Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

timidez excessiva

+13
Alef Aburame
Klauss
Sasuke
Meliodas, o Pecado da Ira
pluuuuffff
Gabriel Guimarães
Angel Of Death
Ellos
Uman
Itachi304
Senju Felipe
Uchiha Psycho
Mateus Severo
17 participantes

descriptiontimidez excessiva Emptytimidez excessiva

more_horiz
Eu gostaria da opinião de vcs de como acabar com minha timidez excessiva eu sei que vc nao sao nenhum psicólogo mais e melhor do que nada hehe :D

descriptiontimidez excessiva EmptyRe: timidez excessiva

more_horiz
Também sou tímido!

Sei lá, para tirar um pouco dessa timidez converse com os amigos no Zap Zap.

more_horiz
Minha opinião de leigo no assunto, é o que qualquer um diria: Você tem que se enturmar. O que é estranho eu responder, já que isso é justamente o que falta, sendo assim o seu problema. Então eu estou propondo uma solução óbvia e que você já conhece.

Não estranhe, com todos é assim. Você sabe que tem que interagir, mas não significa que consegue faze-lo quando quer. Comece entrando no chatbox do fórum por exemplo. Como o @Neji disse, converse no Whatsapp, troque mensagens, converse no face.

Tente ser mais "zoeiro" também com seus amigos pessoalmente, essa é a forma mais rápida de deixar de ser tímido. É muito mais fácil quando tem alguém "idiota" no grupo de colegas, dessa forma você ri querendo ou não, acaba por fazer comentários, e quando perceber, já está bem enturmado. Mas, se seus amigos forem do tipo "politicamente corretos", ou traduzindo, aqueles caras frescos que se acham por algum motivo imbecil, aí ficará mais difícil. Mas no geral, apenas comece a entrar no assunto. Eu duvido que conversem complexamente, mas se for o caso, pesquise o que eles conversam diariamente, e aí você começa a opinar.

Uma pergunta: Isso também tem haver com meninas né? Porque se é esse o foco, relaxe que não é o único a ser tímido por esse motivo. Tomar iniciativa e conversar com alguma delas, é um dos caminhos ótimos para você se acostumar.

E não fique com medo só porque alguma menina é bonita, ou um garoto e talz, e parecem não ligar. Eu via aquelas "gatinhas" de nariz empinado e pensava que elas deveriam ser cheias de assunto e conteúdo. Não quero generalizar, mas depois de 5 minutos de conversa, você já passou do tímido para o "foda-se". A maioria tem o narizinho empinado sim, mas é só pose, as vezes (na maioria) ainda possuem menos assunto que você.

Estou dizendo isso, porque a maioria das timidez se devem ao achar que as outras pessoas são cheias de assunto, de conteúdo, que você ficará deslocado e etc. Pois saiba que não é bem assim. É muito raro falar com pessoas da sua idade que irão te deixar sem graça dessa forma. A maioria é tão tímido quanto você, a diferença é se acostumaram á um nível de interação, tanto é que se você pedir para fazerem qualquer coisa fora do padrão, "tremem na base".

Então não fique pensando muito no que falar, dê sim uma pesquisada se forem assuntos que você não conhece, tente dar uma "ajeitada" geral, mas fique tranquilo, deixe rolar, o processo é natural.

Posso ter ajudado, ou ter falado um monte de merda, agora é contigo.

obs: Acabei de me lembrar: Eu costumava ver uns vídeos troll no Youtube, para poder zoar e/ou contar para meus amigos depois (já faz muito tempo, 8° ano isso u.u), é outra coisa que te relaxa.

more_horiz
Quando eu era adolescente também tinha timidez excessiva. Eu odiava isso, não conseguia falar com muita gente perto, tipo, perguntar coisas na aula os para professores era impossível. Se eu estava em algum lugar e precisava pedir informações, era uma tortura pra mim. Eu perguntava e a pessoa falava: "Oi? Não ouvi, fala mais alto." Aí eu engasgava, gaguejava, minha voz nem saía.

Eu me livrei de grande parte dessa timidez quando tinha 15 anos, ao fazer um mini curso de teatro. Eu nem queria ser atriz nem nada, mas ouvi o anúncio no rádio de que um renomado instrutor do Rio de Janeiro iria ministrar uma oficina de teatro de 2 meses lá na minha cidade e me deu vontade de fazer. Obviamente, com essa timidez toda, eu era a pior aluna do curso, mas ter participado dessa pequena oficina serviu para muitas coisas importantes na minha vida, a principal delas foi uma grande diminuição da minha timidez (diminuição drástica). Eu nem cheguei a apresentar uma peça ao final da oficina com a turma (eu abandonei faltando uma semana para o fim por motivos financeiros), mas só de ter participado dos exercícios e dinâmicas que o instrutor colocava a gente para fazer durante as aulas eu já obtive bastante confiança em mim mesma. Durante esse curso eu descobri também que eu odeio fazer teatro, odeio muito mesmo, kkkk (odeio por nenhum motivo, simplesmente é uma característica intrínseca minha). Mas mesmo assim, foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida. Eu indico para todo mundo que tenha problemas com timidez: faça um curso de teatro, sem medo.

Edit: Acabei de ler o post do Kakau e vou dar minha opinião a respeito do que ele falou: Seria válido para uma timidez normalzinha, mas não serve para um caso de timidez excessiva. Falar "você tem que se enturmar" para alguém com timidez excessiva é a mesma coisa que falar "você tem que andar" para alguém paralítico. A pessoa simplesmente não consegue. Do mesmo jeito que alguém sem movimento nas pernas tem que fazer seções de fisioterapia com aparelhos e acompanhamento profissional para recuperar os movimentos, alguém com timidez excessiva precisa participar de algum tipo de terapia com algum tipo de profissional. No meu caso, a minha terapia foram os exercícios e dinâmicas em grupo do curso de teatro e o profissional foi o instrutor, cujo nome não me lembro, mas era bem renomado, um cara muito competente.

more_horiz
Paty sua.......... :zeca:
Postou tudo que eu ia postar. 😢

Bom, eu acho que conversas no Zap Zap, facebook e afins, não resolve muito; uma vez que você está atrás de uma tela de computador, "protegido" do meio exterior, do "olho no olho" com quem você conversa, e longe da opinião que a pessoa formaria ao ouvir tua voz e ver sua aparência, tudo se torna mais fácil para dialogar. Digo isto pois eu sou bastante tímido e tenho muito mais facilidade de conversar via internet do que na vida real. :heheh:

A questão é que diante deste contato real, nós (vou dizer "nós" pois penso que estamos na mesma situação rs) travamos. A conversa não flui direito, começo a suar e diante de um público desconhecido eu tenho até taquicardia. :ana:
Pense como era eu apresentando trabalho pra classe durante o ensino fundamental/médio. rsrsrs
Isso no pior dos casos, claro. kkkk

Bom, como a Paty falou, tente buscar algo que ti obrigará a exercitar relações sociais e corporais (teatro com exercícios de expressão corporal ajudam muito). Esportes coletivos são benéficos também.
Enfim, é isso. ^^

PS. Cadê o Uman pra descrever o que é timidez? KKKKKKKKKKKK :ana:

more_horiz
Só uma dica para sua timidez excessiva cara:

"Se Joga" "Bota pra Fude" kkkkkk, enfim seja mais extrovertido, não tenha medo de expor quem você é ou o que pensa, eu também era assim até meus 15 anos de idade, porém depois eu comecei a expor mais de mim mesmo e deu certo!

O problema de uma pessoa tímida está principalmente no medo de pensar no que os outros iram achar a seu respeito ao se expor, ou seja medo de fazer feio entende?
Encare mais as pessoas frente a frente, cara a cara, olho no olho, se enturme, saia com elas, pois dar um role com o pessoal (não confundam com rolezinho kk) facilita mais sabia?, esse negocio de conversar mais através de um celular ou internet não ajuda em nada infelizmente! Aliás a internet é o único meio de socialização onde os tímidos não se sentem tímidos, ou seja isso não funciona.
"Não vivemos para agradar todo mundo"

Sua timidez só depende de você!

Espero ter ajudado, FALOWS!

Última edição por Itachi304 em 24/5/2014, 01:12, editado 1 vez(es)

more_horiz
Eu gostaria da opinião de vcs de como acabar com minha timidez excessiva eu sei que vc nao sao nenhum psicólogo mais e melhor do que nada hehe :D

Kkkkk

Academico de Psicologia serve? :QQ:

Faça isso. Procure um psicólogo.

Depende de um monte de fatores, e tambem da intensidade.

Quantos anos voce tem, o que gosta de fazer, como sao eus amigos...

As vezes voce acha que é timido, mas é por consequencia do clima que aeus amigos proporcionam.

Para lidar com isso, como o pessoal disse, existem vaios meios. Porém, se for algo realmente excessivo (o que é bastante improvável, ja que você pôde até mesmo falar isso aqui), as vezes apenas se expor e tentar pode nao adiantar.

Em todo caso, nao custa nada ir à um psicologo da linha "cognitivo comportamental" e conversar com ele/ela.

more_horiz
Cara acabar com a timidez é muito facil e simples

Voce vai pra rua para algum lugar onde voce nao conheça as pessoas, chegando la voce pergunta as pessoas na rua que horas sao, pergunta quanto custa um salgado, pergunta quanto é um chaveiro e fica nessa uns 10 minutos

Se todo dia voce falar com gente estranha apenas para perguntar coisas simples, voce começara a perder a timidez e medo de falar com gente estranha

Entrar em grupos tipo teatro, futebol ou sei la, nao adianta mt porque em pouco tempo se vai se acostumar a essas pessoas e continuara timida com pessoas desconhecidas

Perder a timidez é simples, fale com pessoas aleatorias na rua perguntando coisas que voce talvez ja ate saiba tipo o exemplo de perguntar as horas mas se kizer apele e arrume um emprego de vendedor de algo em algum camelo ou shopping, assim voce ganha din din e perde a timidez em dias

more_horiz
Senju Felipe-Sama escreveu:

Foi mal Felipin, li a sua mente. :ana:

Bom, eu acho que conversas no Zap Zap, facebook e afins, não resolve muito; uma vez que você está atrás de uma tela de computador, "protegido" do meio exterior, do "olho no olho" com quem você conversa, e longe da opinião que a pessoa formaria ao ouvir tua voz e ver sua aparência, tudo se torna mais fácil para dialogar. Digo isto pois eu sou bastante tímido e tenho muito mais facilidade de conversar via internet do que na vida real. :heheh:

A questão é que diante deste contato real, nós (vou dizer "nós" pois penso que estamos na mesma situação rs) travamos. A conversa não flui direito, começo a suar e diante de um público desconhecido eu tenho até taquicardia. :ana:
Pense como era eu apresentando trabalho pra classe durante o ensino fundamental/médio. rsrsrs

Bom, como a Paty falou, tente buscar algo que ti obrigará a exercitar relações sociais e corporais (teatro com exercícios de expressão corporal ajudam muito). Esportes coletivos são benéficos também.
Enfim, é isso. ^^

Eu sei bem como é isso de travar, suar, ter taquicardia. Eu chegava a ter tonturas e enjôos, como se eu fosse desmaiar. Não adianta buscar interação pela internet, a pessoa precisa aprender a interagir na vida real.

Eu acabei de me lembrar de alguns dos exercícios do curso de teatro. Um deles era ficar olhando nos olhos do colega por alguns minutos (acho que era 2 minutos), sem olhar para o lado, sem falar nada, sem rir, tinha que ficar olhando mesmo diretamente para os olhos. Quando dava o tempo a gente trocava e ia olhar nos olhos do outro colega, até todo mundo ter olhado nos olhos de todo mundo da turma.

Um outro era conversar entre a gente gritando, como se a pessoa estivesse do outro lado da rua.

Como pode ver, são exercícios bem específicos que não dá pra você mesmo fazer em casa na frente de um computador. Por isso eu acho que o teatro é a melhor coisa, pois você é obrigado a interagir com um grupo de pessoas de carne e osso e os tipos específicos de exercícios bizarros que você vai ter que fazer lá, inevitavelmente eliminam em grande parte a sua timidez, parece que foram projetados para isso.

more_horiz
Uchiha Psycho escreveu:

Foi mal Felipin, li a sua mente. :ana:

Enfim, é isso. ^^

Eu sei bem como é isso de travar, suar, ter taquicardia. Eu chegava a ter tonturas e enjôos, como se eu fosse desmaiar. Não adianta buscar interação pela internet, a pessoa precisa aprender a interagir na vida real.

Eu acabei de me lembrar de alguns dos exercícios do curso de teatro. Um deles era ficar olhando nos olhos do colega por alguns minutos (acho que era 2 minutos), sem olhar para o lado, sem falar nada, sem rir, tinha que ficar olhando mesmo diretamente para os olhos. Quando dava o tempo a gente trocava e ia olhar nos olhos do outro colega, até todo mundo ter olhado nos olhos de todo mundo da turma.

Um outro era conversar entre a gente gritando, como se a pessoa estivesse do outro lado da rua.

Como pode ver, são exercícios bem específicos que não dá pra você mesmo fazer em casa na frente de um computador. Por isso eu acho que o teatro é a melhor coisa, pois você é obrigado a interagir com um grupo de pessoas de carne e osso e os tipos específicos de exercícios bizarros que você vai ter que fazer lá, inevitavelmente eliminam em grande parte a sua timidez, parece que foram projetados para isso.

Nossa... eu entraria em convulsão se fizesse esses exercícios. :ana:
Não suporto chamar a atenção para mim; por isso nunca converso, quando estou em público, num tom de voz que alguma pessoa do outro lado (de uma sala de aula por exemplo) possa me ouvir. Quando me gritam na rua... #SOS Vontade de correr e enfiar a cara debaixo da terra like avestruz. Ou então faz a egípcia e finge que não é contigo. :ana:
Olhar nos olhos das pessoas é algo que pessoas tímidas certamente não fazem. rs
Certa vez li (ou vi, não sei ao certo kkkk) que pessoas tímidas não olham nos olhos pois estaria "encarando" a pessoa e isso "obriga" o interlocutor a olhar de volta para si. E ver que uma pessoa ti olha (e ti analisa) e não poder saber o que ela pensa de ti, é muito angustiante. :fem:

Enfim, esses exercícios que você disse, certamente ajudariam.
Concordo com tudo que você disse. Eu não poderia dizer melhor. :ri:

Ellos escreveu:

Voce vai pra rua para algum lugar onde voce nao conheça as pessoas, chegando la voce pergunta as pessoas na rua que horas sao, pergunta quanto custa um salgado, pergunta quanto é um chaveiro e fica nessa uns 10 minutos

Se todo dia voce falar com gente estranha apenas para perguntar coisas simples, voce começara a perder a timidez e medo de falar com gente estranha

Entrar em grupos tipo teatro, futebol ou sei la, nao adianta mt porque em pouco tempo se vai se acostumar a essas pessoas e continuara timida com pessoas desconhecidas

Perder a timidez é simples, fale com pessoas aleatorias na rua perguntando coisas que voce talvez ja ate saiba tipo o exemplo de perguntar as horas mas se kizer apele e arrume um emprego de vendedor de algo em algum camelo ou shopping, assim voce ganha din din e perde a timidez em dias

André, você tirou a semana para fazer posts bizarros? :~.~:
Não aguento.. KKKKKKKKKKKKKKKK

Eu discordo de você. :diogo: Não sei se timidez é algo que pode ser eliminado da pessoa. Acredito que existam pessoas que APRENDEM a lidar com ela. Neste sentido que o curso de teatro, esportes coletivos, ajuda de um profissional, entre outros exercícios poderiam ajudar nesta questão. Pois sempre vai haver aquela situação em que a pessoa vai se introverter e vai pensar "me tira daqui". :heheh:
Enfim.. rsrs

Última edição por Senju Felipe-Sama em 24/5/2014, 02:05, editado 1 vez(es)

more_horiz
Se a timidez for tão problemática para você, procure ajuda profissional, só ele vai poder dizer como lidar com isso. O Uman poderia fazer umas terapias por Skype com você. haha

Se o problema não for tão grave, faça o seguinte: nunca pense muito antes de fazer ou falar algo. Ficar planejando as coisas na sua cabeça é mais um empecilho do que algo benéfico. Falou merda? Não tem problema, todo mundo fala. Sinceramente, papo bom não é aquele todo bem articulado e cauteloso. Tem que pensar menos e fazer mais cagadas mesmo.

more_horiz
O que é a timidez? voces ja se perguntaram?

Eu poderia colocar em simples palavras e dizer apenas "é o medo de ser julgado". Subconscientemente, entretanto.

Conscientemente voces devem se perguntar "o que isso tem a ver com o fato de eu nao conseguir interagir eficientemente com os outros?"...

Eu digo. O Ser Humano é um bicho que "precisa" ser reconhecido. "Precisa" de atenção, de ser levado a sério.

Então, é natural que tenha medo de estar errado, de fazer confusão, e de ser julgado pelos outros consequentemente, perdendo sua credibilidade.

Porém, sempre que (na maioria dos casos) entramos num campo de conhecimento ou do saber que não estamos acostumados ou não "dominamos", nós sentimos medo de falar alguma besteira e "sermos julgados".

O que é isto então? Psicologicamente falando, a timidez é um mecanismo de defesa natural que nos "ensina" a ficar longe de situações como esta que descrevi. Este mecanismo aliás, é fruto da evolução do nosso instinto primitivo, que garantia nossa sobrevivência.
(numa época que voce sobrevivia à base do instinto, então se não fosse algo que voce tivesse plena CERTEZA de que faria certo, voce nao faria, pois este mecanismo dispararia e voce ficaria "imóvel", até escolher não fazer mais aquela determinada ação "duvidosa" que poderia te colocar em risco).

Como o ser humano não passa por situações de risco diariamente como na antiguidade, este nosso "sensor" meio que entrou em desuso, pelo menos de forma geral. Logo, ele entra em conflito por engano, em algumas situações que entendemos não ter necessidade.

Voces podem perceber, que seus sintomas são bastante similares aos que sentimos quando passamos por uma sensação de estar correndo risco de vida, de medo propriamente dito. Porém, eles sao expressos de forma mais "localizada", isto é, no pescoço, bochecas, orelhas e olhos, onde temos mais fluxo sanguíneo.

Vermelhidão, taquicardia, suor, pupilas dilatadas, gaguejo, imobilidade...

O que acontece é que o cérebro da uma pequena "travada", aquele momento de "tela azul", quando fazemos confusão.

Isso porque o instinto apita como se houvesse perigo real, mas o consciente sabe que nao, e por isso entra em conflito. Isso pode ser observado quando voce mesmo se pergunta na hora que sente os sintomas, "porque eu me sinto assim? nao tem motivos pra me sentir assim..."

Entao, meus amigos, é completamente normal, e pasmem: 90% da população mundial tem estes sintomas. Mas conforme se amadurece, conforme se vive, o cérebro vai aprendendo a identificar a diferença entre estas situações, e esta inibição (ou "trava de segurança" desaparece naturalmente.

Então, não se preocupe, não há nada de errado em ser timido.

Porém, quando voce nao consegue "identificar" estas diferenças naturais entre falar em publico para desconhecidos e correr risco de vida ( :aliens:) as coisas podem piorar, ocasionando os efeitos que a Paty mencionou. Enjoos, desmaios, tremedeira excessiva e fobia social, ou seja, medo até de botar o nariz pra fora de casa.

Aí nestes casos, realmente o melhor a se fazer é procurar um profissional que pode auxiliar da forma correta (um Psicologo, no caso :okai:)

Mas não se preocupe. A timidez é inversamente proporcional à nossa idade, de forma geral. Quanto mais vivemos, mais nos tornamos seguros de nós mesmos e mais naturalmente agimos. Então relaxe e tente ser apenas você mesmo. Não é preciso forçar a barra para evitar que os outros te julguem de forma errada :planta:

Pronto Senju Felipe-chan, ta explicado '-' UAHSUAHSUHA

Ps: isso nao anula nada do que os outros disseram. Cada um funciona de um jeito, e nao temos uma receita de bolo para tratar dos problemas pessoais de cada um (é por conta disso que o Psicólogo faz toda uma introdutória antes de começar a resolver as questões dos seus pacientes).

Voce pode tentar todas as coisas que foram ditas aqui. Podem ser eficazes, ou nao, tudo depende de como voce funciona :sir:

more_horiz
Ellos escreveu:

André, você tirou a semana para fazer posts bizarros? :~.~:
Não aguento.. KKKKKKKKKKKKKKKK

Eu discordo de você. :diogo:Não sei se timidez é algo que pode ser eliminado da pessoa. Acredito que existam pessoas que APRENDEM a lidar com ela. Neste sentido que o curso de teatro, esportes coletivos, ajuda de um profissional, entre outros exercícios poderiam ajudar nesta questão. Pois sempre vai haver aquela situação em que a pessoa vai se introverter e vai pensar "me tira daqui". :heheh:
Enfim.. rsrs

Nao falei em acabar com timidez nesse sentido, tava falando da timidez excessiva dele

Sinceramente achei bizarro foi o comentario de vcs porque o mlk deve ter uns 15~20 anos e voces inventam coisas toscas como Psicologo, putz o cara talvez nem trabalhe, mesmo que trabalhe ele nao pode sair torrando din din com besterol de psicologo, psicologo é pra gente rica e talz, o povao acaba com timidez indo pra rua mesmo, coisas como curso de teatro é a mesma coisa que apresentar um trabalho na frente da sua turma de colegio.

Qualquer pessoa fica timida diante de situaçoes novas, mas, se vc estiver acostumado a falar com pessoas estranhas que nunca viu tipo olho no olho, entao, esse tipo de situaçao intimista nao vai ti intimidar, entende ?

Melhor que psicologo, melhor que teatro, melhor que essas frescuradas é ir falar com pessoas no mundo real, isso dara a experiencia social que ele precisa, ele nao precisa se aquele cara que fala com qualquer um ou qualquer tipo de mina, só ele fazer oqe disse acaba com o excesso de timidez sem grandes problemas, sem drama, sem gastar dinheiro e isso ele pode fazer ao longo de dias, meses e etc

more_horiz
Gente, qual o problema com o Zap Zap?

Ajuda sim, ué.

Vc conversa com um colega da sala, dai pessoalmente vc terá mais confiança para se expressar melhor. Se vc consegue se sentir menos tímido com alguma pessoa, com o tempo vai acostumando com outras.

Isso, pelo o que vejo dizerem, com o tempo a timidez diminui. Por isso, ao longo desse tempo, tente se enturmar, mesmo que aos poucos.

Teatro é um desafio em tanto e nem todos moram em grandes cidades, não sei nesse caso.

more_horiz
Eu concordo que achei a sugestão do psicólogo um tanto quanto exagerada, mesmo para uma sugestão. Caso ele tivesse dito que já tinha tentado se aproximar de N maneiras e não conseguiu, aí sim, o psicólogo ajudaria ele a lidar com aquilo que não deixa ele se aproximar. Agora, timidez "natural" precisa ser resolvida por psicólogo? Que isso.

Tenho parentes que lidam com essa parte, inclusive um deles é focado em pré adolescentes/crianças. E falam que na maioria dos casos, é simplesmente a falta de conviver em um ambiente mais agitado.

Teatro eu não posso falar muito, já que nunca fiz. Porém, não sou tímido na vida real, e eu ficaria acanhado de iniciar uma aula de teatro. Diria que se a pessoa já tem coragem para se apresentar frente á um pequeno público, 90% do caminho já está aberto.

Enfim, eu concordo com o André, sobre as fórmulas "padrão" de se acabar com a timidez.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos