THG é, com certeza, a minha saga favorita de todas, superando até mesmo HP
Eu amo o enredo extremamente bem bolado e complexo, fui muito cativado pelas personagens e achei toda a "ação" muito bem escrita.
É fantástico, para mim, todo o mundo que a Suzanne criou, o qual é situado em um pós-guerra, no qual foi construída uma sociedade em que os perdedores sustentam todos os luxos e prazeres dos vencedores.
Os distritos ficam encarregados cada um de uma tarefa para suprir as necessidades da Capital, que é composta por pessoas extremamente alienadas e que não enxergam a realidade como é, sendo facilmente manipuladas.
E a forma que os governantes encontraram para fazer a manutenção desse regime é baseada na mais pura demonstração de poder e geração de medo, pois, todo ano, um casal de cada distrito irá para um massacre público. Os jogos, então, servem para relembrar os distritos do poder da Capital e fazerem-nos se submeter.
Enquanto tal atrocidade ocorre, a população da Capital assiste bestializada a tudo, sem ter a mínima noção da gravidade do que está acontecendo e encarando tudo como um espetáculo.
E, então, a Suzane cria toda uma revolução, que encontra sua força em um símbolo apenas, o Tordo, que representa a resistência e a esperança.
É magnífico ver como tudo se desenrola, com uma abordagem política pesada e
extremamente similar à nossa realidade. O que eu acho que é uma das melhores coisas na trilogia.
Eu consigo enxergar, na obra, muitas similaridades com o nosso mundo, principalmente com o desenrolar da revolução e da guerra, que seguem um modelo parecido com o que acontece aqui.
Isso pode ser visto claramente no final, quando a líder da revolução, suposta defensora da liberdade, tenta virar mais uma ditadora. Fato que vemos se repetir a cada capítulo dos nossos livros de história.
Além do enredo incrível, os personagens da obra são extremamente cativantes e bem explorados.
A protagonista é um ótimo exemplo disso, ao se ver no centro de um conflito, tendo virado o símbolo de uma revolução e entendendo como a sua sociedade realmente funciona.
Uma outra personagem que apresenta um desenvolvimento fenomenal é a Effie (<3), que é apresentada como mais uma marionete da Capital, altamente alienada e cega, mas que, com o decorrer da trama, adquire uma maturidade e esclarecimento inimagináveis ao começar a se dar conta da realidade e que
ela vivia em uma bolha antes.Por fim, eu ainda bato palmas de pé para a ação da obra, que não deixa a desejar em nenhum momento. Os Jogos e a Guerra são extremamente bem retratados, sendo realistas e muito emocionantes.
E os momentos tristes... PQP, eu quase entrei em depressão ao ler os livros
Em relação aos filmes, a FUCKING JENNIFER LAWRENCE está nele, e por isso são todos perfeitos
Mas de verdade, os meus favoritos são o primeiro e o último. E eu achei todos muito fiéis e bem produzidos/atuados/dirigidos.
Nota pra saga: 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000