvidas quanto a fazer nesse ano. Vale a pena mesmo?

Claro que sim Body, o que mais vai valer aqui é a experiência com esse tipo de prova que você vai ganhar. Você vai ficar mais familiarizado, quando for fazer no 3° ano, não vai ter um tipo de medo, já vai estar mais relaxado. Além de que, com essas provas você pode se aperfeiçoar.

É muito bom fazer duas vezes antes, eu te aconselho, faça.

more_horiz
Eu ainda to no 2º,mas vou fazer. :doge:

Aconselho sim Bodin. É uma ótima experiência,vai melhorar o seu conhecimento geral sobre a prova e ainda você se isenta do pagamento afirmando que você tem uma renda lixo. :doge:

more_horiz
Uma outra dica é a seguinte:
Não gastem mais que 3 minutos em cada questão.
Se você ler uma questão e não souber responder, não fiquem insistindo... Vão para a próxima questão e no final da prova, vcs voltam para tentar respondê-las.

@ Sara, eu acho impossível responder em 3 minutos, e aqueles textos enormes, ter que pensar, fazer aquelas contas enormes, meu cérebro é lento, kkk.

E uma duvida, pra quem sabe, a Redação se faz na Hora que quiser ou tem uma Hora marcada?

more_horiz

Muitas pessoas acham que o Enem é um bicho de sete cabeças, que a prova é super horrível e complicada, e vão fazer a prova super tensos. Fiquem tranquilos, se você tiver estudado corretamente, se empenhado, com certeza irá tirar uma nota muito boa. Minha primeira experiência foi ano passado, eu não tinha muita visão de Enem e me arrependo de ter feito tão velho (com 17 anos) Eu poderia ter feito muito mais novo e assim adquirido uma experiência maior. Vocês tem que saber que a prova não se baseia apenas em raciocínio e cálculos, para fazer uma boa prova você precisa também estar preparado fisicamente, até porque passar 4~5 horas sentado não é mole não. Alimentem-se bem, levem bastante água, chocolate, doces.. nada de levar marmitas, ou coisas que façam barulho ao abrir, pois isso atrapalha a concentração dos outros participantes. Durmam cedo e tentem não entrar no Computador nos dias que antecedem o Enem, pois poderão perder o foco, aproveitem o tempo livre para rever as matérias que estudou e repor as energias, só um final de semana sem computador não irá matar ninguém. Essas são as dicas para quem irá fazer o Enem esse ano, eu particularmente não irei fazer o Enem, tomei essa decisão hoje mesmo porque irei me mudar para a Argentina em 2015 e minha mãe achou melhor deixar para fazer faculdade lá mesmo. Desejo a todos uma boa sorte ! :zeca3:

more_horiz
sakomekieh escreveu:

Primeiramente como assim o sistema de cotas é canalhice?
Pra mim Ensino publico superior deveria ser pra quem não tem condições, reservada a cotas para quem quer livre concorrência, pelo menos uns 20 %
Você não sabe o perrengue de quem tem bolsa por cota (eu sou bolsista)
Se a pessoa estudou em colégio particular, então tem condições de pagar uma facudade
Isso é falta de ética e moral, e não é LEI, se atente, pois a cota também se caracteriza pela renda familiar

Rapeize, não aconselho fazer isso de concluir pelo ENEM não, eu conclui o Ensino medio pelo ENEM, mas pq eu sou auto de data (odiava a  escola, pois não ensinavam o suficiente )

Mas enfim sua cabeça, seu guia

Desejo boa sorte aos que farão a prova

O programa de cotas não passa de uma estratégia para disfarçar, "reparar" os erros cometidos pelo governo em relação à educação...
Em outras palavras, o Sistema de Cotas se equipara ao programa Mais Médicos...

Afinal... é mais fácil, e principalmente mais barato (estamos falando do Brasil), investir na educação pública garantindo melhores condições de ensino e aprendizado, ou facilitar o ingresso dos "desfavorecidos" nas Universidades?

É mais fácil e principalmente mais econômico investir na saúde, garantindo melhores condições de atendimento médico, ou importar mão-de-obra barata de Cuba?

E NÃO EXISTE essa história de que Ensino Superior Público deveria ser reservado para aqueles que não possuem condições... Isso não passa de uma visão discriminante...
Seja o indivíduo Rico, Milionário, Bilionário ou Pobre... TODOS possuem o direito à educação... Cabe a ele escolher entre o público e o particular...
Eu não sou obrigada a viver 1/4 de minha vida pagando mensalidades porque outras não possuem as mesmas condições... Isso é irracional, injusto...
Daqui a pouco vocês vão estar querendo restringir a saúde pública somente àqueles que não possuem condições, e os outros que paguem suas consultas...

Enfim...
Essa história do Certificado de Conclusão é Verídica... 3 amigos já estão na Universidade Federal por terem recorridos a essa alternativa...
Qualquer um pode confirmar olhando no próprio site do MEC ou até em outros...
Uma pessoa que conclui o Ensino Médio pelo Enem já se enquadra no grupo de cotistas...

@ Neji
kkkkkkk... Tbm concordo... Mas esse é o cálculo ideal...
A prova dura 270 min (4 horas e 30 min) e são 90 questões... 270/90 = 3 min por questão...
E 60 min é o tempo ideal para a Redação ser concluída...

É claro que isso não é uma regra...
Certas questões irão exigir menos tempo (algumas são resolvidas em menos de 1 min), e outras irão exigir mais tempo...
Mas é a partir disso que se tira o equilíbrio...

Gente, só mais uma dica...
Na prova de linguagens (e outras que possuírem textos grandes), sempre comecem lendo o enunciado e as alternativas para depois lerem o texto...
1- Isso irá te dar uma idéia do que exatamente procurar no texto...
2- Irá evitar repetições de leitura... afinal, quando a gente lê o texto e depois vai ler os enunciados, muitas vezes temos que ler tudo novamente por ter esquecido, ou para encontrar o que se procura...
3- Muitas questões podem ser respondidas sem a leitura do texto... Isso occorre porque, não raramente, os textos servem apenas como uma introduçãozinha/historinha...

more_horiz
S2ara escreveu:
Enfim...
Essa história do Certificado de Conclusão é Verídica... 3 amigos já estão na Universidade Federal por terem recorridos a essa alternativa...
Qualquer um pode confirmar olhando no próprio site do MEC ou até em outros...
Uma pessoa que conclui o Ensino Médio pelo Enem já se enquadra no grupo de cotistas...

Essa não sabia,

Terminei o 3° Ano do Médio em 2013, porém ainda não pedi meu certificado de conclusão.

Então eu ainda posso usar essa "tática" e fazer a prova do Enem pra concluir o ensino médio? E depois entrar no sistema de cotas?

Normalmente eu não teria cota pra nada, mas me interessei pelo que você falou, pode passar um contato por MP pra gente conversar melhor.

more_horiz
Ata entendi, de fato algumas dá para resolver em 1 minuto, outras não...

Acho que vou ter apenas uns 30 minutos para a redação, espero... Eu fiz uma Redação preparatória esse ano e terei digamos se 1000 for o máximo, somente 650, mas em apenas 15 minutos, não deu tempo e a culpa foi do Colégio ( Ou a secretaria do Estado, sei lá) que não levou as provas a tempo. No Enem, ainda bem que não tem isso. Acho, kkk.

Nossa arrependo de não ter feito antes para ter mais experiência...

PS: Ah e se tiver de marcar e tal, é muito importante prestar atenção. Nesse ano mesmo, eu perdi 1 ponto numa prova, por ter acertado a questão e marcado errado. Afs.

more_horiz
S2ara eu coloquei todos os meus dados certinhos la aparece a minha escola e tudo mais quando eu clico aparece

Prezado Participante,

Seu nome não foi localizado na escola informada. Verifique os dados da escola e faça uma nova pesquisa. Caso esteja realmente matriculado na escolaROQUE CELESTINO PIRES, prossiga a inscrição.

Declaro ser concluinte do Ensino Médio e estar matriculado em uma escola pública. Por ser verdade, confirmo a informação e estou ciente que posso responder, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta minha eliminação do ENEM 2014, além de responder pelo disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83,936, de 06 de setembro de 1979.

como eu resolvo isso
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos