Criado por Satoshi Tajiri, Ash é o protagonista das séries de anime da franquia, e aparece em outros produtos relacionados à mesma. Caracteriza-se como um treinador Pokémon cujo maior objetivo é o de se tornar o maior mestre Pokémon do mundo.
Seu sobrenome, "Ketchum", é derivado da frase Gotta catch 'em all, que em português significa Temos que pegar, em alusão ao slogan antigo da série. Na versão japonesa, seu nome é Satoshi, derivado diretamente do nome do criador da franquia, Satoshi Tajiri. É bem provável que seu nome americano tenha sido escolhido entre os nomes disponíveis nas versões Red/Green/Blue originais e em Pokémon Yellow, onde "Ash" é uma das opções de nome prontas para o personagem jogador das versões americanas. Na versão francesa do anime, Ash é chamado de "Sacha".
Biografia
Nascido na cidade de Pallet, na região de Kanto, Ash Ketchum é um garoto que luta para se tornar o maior mestre Pokémon do mundo, partindo em jornada com esse objetivo em mente. Para catalogar os monstros, ele possui a PokéDex (PokéAgenda na dublagem brasileira), um computador de bolso que contém todas as informações sobre os Pokémons da região onde foi programado, sendo atualizado a cada nova jornada. Uma das metas de Ash é também ser campeão de uma Liga Pokémon regional de grande porte, partindo depois para a Liga dos Campeões, onde pode desafiar formalmente a Elite 4 e o campeão regional. Para tanto, desafia os ginásios Pokémon de cada região que visita, para reunir o mínimo de oito insígnias necessárias para participar de uma competição da Liga.
Tem uma personalidade irritável, impulsiva e muito ingênua, mas, ao mesmo tempo, também é energético, alegre e bondoso. Seu estilo de batalha é descuidado e apressado, quase sempre envolvendo bater de modo rápido, contínuo e pesado, fazer coisas inesperadas e geralmente usar um tipo de Pokémon em desvantagem contra o do oponente.
Enquanto viaja pelas diversas cidades de uma região para cumprir seu objetivo, Ash tem a oportunidade de capturar novos Pokémon, treiná-los para as batalhas, de ginásio ou não, sempre com apoio da PokéDex para checar todas as espécies que vê ou já viu. Além disso, ele eventualmente enfrenta rivais e combate a Equipe Rocket, uma atrapalhada equipa especializada em roubar Pokémon poderosos ou raros, entre outros inimigos.
Pokémon
Dentre os protagonistas, Ash é o que mais captura e armazena Pokémon durante as temporadas. Seu principal Pokémon é o Pikachu que o acompanha fora da pokébola, estando sempre presente em todas as formações de equipe usadas pelo treinador.
Embora já tenha várias espécies de Pokémon em sua coleção, uma constante nas equipes de Ash é o fato dele sempre ter um ou todos os Pokémon iniciais normalmente escolhidos pelos treinadores de uma região. Em geral, suas iniciais também terminam ganhando boa parte do destaque em seus times. Na série original (que compreende Kanto à Johto), ele capturou os dois trios de iniciais de Kanto e Johto, sendo Charizard, antes um tímido charmander que lhe deu muito trabalho após a evolução, seu segundo melhor parceiro depois de pikachu, além de principal combatente. Em Hoenn, Sceptile, evoluído de um treecko marrento, foi seu único inicial da região. Em Sinnoh, Torterra (evoluído de turtwig) e Infernape (antes um Chimchar pertencente ao Paul) foram seus iniciais, marcando também a primeira vez em que Ash teve dois iniciais totalmente evoluídos em uma equipe. Chegando a Unova, novamente os três iniciais ingressaram ao time, mas pignite (evoluído de tepig) foi o que mais se desenvolveu como lutador. Por fim, em Kalos, Frogadier (evoluído de Froakie) é o único dos iniciais a ingressar nas fileiras de Ash, mas com uma já notável habilidade, e marca a primeira vez em que um membro regular do tipo água na equipe de Ash evolui.
Sendo um Treinador Pokémon, Ash sempre carrega 6 Pokémon por jornada, sendo que a maioria deles estão guardados com o prof. Carvalho. Outros (como squirtle e, até recentemente, charizard) são deixados em certos lugares para treinamento, embora ainda pertençam a ele. Na série original, Ash costumava se despedir de muitos Pokémon que viajaram com ele, porém, a partir de Johto, passa a deixar suas capturas regionais todas em Pallet, com o prof. Carvalho. Nesse meio tempo, a única exceção foi a aipom que Ash pegou em Kanto e que trocou permanentemente pelo buizel de Dawn. Entre os tipos de Pokémon que Ash nunca teve oficialmente estão psíquico, fantasma, metálico e o mais recente, fada.
Curiosidades
No episódio A Lenda de Dratini, Ash foi exposto várias vezes á mira da arma de fogo Thunderbolt de um xerife. Neste episódio, o xerife atira contra a Equipe Rocket, e Ash pega seus 30 Tauros. Há uma cena que Meowth usa um bigode postiço, em homenagem a Hitler.
O episódio O Soldado Cibernético Porygon foi censurado pois há uma cena que contém muitos efeitos brilhantes, causando á 375 meninos e 310 meninas visão manchada, dores de cabeça, tonturas e náuseas.
O episódio Caverna do Gelo não foi exibido pelo Cartoon Network nem por nenhum canal de TV que há Pokémon, pois quando Brock está desmaiado, Jynx começa a cuidar dele, e ele está tonto e acha que Jynx seja a Infermeira Joy, beijando o Pokémon.
O episódio 377, "Batalha na Ilha do Tremor! Barboach vs. Whiscash" é o primeiro a não ser exibido apenas no Japão. Neste episódio acontece um terremoto causado por um Whiscash na ilha onde estão Ash e seus amigos. O episódio iria ao ar no Japão no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o terremoto do episódio se assemelha com o Terremoto de Chuetsu de 2004, que ocorreu no Japão no dia 23 de outubro de 2004 (a proibição da exibição do episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas). Ainda encontra-se banido, mas poderá ser liberado.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ash_Ketchum