Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionpara você as pessoas são verdadeiramente livres? Emptypara você as pessoas são verdadeiramente livres?

more_horiz
para você as pessoas são verdadeiramente livres?

descriptionpara você as pessoas são verdadeiramente livres? EmptyRe: para você as pessoas são verdadeiramente livres?

more_horiz
Sim, todos são livres. Liberdade é poder fazer o que quiser, independente de punições, preconceitos e por aí vai. É evidente que a realidade de cada um faz com que certas coisas fiquem mais complicadas de serem alcançadas, mas isso não significa que tais objetivos sejam completamente impossíveis.

descriptionpara você as pessoas são verdadeiramente livres? EmptyRe: para você as pessoas são verdadeiramente livres?

more_horiz
Isso vai depender no que você acredita. Por exemplo, se você acredita no determinismo radical, é óbvio que não acredita na liberdade individual do individuo, ou seja, o mesmo não possui qualquer livre arbítrio, porque o seu destino já está determinado e não há nada que você possa fazer para muda-lo. Se você acredita no compatibilismo, ou determinismo moderado, como você quiser chamar, o sujeito já possui alguma liberdade dentro da sociedade humana, todavia, ainda encontra-se determinado no mundo natural. Já no caso de você acreditar no libertismo, você pode interferir no curso normal das coisas pela sua capacidade racional e deliberativa, ou seja, você tem o poder de se auto determinar, que contudo ainda existam limitações físicas, no seu pensamento você é absoluto e totalmente livre.

Então, eu acredito no libertismo, por isso eu acredito que nós, seres humanos, pelo menos no contexto moral e psicológico podemos sim ser totalmente livres. Mas lembre-se, a nossa liberdade termina, onde a do outro começa.

more_horiz
Para min as pessoas são totalmente livres, cada um faz o que quer, POREM, existem as consequências...

Voce pode fazer o que quizer, MAS, sera que deve fazer ?

Nada me impede de sair agora pela rua gritando que "Jesus ta voltando" mas i depois, posso ser zuado, xingado, agredito... sera que vale a pena ?
Nada me impede de vender tudo o que eu tenho e comprar uma pasagem de avisao pra Sao Paulo e começar uma vida nova la, só que, i depois, sera que vou arruma emprego, me sustentar e etc ?
Nada me impede de roubar um carro ali na esquina, ir pro nordeste e procurar por meninas menores de idade se prostituindo, entretanto, sera que nao serei preso por roubar um carro ou ter relaçoes com meninas menores de idade ?

Para min as pessoas pode fazer coisas boas, ruins ou fazer nada com sua vida, se kizerem podem ter uma vida de bosta super comum, cada um faz o que kizer, problema é que as vezes essa coisa que se faz tem consequencias nada legais
Uma mulher no pais mais machista, altoritario e seila oque do mundo pode largar sua burca e fugir do pais atras de coisa melhor em outro, um cara qualquer pode aprender a roubar banca de jornal e tentar a sorte, voce pode ate doar todas as suas coisas e ir morar na floresta, nada impede ngm disso.

É como a frase epica do tio Ben.... Um grande poder, vem com uma grande responsabilidade....

Liberdade é um poder e o que voce faz com ela é tua responsa, voce pode fazer caquinha se kizer, só tem que arcar com as consequencias

more_horiz
Óbvio que são. Mas isso não quer dizer que não possa ter consequências dependendo do que você fizer.
Se eu quiser, posso matar alguém a facadas, MAS eu serei punida por isso. :fem:
É por esse motivo que existem as leis, para colocarem ordem. Sem elas, o nosso mundo viraria um caos e o nosso lado animalesco prevaleceria e sabe lá o que poderia acontecer com cada um.
Só acho bobagem acreditarem que existe um ser superior que controla nossas vidas e blá blá blá. :heheh:

more_horiz
Depende, é muito relativo isso. Perante ao mundo e a sociedade, eu não sou livre, pois existem leis, então se eu matar alguém, irei ser preso ou morto (depende da lei do estado). Como falam, pra cada ação, tem uma reação. Então não acho correto dizer "eu sou livre para matar alguém ou fazer qualquer coisa". Mas no geral a gente é bem livre pra fazer várias coisas, como o direito de expressão, democracia, etc.

more_horiz
Bem. Liberdade é o direito de fazer o que bem entende, porém as pessoas precisam saber usá-la de forma coerente, pois existem limites, e se esses limites forem ultrapassados, surgirão às consequências.

Por conta da existência dos limites, tudo leva a crer que não possuímos a total liberdade. E, possuir algo não significa que você poderá usá-lo, e isto é consequência dos limites impostos, que nos privam. Uma vez privado, não há liberdade, pois são dois fatores impossíveis de se agregar.

more_horiz
Acho que no nosso mundo atual, poucos são os livres. Poucos são os livres de um fardo chamado sociedade, tal esta que julga, que repreende, que acha que seu conceito é único muitas vezes. A partir do momento que você não pode sair na rua nu, sendo que nessa mesma 'sociedade' todos somos humanos, você não está completamente livre de fardos, de paradigmas. Sua liberdade termina quando começa a do outro, como já falaram, isso é outra coisa que não nos torna verdadeira e solidamente livres.

Então acho que livres de fato, nunca fomos, porque não somos sozinhos no mundo e queira ou não queira, no fundo nos importamos com o que alguns pensam e julgam sobre nós mesmos. Isso faz de nós seres sempre elados a nossos próprios paradigmas.

more_horiz
Acho que é uma Liberdade ilusória, livres não somos, mas é inegável que hoje temos mais liberdade do que nos tempos de nossos avos, mas tudo depende no que você quer dizer em relação a liberdade, se refere a liberdade de sairmos fazer o que tiver na telha, até temos mas depois para toda ação tem uma reação, se é sobre liberdade de impressa, acho que muita coisa que é passada para nos é omitida, não acredito que tudo que passa nos meios de comunicação seja tudo 100% verdade , existe muita manipulação e sempre irá existir, infelizmente vivemos num mundo controlado.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos