Matheus.FV escreveu:@Senju Felipe até entendo o que você quis dizer. Eu pensei que o final poderia ser esse porque a atmosfera do mangá é diferente da maioria dos Shonen. Uma história interrompida por um desejo de vingança que culminou na morte de um protagonista que morreu ao mesmo tempo em que perdia seu carisma total (quem não ficou com ódio DO GON após o que ele fez a Pitou?). E a bomba serviu para passar a mensagem que o individualismo vence o altruísmo e pelos nossos olhos se nós perdessemos para uma raça individualista vencendo os humanos, todos diriam que eles são maus e talz, mas com os humanos sendo os malvados, todos vemos algo duvidoso e questionamos a natureza humana nessa saga. Meruen não era o real vilão da saga e sim o Netero. Ou seja, os heróis venceram a batalha, mas perderam a guerra. Final perfeito.
Claro claro.
A sua ideia é bastante válida e como eu disse, seria bem interessante se tivesse acontecido, ainda mais dentro das alterações que o mangá teria que ter sofrido para que ela acontecesse, pois como eu e o @kuchiyose-no-jutsu dissemos, uma vez que o mangá sequer deu indício de esgotamento das possibilidades de tramas e contextos que podem ser abordados e aprofundados pelo Togashi, ficaria estranho haver um final muito abrupto e seco.
Mas eu concordo que com a morte do Gon e a discussão filosófica que você abordou para a saga de formigas (coletivo) vs humanos (individual) seria um final diferenciado e muito impactante.
Eu só fiz um adendo mesmo.