sakomekieh escreveu:
Primeiramente como assim o sistema de cotas é canalhice?
Pra mim Ensino publico superior deveria ser pra quem não tem condições, reservada a cotas para quem quer livre concorrência, pelo menos uns 20 %
Você não sabe o perrengue de quem tem bolsa por cota (eu sou bolsista)
Se a pessoa estudou em colégio particular, então tem condições de pagar uma facudade
Isso é falta de ética e moral, e não é LEI, se atente, pois a cota também se caracteriza pela renda familiar
Rapeize, não aconselho fazer isso de concluir pelo ENEM não, eu conclui o Ensino medio pelo ENEM, mas pq eu sou auto de data (odiava a escola, pois não ensinavam o suficiente )
Mas enfim sua cabeça, seu guia
Desejo boa sorte aos que farão a prova
O programa de cotas não passa de uma estratégia para disfarçar, "reparar" os erros cometidos pelo governo em relação à educação...
Em outras palavras, o Sistema de Cotas se equipara ao programa Mais Médicos...
Afinal... é mais fácil, e principalmente mais barato (estamos falando do Brasil), investir na educação pública garantindo melhores condições de ensino e aprendizado, ou facilitar o ingresso dos "desfavorecidos" nas Universidades?
É mais fácil e principalmente mais econômico investir na saúde, garantindo melhores condições de atendimento médico, ou importar mão-de-obra barata de Cuba?
E NÃO EXISTE essa história de que Ensino Superior Público deveria ser reservado para aqueles que não possuem condições... Isso não passa de uma visão discriminante...
Seja o indivíduo Rico, Milionário, Bilionário ou Pobre... TODOS possuem o direito à educação... Cabe a ele escolher entre o público e o particular...
Eu não sou obrigada a viver 1/4 de minha vida pagando mensalidades porque outras não possuem as mesmas condições... Isso é irracional, injusto...
Daqui a pouco vocês vão estar querendo restringir a saúde pública somente àqueles que não possuem condições, e os outros que paguem suas consultas...
Enfim...
Essa história do Certificado de Conclusão é Verídica... 3 amigos já estão na Universidade Federal por terem recorridos a essa alternativa...
Qualquer um pode confirmar olhando no próprio site do MEC ou até em outros...
Uma pessoa que conclui o Ensino Médio pelo Enem já se enquadra no grupo de cotistas...
@ Neji
kkkkkkk... Tbm concordo... Mas esse é o cálculo ideal...
A prova dura 270 min (4 horas e 30 min) e são 90 questões... 270/90 = 3 min por questão...
E 60 min é o tempo ideal para a Redação ser concluída...
É claro que isso não é uma regra...
Certas questões irão exigir menos tempo (algumas são resolvidas em menos de 1 min), e outras irão exigir mais tempo...
Mas é a partir disso que se tira o equilíbrio...
Gente, só mais uma dica...
Na prova de linguagens (e outras que possuírem textos grandes), sempre comecem lendo o enunciado e as alternativas para depois lerem o texto...
1- Isso irá te dar uma idéia do que exatamente procurar no texto...
2- Irá evitar repetições de leitura... afinal, quando a gente lê o texto e depois vai ler os enunciados, muitas vezes temos que ler tudo novamente por ter esquecido, ou para encontrar o que se procura...
3- Muitas questões podem ser respondidas sem a leitura do texto... Isso occorre porque, não raramente, os textos servem apenas como uma introduçãozinha/historinha...