A inteligência é uma qualidade muito relativa...
Simplesmente não há meios concretos de medi-la sem tomarmos um ponto fixo como referência...
Do ponto de vista Social, a mulher possui maior escolaridade que o homem (1~2 anos a mais).
Do ponto de vista Histórico, no último século, as mulheres sempre ficaram atrás em testes que medem o QI. Contudo, Uma pesquisa mundial (Realizada na Europa, EUA, Brasil nos últimos 4 anos) aponta que as mulheres tem o QI maior do que os homens.
Do ponto de vista Psicológico, as mulheres são mais "dedicadas" aos estudos. Consequentemente, a proporção de mulheres brasileiras com títulos acadêmicos de nível superior é maior que a de homens (12%, ante 10% da masculina)
Do ponto de vista Hebiátrico, a mulher entra e sai da puberdade antes que o homem (2~3 anos mais cedo). Com isso, desenvolvemos nossa capacidade intelectual e psicológica (mentalidade) mais precocemente que eles.
Do ponto de vista Anatômico, Histológico e Citológico; o homem possui um cérebro +/- 10% maior que o da mulher. Por que?
R.: O homem possui cerca de 50% mais fibras musculares que a mulher, além de outras células. Portanto, para controlar um número maior de células são necessários um número maior de neurônios.
Contudo, a inteligência não está ligada ao número de neurônios de uma pessoa, e sim à quantidade e à eficiência das conexões (sinapses) existentes entre eles.
Alguns estudos indicam que as mulheres possuem uma maior capacidade de formar mais sinapses; e outros estudos apontam o contrário.
Do ponto de vista Fisiológico, os homens possuem mais conexões entre os neurônios dentro de cada hemisfério cerebral. No entanto, as mulheres possuem mais conexões cruzadas entre neurônios (De um hemisfério cerebral para outro). Além disso, as mulheres possuem a massa cinzenta (corpos dos neurônios) mais desenvolvida que os homens, enquanto estes possuem a parte branca (axônios e dendritos) mais desenvolvida.
Tais ocorrências explicam o porquê das mulheres serem melhores que os homens em relações humanas, em reconhecer aspectos emocionais nas outras pessoas e na linguagem, na expressão emocional e artística, na apreciação estética, na linguagem verbal e na execução de tarefas detalhadas e pre-planejadas. Enquanto os homens se sobressaem quando calculam o tempo, estimam a velocidade de objetos, realizam cálculos matemáticos mentais, orientam-se no espaço e visualizam os objetos tridimensionais.