Muitos citaram vários fatores, mas esqueceram de um, que ao meu ver, é importante para explicar este fenômeno de debandada e sumiço dos users.
É bom lembrar e salientar que alguns diminuíram a frequência no fórum por se sentirem perseguidos e injustiçados por alguns membros da STAFF, inclusive alguns deles já saíram, para a alegria geral. Esses senhores ficavam boicotando e bloqueando os tópicos simplesmente porque não concordavam com a opinião exposta ou com os assuntos levantados. Eu mesmo fui duramente perseguido aqui no fórum, tive vários tópicos boicotados e bloqueados por motivos pequenos, injustos e sem sentido.
O grande problema é que o fórum ficou mais burocrático e autocrático. Deixou de ser aquele lugar inocente e casual de divertimento e descontração para se tornar uma repartição funcional e orgânica. A magia e o idealismo que havia nos idos de 2010, 2011 e 2012 morreu. Os membros da STAFF mais parecem funcionários de um estado burocrático e autocrático, para não dizer absolutista ou imperial.
Na época em que entrei no fórum, não havia esta burocracia tremenda, tampouco esta seriedade extrema, era um lugar divertido, bacana, descontraído e legal. Hoje eu tenho medo até de comentar na Área de Assuntos Gerais por medo de perder ponto, pois uma simples palavra do dicionário pode te tirar pontos.
Antes eu postava muito na área de ASSUNTOS GERAIS sobre política, economia, religião e sociedade, mas um certo ex-moderador dizia que eu estava defendendo o PT, fazendo apologia aos partidos e execrando Cristo, inclusive chegou até a me enviar duas MP's me ameaçando para parar de postar e de criar tópicos, dizendo que eu persistisse iria me despontuar e me bloquear do fórum por tempo indeterminado.
Estas coisas me entristeceram e me desmotivaram a participar do fórum. Hoje eu raramente entro aqui e posto, salvo quando recebo convites e pedidos para participar de eventos na área da Fan Fic.
Enfim, era isso que eu queria acrescentar à discussão.