Vamos colocar como se os selos tivessem uma ligação direta com o sistema de chakra. O que significa? Que é como se você enviasse um comando para o chakra se portar de tal forma. Ou seja, vamos colocar como se cada selo fizessem "canais" para o chakra passar. O que você tem que fazer é simplesmente empurrar o chakra até o seu caminho.
É por isso que um cara menos experiente pode mesmo fazendo muitos selos, não conseguir fazer o jutsu, por não "empurrar" o chakra.
Assim como um cara experiente consegue moldar o chakra pela pura habilidade. Ou as vezes, utilizando um selo apenas, e moldando o resto "na raça". Isso se chama maestria.
Então pense que basicamente, todo jutsu requer molde de chakra. O rasengan poderia ter sido executado com selos, se não me engano o Jiraya disse que ele moldaria o chakra para "não ter que aprender todos aqueles Yins difícieis". Ou seja, vamos às etapas:
• Naruto, concentre o chakra.
• Naruto, molde o chakra.
• Naruto, faça rotacionar.
• Naruto, comprima.
• Naruto, mantenha.
Esses são os passos. Agora supondo que ele fosse fazer com selos, vamos colocar assim:
• Naruto, concentre o chakra. (selo 1)
• Naruto, molde o chakra. (selo 2)
• Naruto, faça rotacionar. (selo 3)
• Naruto, comprima. (selo 4)
• Naruto, mantenha. (selo 5)
É como se cada selo fizesse uma parte. Entende?
Já um mestre, poderia eliminar o selo 5, e fazer na pura habilidade, o manter do chakra. Ou pular o 4 e o 5, e comprimir e manter na pura habilidade. E assim vai.
Entende?
Já criar um jutsu, é muito mas fácil de entender!
Imagine que Kakashi por natureza sabia manipular e criar o Raiton. Então, ele pensou: Pocha, se eu comprimir o Raiton, ele vai ficar perfurante. Muito perfurante. Eu tenho controle de chakra o suficiente? Tenho. Então, ele foi treinar!
Ué, ele moldou o Raiton, comprimiu e concentrou até ficar da forma e potência que ele queria. É assim que se cria um jutsu.
O Suirou no jutsu, Kisame pegou um montante de água, moldou a água num processo parecido com o molde do Rasengan, comprimiu a água, criou pressão lá dentro, mantém chakra contínuo para o jutsu não se desfazer e o jutsu tá pronto.
Entende?
Se falando de jutsus onde basicamente tem-se que moldar chakra, é fácil.
Já criar jutsus como Edo Tensei e Kage Bunshin meu caro, acho que está um pouco longe de nossas compreensões. Uma coisa é Rikudou Sennin dar vida à sua imaginação com o Banbutsu Sōzō, diferente disso é um cara como Tobirama "descobrir" uma possibilidade dessa. É algo que creio não ter explicações lógicas, ou perto disso.
Bem, é o que eu sei, ou pelo menos acho que sei.