Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Justiça com as próprias mãos

+12
Horak
gui 14
K
Itachi Uchiha
Nyu
OZARO
Ninja de Konoha
mangeyo sharingan eterno
Paul
TrickzZz
Angel Of Death
Stuart
16 participantes

descriptionJustiça com as próprias mãos - Página 2 EmptyRe: Justiça com as próprias mãos

more_horiz
gui 14 escreveu:
bom acho que o topico ficou muito ''vago'' em que situaçao seria isso e justiça ? acho que nao da pra comparar a pessoa cometer um roubo de alimento pq tava passando fome e uma outra que mata estupra sequestra e tal, cada caso é diferente e pra mim alguns casos cadeia nao resolve.

Bem isso :fem:

Na minha opinião, sim e não. Varia de acordo com o ato em si... vamos falar de casos mais "intensos", acabei de ler uma notícia sobre jovens que estupraram uma deficiente mental e publicaram o vídeo na internet. Bom, eu estaria mentindo se falasse que os mesmos mereciam ser presos... acho que uma pena de morte cairia bem.

descriptionJustiça com as próprias mãos - Página 2 EmptyRe: Justiça com as próprias mãos

more_horiz
Eu não diria que sou à favor em certos casos, mas sim que é aceitável. Pois tem uma diferença entre roubar algo que você está necessitando, entre estuprar alguém, principalmente se a vítima for de menor. No primeiro caso, sou totalmente contra... Já no segundo, entendo perfeitamente a atitude do pai ou de qualquer parente próxima que faça isso -seja de espancar até matar.

more_horiz
Sou amplamente contra.

Isso só mostra a ineficácia e a precariedade do sistema jurídico e policial de um país. A população age por emoção e não por razão, julgam culpados com carência de evidências e o ''julgamento'' normalmente é o espancamento até a morte.

Então, não tem como isso ser algo positivo. Já foram dois casos reportados essa semana de população local espancando pessoas por ''suspeitas'', nem se fosse provado seria justo, quem dirá por ''suspeitas'', no Maranhão e em outro estado lá.

A lei se aplica a todos, deve existir um julgamento formal dentro das normas impostas pelo STF, e não uma população revoltada e desorganizada sair querendo lidar com bandidos.

Existem sim casos de países que não existe sistema policial, ACHO que a Suiça é um deles, onde a população reporta os casos ao tribunal local da cidade. Mas varia da mentalidade da população, tira a polícia aqui no Brasil e o ''vulcão da anarquia'' de Hobbes iria aparecer na hora. :heheh:

more_horiz
Como já disseram e estou plenamente de acordo: Justiça difere totalmente de vingança.

A justiça existe para analisar as evidências e aplicar de forma racional à pena correta e permitida por lei pelo crime ou contravenção cometida.

Enquanto na 'justiça feita com as próprias mãos' (leia-se vingança), não existe nada disso, não há nenhuma medida ou ponderação, nem averiguação e apuração dos fatos, o que muitas vezes leva os justiceiros à pessoas inocentes, não aos culpados de verdade.

E o pior disso tudo, é que a 'pena' aplicada na maioria esmagadora destes casos, é totalmente conforme à intensidade do anseio de vingança proveniente do ódio, o que dependendo do caso, pode tornar aquele que fez a 'justiça com as próprias mãos', em alguém igual ou até pior do que o transgressor.

Afinal, muitas vezes quando alguém está movido por emoções, acaba agindo por impulso, de maneira impensada e desenfreada. E com o ódio, não deixa de ser diferente. E é justamente para evitar esse tipo de ação, que existe a justiça.

Agora, se o estado é competente ou não para criar leis e punições justas, bem como aplicá-las devidamente, aí é outra história. Mas isso não deve ser usado como gancho para tentar se colocar acima do bem e do mal, especialmente da lei e da justiça.

Até porquê, o justiceiro de hoje, pode ser a vitima de suas próprias medidas amanhã. Já que existe um precedente perigosíssimo nisso tudo, que pode gerar um circulo vicioso, que no caso, é o dos justiceiros serem 'condenados' por outros da mesma forma, usando de suas próprias convicções.  

É por conta disso tudo, que não existe justiça com as próprias mãos, não da forma como muitos acham que isso deve ser feito, que é totalmente contraditória, tanto em conceitos minimamente morais, quanto em ações permitidas por lei.

A tirinha abaixo ilustra perfeitamente a minha opinião sobre o tema:

Justiça com as próprias mãos - Página 2 11703103_868602976556177_8409154587921518080_n

more_horiz
Se um bandido mata um trabalhador e tudo mais,então o que acontece com esse bandido?ele fica 3 meses ou menos(se for maior de idade) na cadeia,se for menor de idade ficaria 3 ou 2 dias(isso é um chute nos números).

E depois estará solto matando,estuprando e roubando de novo,então fica nessa repetição prender e solta,prender e solta,agora só vê quantas merdas besteiras esse cara já fez.

Já que nosso País não tem pena de morte para uns cara desses,então os revoltados acabam fazendo isso,tirando as vidas desses bandidos,mais tem uma consequência com 100% de acontece,esse revoltado jogar sua vida toda fora.

Em casos de certas pessoas,elas acabam com a vida desses bandidos e sofre as consequências,já outros só ficam na vontade falando que quer fazer isso e aquilo,mais não fazem porque tem noção que vai ferrar com sua vida.

Sou a favor em certos casos e contra em outros casos

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos