Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionMinha redação do ENEM ² EmptyMinha redação do ENEM ²

more_horiz
Título : Segregacionismo sexual : Uma questão natural ou social ?

A ideia da inferioridade feminina veio de uma construção histórica espalhada por diversos países pelo mundo, ao longo dos séculos. Essa concepção de superioridade do homem, ainda que tenha passado por transformações, continua bastante presente na sociedade. Seus variados reflexos podem ser vistos no aumento do feminicídio e no processo de atribuição à mulher como objeto de prazer e satisfação dos interesses masculinos.

No Brasil, a segregação e a violência feminina passaram a ser considerados distúrbios sociais tardiamente e isso ajuda a explicar o motivo de muitos brasileiros banalizarem essa questão. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 26% da população concorda que mulheres que utilizam roupas curtas, mostrando partes do corpo, merecem ser atacadas.

A criação da Lei Maria da Penha vem revertendo essa situação, mas ainda assim essa situação continua sendo ainda muito presente, principalmente em casos nas quais filhos estejam envolvidos, devido a insegurança da mulher em cuidar da criança sozinha e da dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Cabe ao governo a criação de programas de auxílio social a mães violentadas, através da doação de renda mensal para que elas possam sustentarem os filhos, além de um estímulo por parte da mídia para que as mulheres realizem denúncias mais frequentes, independendo de qual tipo de violência for. Assim, as mulheres seriam encorajadas a buscarem seus direitos, sem ter o receio de que isso leve a consequências negativas.

Ruim, péssima, horrível, mais ou menos ou boazinha ? :fera:

descriptionMinha redação do ENEM ² EmptyRe: Minha redação do ENEM ²

more_horiz
Ótima

Você escreve muito bem, achei que ficou muito organizada e recheada de informações e vocabulário, se fosse eu não te daria menos que 80/90.

Parabéns, vai tirar uma nota Boa.

more_horiz
Parabéns, ficou ótima, Dálvio. Comparando sua redação com os outros textos seus que já li, eu diria que não foi a mesma pessoa quem escreveu.

Gostaria apenas de fazer duas observações:

1.
Heisenberg escreveu:
A criação da Lei Maria da Penha vem revertendo essa situação, mas ainda assim essa situação continua sendo ainda muito presente, principalmente em casos nas quais filhos estejam envolvidos, devido a insegurança da mulher em cuidar da criança sozinha e da dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

"[...] casos nas quais"? Não seria "nos quais"? E "[...] devido a insegurança" não deveria ser "à insegurança"?

2.
Heisenberg escreveu:
Cabe ao governo a criação de programas de auxílio social a mães violentadas, através da doação de renda mensal para que elas possam sustentarem os filhos, além de um estímulo por parte da mídia para que as mulheres realizem denúncias mais frequentes, independendo de qual tipo de violência for. Assim, as mulheres seriam encorajadas a buscarem seus direitos, sem ter o receio de que isso leve a consequências negativas.

"[...] a mães violentadas" não deveria ser "às mães violentadas"? Além do uso do crase, deveria estar no plural, não deveria?

E "[...] encorajadas a buscarem seus direitos, sem ter o receio de que isso leve a consequências negativas" também. Por que a vírgula? O sujeito no trecho (mulheres) é o único presente, além de não falarmos pausadamente. "Mulheres" está no plural, "ter" deveria estar também, não? Por exemplo: "Eu fiz eles correrem sem terem medo de cair". "Terem" ao invés de "ter". E o "a" seria com crase.

Posso estar errado, não sou nenhum professor de português, mas, pelo que sei, os trechos que destaquei na sua redação contém erros de gramática. Nenhum erro grave, na verdade até fiquei surpreso com sua redação, mas, ao meu ver, existem alguns.

Não fiz o ENEM, mas ano que vem, quando eu fizer, postarei minha redação aqui também. Os que fizeram este ano poderiam postar aqui neste tópico, né?

Você tem dados sobre violência contra a mulher de cabeça? "26%", tu foi bem específico, hein? Conhecer o tema da redação é crucial, você conhecia bastante aparentemente. Sua redação ficou muito boa, Dálvio. Mais uma vez, parabéns.

more_horiz
Sim, Kaio, minha redação possui alguns erros, porque a fiz com pressa.

Não sei se na oficial eu corrigi, mas tem sim. :heheh: 

Sexta eu pesquisei dados sobre esse tema, pq sabia que era provável de cair.

Mas no geral, a ideia ficou boa ? Sei lá, achei ela tão fraca. :fera: 

E que bom que gostaram... Minha redação do ENEM ² 3433956267
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos