É sempre bom discutir com quem entende do assunto,
@Leonardo. Seu retorno ao fórum foi uma grata surpresa.
Bem, vamos aos pontos que você respondeu.
Só para esclarecer, eu disse que os Targaryens tiveram seu
poder diminuído após a morte dos dragões, enquanto que
a influência dos Lordes aumentou com o passar do tempo. Ou seja, a dinastia real ficou mais dependente de alianças com as casas nobres de Westeros, tanto que uma parte significativa dos casamentos de reis Targaryens posteriores à Dança dos Dragões foram com mulheres de outras famílias. Além disso, você mesmo justificou o meu ponto ao citar o Daeron II, que só conseguiu anexar Dorne através do casamento. De qualquer forma, ao contrário do que você entendeu, nós concordamos nesse ponto: os Targaryens tiveram seu poder reduzido após a morte dos dragões. Com isso, a influências dos Lordes sobre a dinastia passou a crescer. Quanto à rebelião, o que eu quis dizer é que, levando em conta como o jogo dos tronos funciona, uma revolta das casas contra o Trono de Ferro seria apenas questão de tempo, pois a ambição sempre fala mais alto. Mas você está certo num ponto: ao dizer que a queda deles aconteceria "uma hora ou outra", acabei passando a impressão de que desde a morte dos dragões eles já estavam fadados ao fracasso, o que não é verdade. Enfim, foi mais uma falha de expressão minha (e um exagero).
Mais uma vez, você não compreendeu o que eu disse sobre o Rhaegar e sobre os Lordes. É óbvio que o Rhaegar não queria acabar com a dinastia Targaryen (apesar de supostamente ter conspirado contra ela aos olhos do Varys e do Aerys, e eu deixei isso claro ao dizer "Segundo o Varys"), seria burrice da parte dele, já que ele era o herdeiro do trono. Sobre os Lordes, eu disse que tantos eles quanto o príncipe tinham um mesmo objetivo.
Ok, agora vamos ao que interessa. Sabe quem foi o primeiro a conspirar contra a dinastia real algum tempo antes da rebelião que levou ao "fim" dela? Segundo o Varys, foi o próprio Rhaegar, que pretendia unir os senhores de Westeros, juntar-se a eles e acabar com o reinado do pai louco. Além disso, provavelmente na mesma época em que o príncipe herdeiro começava a articular a remoção do Aerys do trono de ferro, os próprios Lordes já começavam a se mexer. Veja os casamentos que aconteceram ou estavam para acontecer nessa época:
Brandon Stark/Ned Stark + Catelyn Tully
Jaime Lannister/Jon Arryn + Lysa Tully
Robert Baratheon + Lyanna Stark
Não sei se você sabe, mas em Westeros, é comum que os Lordes se casem com as filhas dos vassalos, para manter a unidade e fortalecer as relações internas, já que os outros reinos são da conta do Trono de Ferro. Portanto, essa quantidade de casamentos entre reinos acontecendo na mesma época é bastante incomum. Além disso, para reforçar ainda mais essa ideia, o Jon Arryn aceitou Ned e Robert, dois garotos de reinos distantes (um desses reinos, o Norte, era inimigo histórico do Vale) como protegidos.
Sendo assim, fica bem claro que não apenas o Rhaegar, como também Rickard Stark, Tywin Lannister e Jon Arryn já se articulavam, e todos eles tinham o mesmo objetivo em mente.
Está aí o pedaço do meu post anterior. Como você pode ver, em nenhum momento eu disse que o príncipe herdeiro pretendia acabar com sua família, mas sim que tinha um objetivo em comum com os outros Lordes, e que,
SEGUNDO O VARYS, Rhaegar conspirava contra a própria dinastia, tanto que ele assobiou na orelha do Aerys sobre o Torneio de Harrenhal. Se houve uma aliança entre eles, nós ainda não sabemos, mas que os dois lados estavam de saco cheio do Aerys e que os Lordes se uniram de uma forma incomum, isso é fato.
Sobre os casamentos, eu me referia apenas a casamento entre duas famílias governantes, algo que não acontecia com tanta frequência, ainda mais dessa forma, envolvendo quatro casas protetoras de territórios (Lannister, Baratheon, Stark e Tully). Não tem como comparar isso com os casos isolados, sendo que muitos deles ocorreram em épocas ou em contextos diferentes.
Ainda falando a respeito dos casamentos, você está enganado ao dizer que Tywin não queria casar Jaime com a Lysa. Segue a citação do livro:
Tamborilou impacientemente na mesa com os dedos - Antigamente tive esperança de casar seu irmão com Lysa Tully, mas Aerys nomeou-o para a sua Guarda Real antes de os preparativos estarem concluídos. Quando sugeri ao Lorde Hoster que Lysa poderia se casar com você em vez de Jaime, ele respondeu que queria um homem inteiro para a filha.
Tyrion III, A Tormenta de Espadas
Portanto, a ideia de se formar essa aliança já existia antes da rebelião, o que corrobora com a ideia de que uma aliança entre os reinos começava a se formar antes da guerra.
Agora, sobre o "bem depois" do meu outro post, é evidente que foi bem depois da Lyanna
ser raptada que a rebelião começou, mas eu não falava de anos ou meses. Basta pegar o tempo que Brandon precisou para saber que a Lyanna havia sido raptada, se deslocar de Correrrio até Porto Real, Rickard ir até a capital, exigir o julgamento, Jon Arryn receber a ordem, etc.
Tentei ser enfático ali para destacar o fato de que a rebelião se iniciou no momento em que o Aerys matou os Starks e pediu a cabeça dos dois rapazes, não antes disso. Como homem prudente que ele era, diferentemente do Brandon, Jon Arryn só chamou os vassalos e disse ao Ned e ao Robert que fizessem o mesmo quando o rei atentou contra a vida deles.
Sobre o Jon Snow, a maior das evidências eu já citei: a poligamia dos Targaryens nunca foi proibida, apesar de ter deixado de ser usual. Se você me der uma resposta satisfatória que quebre esse argumento, aí sim eu terei o trabalho de buscar as citações dos livros, que são bem menores e menos importantes do que o argumento da poligamia. Enfim, olhando de uma maneira imparcial, ele pode tanto ser bastardo como não ser, mas que a possibilidade da legitimidade existe, isso não tem como negar.