eu sou muito exigente em relação a esse negócio de ser kage.
a sakura já tem um nível próximo ao de um kage, porém não acho que ela seria uma boa kage, pelo menos agora, mas se ela continuar evoluindo como esta, com certeza.
ela é inteligente, acho que ela comandaria a vila melhor que naruto, ou até sasuke dependendo, mas realmente falta poder.
eu sou do tipo que leva aquele ditado ao pé da letra; " o hokage é o ninja mais poderoso e forte da vila "
em minha opinião, para ser hokage precisa:
ter habilidade em cima da média em ambos os estilos de luta.
ter uma inteligência em cima da média.
ter grande poder ofensivo e defensivo
ser versátil em vários estilos, com elementos, ninjutsus, genjutsus, kushyose, taijutsu e etc.
ter uma considerável quantidade de chakra.
e ter um bom conhecimento, maturidade e frieza em alguns momentos.
a sakura tem um bom poder defensivo com a katsuyu e a cura remota, mas falta ela ser mais versátil, e ter um poder de fogo maior.
em relação a personalidade, a sakura foi criada para ser a personagem mais humana do manga, o próprio autor já afirmou isso e quem acompanha a história da personagem também sabe, ela tem seus altos e baixos, então sempre vai ter aquele momento em que a sakura vai ter feitos incríveis, e vai ter o mento onde ela faz cagadas.
ela não é uma personagem instável.
sobre a capacidade de liderança, eu já descordo de alguns e acho que a sakura tem sim capacidade para liderar mesmo em situações de caos.
ela mostrou isso quando salvou o kankuro
mostrou quando enfrentou sasori, não ficando submissa a velha a todo instante.
na invasão de pein, quando ela liderou o hospital de konoha.
na guerra quando ela incentivou a aliança e os motivou a não desistir.
quando ela teve que suprimir suas emoções e agir rapidamente para salvar naruto, caso contrário o mesmo morreria.
quando ela avaçou sobre madara, com a intenção de criar uma distração para naruto e sasuke.
todos esses atos da sakura teve liderança no meio, mas foi o que eu disse, ela tem seus altos e baixos, há momentos em que ela terá feitos incríveis, e há momentos em que ela fará cagadas.