Minatards vão chorar por eu não achar que o Minato era lá aquelas coisas.
Minato nunca >>> que o cara que inventou kage bunshin, hiraishin e edo tensei.
Hiruzen peitou Hashirama, Tobirama e Orochimaru já em idade avançada (mesmo com os Edos noobs).
Enfim
Ele criou sim, mas qual desses Jutsus aí pega o Minato? Hiraishin e Kage Bunshin o Minato também tem. Se estamos citando feitos, então eu posso começar a falar sobre o Minato ter teletransportado a si mesmo e a Kyuubi FULL (que era pelo menos duas vezes maior que a Kyuubi na qual o Naruto se transformou, enquanto lutava com o Obito) para os arredores da vila, sendo que um instante antes eles estavam no centro dela e isso logo depois de invocar um sapo gigantesco como o Gamabunta...
Que o Minato em vida detonava pelotões, exércitos inteiros em um piscar de olhos, que até um Kages como Onoki e Kira A "temiam" a força dele, o primeiro deu ordem a seus próprios shinobis para que fugissem quando o visse não importando o nível, o segundo, se não fosse a ajuda do Bee, teria rodado rapidamente e disse com suas próprias palavras que acreditava que o Yondaime era um dos ninjas mais poderosos que já conheceu.
Sobre o Orochimaru, Anko em uma discussão com o Sandaime, um pouco antes da aparição do Sannin, disse com suas próprias palavras que se sentiria mais segura com o Minato vivo, não entendo o porque de você ter citado isso ou o porque de isso tornar o Hiruzen superior a alguém aqui. Mas se equilibra, depois de acabar rapidamente com um user de Kamui (que só saiu vivo porque o Minato deixou, o que impediria de degolá-lo, uma vez que havia uma marca bem nas costas dele?), o Minato parou ninguém mais que a Kyuubi, enquanto Hiruzen e os outros rezavam...
E ainda quero saber, que problemas exatamente os Edo Tenseis do Orochimaru / Tobirama trariam ao Minato, que poderia facilmente selá-los?