Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Metal Progressivo

+3
Hudson
Fehliz
Hidan
7 participantes

descriptionMetal Progressivo - Página 2 EmptyRe: Metal Progressivo

more_horiz
Alef, quer uma dica? Começa pela primeira banda de rock progressivo: King Crimson, de 1969. Vê se gosta. Eu tenho um amigo punk (que é o movimento que surgiu como antagonista ao progressivo) e, mesmo não gostando de prog, ele curte muito King Crimson.

Procura as músicas do albúm: In the court of the crimson king. É muito bom. Em todas as listas dos melhores albuns do rock, ele está sempre bem colocado (não a da Rolling Stone!!!, essa só premia pop).

O Rock progressivo, assim como o rock tradicional, possui diferenças importantes em relação ao Heavy metal, tradicional ou progressivo. Mas, indiferentemente dessas, podemos citar algumas características importantes do estilo. Exemplo:

1 - Influência de elementos externos ao rock, como outros ritmos, músicas folcloricas, jazz, música erudita e outros instrumentos. Na verdade, o Rock sempre inovou em acrescimo de instrumentos. Essa concepção de rock ser apenas guitarra, baixo e bateria é recente e herdamos do punk, que visava simplificar a música.

2 - Harmonias e melodias complexas. São músicas que fogem da regra dos acordes naturais, abusando de dissonâncias, e com melodias inovadoras, com grande alternância nos intervalos entre as notas.

3 - Variação ritmica. O rock, por exemplo, se baseia no padrão de compasso quaternário (4/4). O progressivo inova com compassos complexos, chegando a colocar compassos de 5/4, 3/4, 5/8, 7/8 e sobreposição ritmica.

4 - Músicas longas e, muitas vezes, fugindo do padrão comercial. É muito comum, por exemplo, as músicas de progressivo conterem capítulos, de tão longas. Existem também os albúns conceituais, onde todas as músicas giram em torno de um único tema. Um exemplo disso é um album que eu gosto muito, do Gentle Giant: Three Friends. O albúm inteiro é como um livro, onde a primeira música se chama: Prologo e as demais contam a história da vida dos três até o final, que é uma conclusão.

Essas são algumas características importantes.

Além das citadas, algumas famosas são o Pink Floyd (que, na verdade, não é tão progressiva assim), o Rush, o Jethro Tull, Emerson, Lake and Palmer, Yes, Gentle Giant, Genesis, na sua fase com o Peter Gabriel etc. Algumas bandas italianas como o Banco del Mutuo Soccorso, a Premiata Forneria Marconi, também são excelentes. No Brasil, nós temos o Terço e, alguns albúns dos Mutantes (na sua fase final). De metal progressivo, o Hidan entende bem mais do que eu e já citou várias também.

Exemplo de compassos diferentes? Uma música simples e, com compasso de 5/4, é a Livin in the Past, já citada. Eu, particularmente, gosto bastante dessa música.

Em alguns outros tópicos, eu coloquei alguns exemplos de bandas progressivas. É claro que não há consenso. Tanto que é possível encontrarmos pessoas que adoram Pink Floyd e Rush e detestam Yes. Depende de cada um.

Muitas pessoas não sabem que o progressivo foi o ritmo mais influente da década de 70. Citado, inclusive, pelo mestre Homer Simpson kkkkkkkkkkkkkkk. (é sério). Bandas como o Led Zeppelin e o Black Sabbath, por exemplo, se influenciaram por esse ritmo. Exemplos clássicos são a música Kashmir e o albúm Sabbath bloody Sabbath.

Esses são alguns pontos que eu me lembro. Existem muito mais. É claro que hoje, por causa do padrão de Rock comercial que se impôs, é muito difícil alguma pessoa se acostumar com o som progressivo. Eu particularmente, gosto muito de estudar a história do rock de acordo com as décadas, e o que vemos é a influência, sobretudo do padrão radio/video clip, ditar o padrão músical de cada perído, criando bandas "iguais" de acordo com a época. Por isso, gosto muito da década de 70. Em que cada banda tinha sua própria característica. Mas é isso, não vou me prolongar, porque já fugi do tema.

Boa semana para todos.

more_horiz
Bandas como o Led Zeppelin e o Black Sabbath, por exemplo, se influenciaram por esse ritmo. Exemplos clássicos são a música Kashmir e o albúm Sabbath bloody Sabbath.

Só para completar isso que você disse. Deep Purple também é muito influenciado pelo Rock Progressivo. Um exemplo é a música Burn, que a bateria é muito quebrada, e fora que os solos de Teclado e Guitarra é muito massa.

Você que toca teclado, e curte, Fred, escute só o John Lord do Deep Purple tocando teclado. Ele é um virtuoso também, tem muita técnica.

more_horiz
Grande Hidan!!! Claro que eu conheço John Lord. Cara, desde os meus treze anos eu curto rock e Deep Purple foi uma das primeiras. Eu só não citei por que me esqueci no momento.

Burn é um musicão. Cara, Coverdale e Hughes, para mim, foram os melhores vocalistas do Deep Purple. A parte aguda de Burn, onde o Hughes canta, para mim, é demais.

E o solo do John Lord é demais. Eu, particularmente, gosto do album inteiro. Eu tenho ele em vinil, por sinal. Mas, ótimo você ter lembrado. Deep Purple é uma banda onde todos eram ótimos instrumentistas e cantores, principalmente essa formação.

Boa noite e boa semana.

more_horiz
Ah sim. Bem que eu estranhei, tu gostar de Led-Zeppelin, e curtir tecladistas, e não ter citado Deep Purple. São tantas bandas que acaba esquecendo mesmo.

E eu também acho que o Covardale foi o melhor vocalista que passou pelo Deep Purple. O Glen já não acho ele tão bom assim, mas os agudos que ele mandava, principalmente numa parte da Burn era muito massa mesmo! \o/

Música que eu gosto muito também é a Child In Time... muito linda ela.

more_horiz
Dream Theater
o resto é resto
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos