Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Metal Progressivo

+3
Hudson
Fehliz
Hidan
7 participantes

descriptionMetal Progressivo EmptyMetal Progressivo

more_horiz
Bom, como estou viciado em metal/rock progressivo agora, eu resolvi postar esse tópico para ver quem curte aqui.

Entre as bandas mais "famosas" são. Dream Theater, Symphony x, Fates Warning, Queensryche, Liquid Tension Expiriment, Yes, Rush, Pink Floyd, Genesis, etc. Mas tem outras menos famosas que são foda também e ahhhh... havia esquecendo. Vou aproveitar esse Tópico aqui, e mostrar um video de uma musica do Fates Warning, que é uma das bandas Progressivo que eu citei... e quem é fã de Angra e do André Mattos(Assim como eu), vejam o video, e veem se o André não tem influência do vocalista do Fates Warning que é o Ray Alder... parece até plágio do andré emcima do Ray ... mas tudo bem haiauahauhua.

descriptionMetal Progressivo EmptyRe: Metal Progressivo

more_horiz
Eu gosto do Masterplan. É irado.

more_horiz
prog hehe o/
embora eu não esteja ouvindo muito ultimamente, acho o estilo muito massa..

bandas como shadow gallery, Dale, Amaseffer e Edgend sao boas pakas..

fora o prog rock neal morse =p

deixar uma banda brasileira aqui de prog, pra quem quiser curtir "menahem"

more_horiz
Masterplan é uma banda foda!! Eu conheci por causa do Jorn Lande, que gravou 2 Cds com o Russel Allen (Symphony X). É muito maneiro...

E essa banda ai, tu já tinha me mostrado, Hud, gostei muito... no Brasil tem muitas bandas boas, e que não são tão reconhecidas... é uma pena

more_horiz
Eu curtia aquela música do Rush que a Globo usou na abertura da série McGiver .

more_horiz
Eu gostei da música. O batera é fera no bumbo, que marcação quebrada, bem interessante. Mas, eu realmente estou muito viciado em rock progressivo da década de 70. Senti muita falta dos teclados, das alterações ritmicas e das dissonâncias. Mas é claro, nem todo mundo gosta dessas coisas. A maior prova é que ninguém vê os tópicos que coloco, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Legal o seu gosto Hidan. Vejo que você conhece muitas bandas. Eu já ouvi algumas bandas de metal com músicas extremamente complexas. Eu conheci algumas com um professor de guitarra antigo e com alguns amigos. Tenho um camarada que é muito fã do Dream Theacher.

Ah, Jisung, só para ilustrar, já que essa música que você citou é muito boa. Se alguém quiser procurar no Youtube, a música se chama Tom Sawyer. Atenção para o baixo do Geddy Lee e a parte em que ele toca teclados. E o ritmo sofisticado do inconfundível bateirista e matemático Neil Peart.

Boa noite para todos.

more_horiz
Prog é um estilo q eu curtia pra caramba a um tempo atras, não q eu não goste mais, porém estou escutando outras coisas agora... mas, na epoca, escutava bastante Dream Theater, Symphony X, Circus Maximus, Thessera, etc...
Eu dei uma olhada no video q o Hud postou e achei bem legal cara, os caras mandam mto bem!!

vou postar dois q eu costumava ouvir bastante:

more_horiz
Fredlorico escreveu:
Eu gostei da música. O batera é fera no bumbo, que marcação quebrada, bem interessante. Mas, eu realmente estou muito viciado em rock progressivo da década de 70. Senti muita falta dos teclados, das alterações ritmicas e das dissonâncias. Mas é claro, nem todo mundo gosta dessas coisas. A maior prova é que ninguém vê os tópicos que coloco, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Legal o seu gosto Hidan. Vejo que você conhece muitas bandas. Eu já ouvi algumas bandas de metal com músicas extremamente complexas. Eu conheci algumas com um professor de guitarra antigo e com alguns amigos. Tenho um camarada que é muito fã do Dream Theacher.

Ah, Jisung, só para ilustrar, já que essa música que você citou é muito boa. Se alguém quiser procurar no Youtube, a música se chama Tom Sawyer. Atenção para o baixo do Geddy Lee e a parte em que ele toca teclados. E o ritmo sofisticado do inconfundível bateirista e matemático Neil Peart.

Boa noite para todos.

Realmente, a Tom Sawyer é muito maneira... eu gosto muito das músicas do Rush dos anos 70, e 80... depois eles começaram a fazer coisas novas, e mudaram o som. Eu gosto muito da YYZ. Tem solo de Guitarra, Baixo e Bateria (Muito foda por sinal... com o Neil Peart gastando com as baquetas).

E as complexidades das musicas de Metal Progressivo, veio de influencias de musicas do Pink Floyd, Yes, Rush etc. e isso Misturou com a musica classica (Erudita, Bach, Vivaldi e Paganini sendo principais influencias), e ficou assim. Mas as músicas de Rock progressivo dos anos 70 são muito massa também. Bons tempos que eu tocava a Wish You Were Here do Floyd no violão, e ficava feliz da vida hahahaha.

E pra ser sincero, eu não curto muito Dream Theater não... eu acho eles musicos fantasticos... mas quando eles se juntam, eles fazem uma cagada nas musicas (Principalmente ao vivo). Eles já passam do limite da bizarrice. Mas eu curto muito Liquid tension Experiment (Que é um projeto do guitarrista, baterista e tecladista do DM, e é instrumental). Já ess abanda eu gosto muito... as composições são bem maneiras
S3ttl3r escreveu:
Prog é um estilo q eu curtia pra caramba a um tempo atras, não q eu não goste mais, porém estou escutando outras coisas agora... mas, na epoca, escutava bastante Dream Theater, Symphony X, Circus Maximus, Thessera, etc...
Eu dei uma olhada no video q o Hud postou e achei bem legal cara, os caras mandam mto bem!!

vou postar dois q eu costumava ouvir bastante:

Circus Maximus é uma banda muito boa!! O vocal tem um timbre que se assemelha muito com o Geoff tate... e canta demais... sem contar que a banda toda arrebenta o.o Principalmente o guitarrista e tecladista.

The Odyssey é uma obra prima... queria ver o SYmphony tocando essa musica toda ao vivo haiauahuahua

more_horiz
E ja q estamos falando de progressivo, nao posso deixar de citar o FUSION!!! um estilo mto mais mtooo demente, q mtas vezes vai alem do progressivo... é pura experimentação musical!!! vou colocar um video do Scott Henderson ,Steve Bailey e Greg Bissonette mostrando oq é fusion de verdade... simplesmente inacreditavel o.õ

more_horiz
Uma pergunta meio que noooob mas vamo nessa assim mesmo

Nunca Ouvi um rock progressivo ( dificil de acreditar mas é, mas so eu ouvir mas num lembro )
Então assim alguem poderia citar uma banda so pra eu ouvir será que to pedindo mto ?

more_horiz
Alef Aburame escreveu:

Nunca Ouvi um rock progressivo ( dificil de acreditar mas é, mas so eu ouvir mas num lembro )
Então assim alguem poderia citar uma banda so pra eu ouvir será que to pedindo mto ?

cara de rock não sei citar uma famosa, mas de metal progressivo tem o Dream Theater

more_horiz
Alef Aburame escreveu:

Cara, no começo do Tópico (Porque eu mesmo que criei este Tópico), eu citei algumas bandas de Rock, e Metal Progressivo po!!

Hidan escreveu:
Entre as bandas mais "famosas" são. Dream Theater, Symphony x, Fates Warning, Queensryche, Liquid Tension Expiriment, Yes, Rush, Pink Floyd, Genesis, etc.

more_horiz
bls então ^^

more_horiz
Alef, quer uma dica? Começa pela primeira banda de rock progressivo: King Crimson, de 1969. Vê se gosta. Eu tenho um amigo punk (que é o movimento que surgiu como antagonista ao progressivo) e, mesmo não gostando de prog, ele curte muito King Crimson.

Procura as músicas do albúm: In the court of the crimson king. É muito bom. Em todas as listas dos melhores albuns do rock, ele está sempre bem colocado (não a da Rolling Stone!!!, essa só premia pop).

O Rock progressivo, assim como o rock tradicional, possui diferenças importantes em relação ao Heavy metal, tradicional ou progressivo. Mas, indiferentemente dessas, podemos citar algumas características importantes do estilo. Exemplo:

1 - Influência de elementos externos ao rock, como outros ritmos, músicas folcloricas, jazz, música erudita e outros instrumentos. Na verdade, o Rock sempre inovou em acrescimo de instrumentos. Essa concepção de rock ser apenas guitarra, baixo e bateria é recente e herdamos do punk, que visava simplificar a música.

2 - Harmonias e melodias complexas. São músicas que fogem da regra dos acordes naturais, abusando de dissonâncias, e com melodias inovadoras, com grande alternância nos intervalos entre as notas.

3 - Variação ritmica. O rock, por exemplo, se baseia no padrão de compasso quaternário (4/4). O progressivo inova com compassos complexos, chegando a colocar compassos de 5/4, 3/4, 5/8, 7/8 e sobreposição ritmica.

4 - Músicas longas e, muitas vezes, fugindo do padrão comercial. É muito comum, por exemplo, as músicas de progressivo conterem capítulos, de tão longas. Existem também os albúns conceituais, onde todas as músicas giram em torno de um único tema. Um exemplo disso é um album que eu gosto muito, do Gentle Giant: Three Friends. O albúm inteiro é como um livro, onde a primeira música se chama: Prologo e as demais contam a história da vida dos três até o final, que é uma conclusão.

Essas são algumas características importantes.

Além das citadas, algumas famosas são o Pink Floyd (que, na verdade, não é tão progressiva assim), o Rush, o Jethro Tull, Emerson, Lake and Palmer, Yes, Gentle Giant, Genesis, na sua fase com o Peter Gabriel etc. Algumas bandas italianas como o Banco del Mutuo Soccorso, a Premiata Forneria Marconi, também são excelentes. No Brasil, nós temos o Terço e, alguns albúns dos Mutantes (na sua fase final). De metal progressivo, o Hidan entende bem mais do que eu e já citou várias também.

Exemplo de compassos diferentes? Uma música simples e, com compasso de 5/4, é a Livin in the Past, já citada. Eu, particularmente, gosto bastante dessa música.

Em alguns outros tópicos, eu coloquei alguns exemplos de bandas progressivas. É claro que não há consenso. Tanto que é possível encontrarmos pessoas que adoram Pink Floyd e Rush e detestam Yes. Depende de cada um.

Muitas pessoas não sabem que o progressivo foi o ritmo mais influente da década de 70. Citado, inclusive, pelo mestre Homer Simpson kkkkkkkkkkkkkkk. (é sério). Bandas como o Led Zeppelin e o Black Sabbath, por exemplo, se influenciaram por esse ritmo. Exemplos clássicos são a música Kashmir e o albúm Sabbath bloody Sabbath.

Esses são alguns pontos que eu me lembro. Existem muito mais. É claro que hoje, por causa do padrão de Rock comercial que se impôs, é muito difícil alguma pessoa se acostumar com o som progressivo. Eu particularmente, gosto muito de estudar a história do rock de acordo com as décadas, e o que vemos é a influência, sobretudo do padrão radio/video clip, ditar o padrão músical de cada perído, criando bandas "iguais" de acordo com a época. Por isso, gosto muito da década de 70. Em que cada banda tinha sua própria característica. Mas é isso, não vou me prolongar, porque já fugi do tema.

Boa semana para todos.

more_horiz
Bandas como o Led Zeppelin e o Black Sabbath, por exemplo, se influenciaram por esse ritmo. Exemplos clássicos são a música Kashmir e o albúm Sabbath bloody Sabbath.

Só para completar isso que você disse. Deep Purple também é muito influenciado pelo Rock Progressivo. Um exemplo é a música Burn, que a bateria é muito quebrada, e fora que os solos de Teclado e Guitarra é muito massa.

Você que toca teclado, e curte, Fred, escute só o John Lord do Deep Purple tocando teclado. Ele é um virtuoso também, tem muita técnica.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos