O
@Angel falou algo importante, assim como o
@Sasuke.
Na realidade, tudo é questão de situações e momentos. Não existe (Eu acho), uma técnica exata pra se concentrar e esvaziar a mente pra ler alguma coisa, até por que não tem como esvaziar sua mente totalmente, existe a possibilidade através de sua concentração, não em ler o livro, mais armazenar e desligar os pensamentos por um momento, não todos, mais o suficiente pra que sua mente não fique um turbilhão de pensamentos por segundos e você se sinta pressionado por vários pensamentos que o deixam perplexos e muito chateado por não poder ler, na realidade eu passo por isso muitas vezes, e sei o quanto é chato, ultimamente n lembro o tempo de ter acontecido isso numa leitura pra chegar o ponto em eu desistir de ler, pra falar a verdade, já aconteceram bastante vezes.
Mais é isso jovem, como eu te falei, na realidade, eu acho que você tem que primeiro, antes de ler, parar um pouco, se concentrar pra fechar suas memórias, o máximo delas possível pra poder ler e injetar algumas informações novas através da leitura. Eu leio um psiquiatra, psicólogo, etc, um dos maiores atualmente,
Augusto Cury, ele fala sobre a mente e seu funcionamento, a mente é como um ser que além de fornecer bilhões de informações a você, te protegi ao mesmo tempo. Quando você pensa em muita coisa ao mesmo tempo, a parte protetora do seu celebro entra em ação, ela faz com que alguns dos seus pensamentos sejam armazenados pra preservar o bom funcionamento e priva qualquer exceção de pensamento. Por isso, muitas vezes acabando esquecendo alguma coisa por pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, ou quando nossa mente esta cheia de informações ao mesmo tempo...
O que eu quero dizer com isso é que, você pode armazenar suas informações na sua mente e esvaziar um pouco ela pra poder pensar melhor e adquirir mais informações cada vez mais e mais. O difícil é conseguir deixar sua mente vazia ou melhor, mais vazia possível. Por isso, é bom ler em lugares calmos, que não tenha barulhos com vozes, musicas, etc.
Sendo sons como, ar fresco, som da praia, seja lá qual for, é bom, pois acho que melhora, e te acalma um pouco, ver aquele silencio e o barulho da natureza ao seu redor...
Além disso, você precisa estar bem humorado, com a emoção controlada e sem estar nos nervos pra conseguir ter uma boa leitura, isso é importante, esta de bem com a vida e com você mesmo é importante, sem preocupações etc, claro, muitas pessoas acabam lendo justamente pra desestressar, e isso é importante, existe realmente essa capacidade, eu normalmente leio algum livro de augusto cury e a biblia, ajuda muito...
Deixo como recomendação um livro pra você, se tiver paciência e gostar de ler, não só pra você, como pra todos aqui, é muito importante pra manter uma boa emoção equilibrada e um estado centrado com a emoção e o sentimento, que vai envolver seu bem estar psicológico
Augusto Cury Você é insubstituível, pode baixar em PDF e ler no pro pio computador ou notebook, ou no celular, ou se preferir comprar o livro, porém recomendo baixar na net mesmo, menos de 1mb o livro em PDF, coloque o adobe reader pra ler ele no celular ou no pc/not, se já tiver, melhor ainda.
Uma parte do livro fala sobre justamente isso que você tem como duvida, e ela diz assim:
Livro: Você é insubstituívelComo você não gerencia e aquieta seus pensamentos, seu
cérebro começa a protegê-lo. Como? Desligando-o. Sua memória fica
péssima. E você e alguns médicos desinformados começam a achar que
você está com alterações cerebrais. Na realidade, nosso cérebro tem
mais juízo do que nós mesmos. Ele fecha as janelas da memória
para pensarmos menos e gastarmos menos energia.
Abraço...