Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[ANÁLISE] O Titã Colossal! Empty[ANÁLISE] O Titã Colossal!

more_horiz

As fraquezas do Titã Colossal

Nesse tópico falarei um pouco do Titã Colossal, que é a transformação-titã de Bertolt, como mostra a imagem abaixo:

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Latest?cb=20130327114641[ANÁLISE] O Titã Colossal! ShingekiNoKyojinTitanColossal

O Titã Colossal é mais alto que a muralha. A muralha tem 50 metros de altura e o Titã Colossal tem 60 metros de altura, de modo que ele ultrapassa a muralha com folga, como prova a imagem abaixo, extraída diretamente do próprio mangá:

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Shingeki-no-kyojin-tamanho-dos-gigantes

Se deixarmos nos envolver pela imagem, acreditaremos cegamente que ele é um adversário invencível e terrível, até mesmo para o formidável Levi. Mas não é bem assim! O Titã Colosso tem algumas fraquezas e alguns pontos fracos. Vamos enunciar e discutir alguns. A altura dele é algo assustador e por conta disso ele é tão temido. Porém, o seu ponto mais forte, o tamanho, pode, na verdade, ser o seu ponto mais fraco. Fisicamente, quanto mais alto é um corpo, mais instável é a posição desse corpo no espaço. Isso é assim porque a localização do centro de massa (ou centro de gravidade) depende da altura e do comprimento. Quanto mais alto um corpo é, mais longe do chão fica o seu centro de massa, de maneira que este corpo tem pouco equilíbrio, pois estar propenso a sofrer mais facilmente a influência da gravidade. É por isso que corpos muito altos tem pouco equilíbrio e pouca estabilidade mecânica, de modo que uma simples força poderia derrubá-lo. É por isso que um carro de fórmula 1 em alta velocidade tem mais estabilidade mecânica ao fazer uma curva que um caminhão em baixa velocidade ao fazer essa mesma curva. Portanto, a altura do Titã Colossal é a sua maior fraqueza e não a sua maior vantagem. Dessa forma, um soldado experiente e habilidoso como Levi poderia explorar esta vantagem e usá-la a seu favor e, assim, liquidá-lo.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Shing

Quando o Titã Colossal apareceu pela primeira vez na Muralha Maria, ele ficou em uma posição debruçada sobre a muralha, como que estivesse segurando nela para não se desequilibrar e cair. Inclusive, no momento que ele levantou seu enorme pé para destruir o portão da Muralha Maria, ele estava com os braços apoiados na muralha. Esta posição deu a impressão de que ele não consegue suportar o peso do próprio corpo e por isso não consegue manter o equilíbrio, de modo que isto justificaria o fato de ele ter precisado se apoiar na Muralha. Esta posição também passa a impressão de que Bertolt tem pouco controle mecânico do seu corpo gigante de titã. Para se inteirar do que falo e menciono, recomendo conferir as páginas 52, 53 e 54 do capítulo 1 de Shingeki no Kyojin.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Shingeki-no-Kyojin-titans-and-giants

Na segunda vez que ele apareceu, na Muralha Rose, no Distrito de Trost, ele demonstrou o mesmo comportamento, pois também se apoiou na Muralha Rose para romper o portão. Porém, nesse mesmo evento, um fato bastante interessante nos saltou aos olhos, pois quando Eren enfrentou o Titã colossal, este demonstrou ter movimentos lentos e pouco controle sobre seu gigantesco corpo.  É inegável que quando Eren o atacou, ele revidou de forma lenta, inclusive o próprio Eren percebeu que ele tinha movimentos lerdos. Eren, mesmo naquela época, ainda com pouquíssima experiência de combate, pois esse foi seu primeiro combate com um titã, poderia ter matado o Titã Colossal naquele único ataque. Aliás, quem viu esta parte do mangá, viu que Eren já estava na iminência de matá-lo, porém, Bertolt, percebendo o perigo, saiu da sua transformação de titã. Quem quiser dar uma conferida nessa parte, recomendo ver o final do capítulo 3 e o início do capítulo 4.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Attack-on-titan-manga-animexis

Outra fraqueza do Titã Colosso, além de sua altura e lentidão, é o fato de que seu corpo é desprovido de proteção, pois não possui a armadura do Titã Encouraçado (Reiner) e tampouco a capacidade de cristalizar da Titã Fêmea (Annie). Nesse ponto, devido a sua lerdeza, ele pode ser esfaqueado pelas espadas dos soldados da tropa facilmente. Além do mais, como seu corpo é enorme e largo, aumenta a área de ataque das espadas e das lanças do trovão.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Latest?cb=20130606160038

Outro ponto fraco do Titã Colossal é que Bertolt é mais emocional que racional, e isto o torna fraco em uma luta, pois impede que ele analise friamente a situação e tome decisões e ações estrategicamente favoráveis a ele. Bertolt nunca agiu por conta própria, mas sempre esperou pelas ordens do Reiner, aliás, sempre dependeu do Reiner para tudo. Porém, talvez vejamos um Bertolt diferente, mais forte e decidido, muito mais furioso, pois lembrem-se que Reiner o motivou a agir por conta própria e tomar as rédeas da situação por si mesmo. Aqui é que está o perigo e a surpresa.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Latest?cb=20131210202129

Deixando de lado a suposta mudança de Bertolt, devemos estar cientes que Zeke, o Titã Bestial, lançou Bertolt em um barril pelo ar com o propósito de matar toda a tropa esmagada. É um ataque aéreo perigoso e terrível, pois Bertolt vai se transformar em titã em pleno ar e, usando a gravidade a seu favor, esmagar a maior parte da cidade juntamente com todos que ali estão. Se for este o caso, então a tropa deverá pensar em algo bem rápido para escapar dessa, ou melhor, o esquadrão Levi que está dentro da cidade, logo na linha de ataque do Titã Colossal, deverá sair dali o mais rápido que puderem usando seus DMT’s.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Choose-you

Para finalizar, digo que caso a tropa e o esquadrão Levi juntamente com Eren consigam sair incólumes desse ataque, então eles poderiam investir contra o Titã Colossal e matá-lo, tomando vantagem das fraquezas dele.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! 123

description[ANÁLISE] O Titã Colossal! EmptyRe: [ANÁLISE] O Titã Colossal!

more_horiz
Interessantíssimo sua análise e o modo como você abordou cada ponto específico do titã colossal, desde suas fraquezas físicas quanto as mentais.

Gostei muito do relato sobre o centro de gravidade, demonstrou um grande conhecimento na área. Foi bem notado a posição em que Bertolt ficou na muralha em sua primeira apareção, debruçado. De fato, eu tinha minhas dúvidas se ele era virtualmente invencível mesmo pra Levi ou Mikasa devido ao seu tamanho, todavia você demonstrou ser possível derrubá-lo, utilizando de suas vantagens como fraquezas.

Agora, caso a suposta morte do Reiner seja confirmada, Bertolt ficará um pouco mais perdido, e como você mesmo disse, suas ações são mais voltadas para a emoção do que para a razão, o que pode ser crucial num campo de batalha. Sua falta de velocidade e coordenação motora, aliada a ausência de experiência em tomar decisões frias poderão lhe custar a vida num momento próximo.

Sobre o ataque aéreo, acredito sim que o Esquadrão Levi sobreviverá ao ataque sem problemas. Para que o ataque cause um maior impacto, a altura de onde Bertolt deverá iniciar sua queda tem que ser consideravelmente alta, e a partir do momento em que ele transforme em titã, todo seu corpo de 60 metros começará a sofrer a resistência do ar, e cairá várias vezes mais lento do que uma maçã, dando tempo de sobra para os guerreiros perceberem a fucking sombra que será formada no chão e revidarem. Entretanto os randoms vão tudo morrer :fem:

Será uma ótima oportunidade para finalizarem o Colossal, eu só não sei se serão bem-sucedidos, pois eu não acho que Zeke o lançaria tão despreparado assim, sabendo de suas fraquezas.

more_horiz
Muito boa analise .

Eu não tinha pensando ainda sobre esse " ponto de gravidade " . Achei que ele fazia aquilo pelo fato de que não tinha um controle tão grande sobre o corpo . 

Sobre as fraquezas dele , concordo com você . Eles até haviam explicado um pouco no próprio mangá , o fato dele ser lento e coisas do tipo . Então acho que alguém " forte " como Levi , conseguiria finaliza-lo , caso ele não voltasse a forma humana ou coisa do tipo para escapar ( coisa que ele já fez ) . Não me recordo muito bem do mangá , porque já faz tempo que eu li , mas se eu não me engano , Eren já lutou contra o Colossal e o Encouraçado na forma de titã ( ou com pelo menos o Encouraçado ) , e naquele caso , ele simplesmente deu um " mergulho " em Eren e Reiner . Agora , a questão é : Ele virou o colossal e pulo , ou no ar ele virou o colossal e simplesmente caiu com a própria força da gravidade ? Se for a primeira opção , acho que tem coisas sobre ele que devem ser reformuladas .

Sobre esse ataque aéreo , ele precisaria estar em um ponto bem alto , pois quando virasse Titã , ele simplesmente ia cair mais rápido do que quando estava em forma de humano , devido a sua massa . Supondo que isso realmente aconteça ( ou o autor ignore a fisica ) , acho que o esquadrão teria tempo de tirar o pessoal lá , até porque ( não sei ao certo a distancia que ele esta , pelo fato de que não estou mais acompanhando o mangá ) , mas o Titã Colossal faz um tremendo barulho quando vira titã . Visto isso , eles conseguiriam , ao menos , sair antes do impacto .

Outra coisa que eu gostaria de adicionar aqui , é o fato de Bertolt conseguir fazer uma " Meia transformação " . Como foi mostrado durante a luta de Eren Titã vs Reiner Titã , como Bertolt estava em cima da muralha , e provavelmente iria cair se virasse o titã inteiro , ele só virou titã da cintura pra cima , usando o resto das costelas que sobraram para fora para se " prender " a muralha . Levando isso em conta , acho que ele pode controlar o quanto vai se transformar em titã . Nesse caso , ele não poderia simplesmente se envolver na cabeça do titã , ou alguma outra parte do corpo pequena , para só aguentar o impacto desse ataque aéreo , mas não causar um estrago muito grande ?

Mais uma vez , um bom tópico , gosto de tópicos assim onde eu possa analisar e expor opiniões ou fatos . Espero que continuem com tópicos assim nessa área .

more_horiz

Caro @Ranauta, quando um corpo maciço está em queda livre, sua velocidade aumenta 9,8 a cada segundo. Mesmo que consideremos a resistência do ar, isso terá pouco efeito no Colossal, pois ele é muito pesado. A muralha tem 50 metros de altura e o titã colossal tem 60 metros de altura. Suponhamos que Zeke lançou o barril e este atingiu a altura máxima de 100 metros, que é o dobro da altura da muralha. Nesse caso, como o Colossal tem 60 m, logo a distância dele em relação ao chão seria só de 40 m. Essa pouca distância daria ao esquadrão Levi um tempo curto de reação, de modo que eles precisam sair dali o mais rápido que puderem usando os 3DMT's, pois a área aonde o colossal aterrizar, como também sua vizinhança, será totalmente devastada. Eu prevejo que haverá mortes, pois o tempo de reação será muito curto, de modo que o tempo de fuga também, pois quando o barril fora avistado por Armin, já tinha ultrapassado a Muralha principal e já estava dentro do espaço aéreo do distrito de Shiganshina.

Caro @Daiyusha, tentarei responder as tuas indagações. Vamos lá!

De fato, o Colossal usou a gravidade a seu favor naquele momento. O Colossal apenas se deu ao trabalho de cair e a gravidade fez o resto. Além do mais, naquele momento, ele estava em uma espécie de combustão, emitindo calor, de modo que a resistência do ar não interferiu em sua queda, pois é esperado que o ar a sua volta evapore e se expanda em contato com o seu corpo em combustão, se afastando dele. Quando ele pulou, ele já estava na forma de titã, porém apenas da cintura para cima. Eu penso que ele fez aquilo para poupar energia, pois penso que aquele poder de combustão deve consumir muita energia física. Ele deve ter feito isso também para não cair da muralha, pois se ele tivesse entrado em sua forma completa de titã, teria perdido o equilíbrio e caído da muralha. Além do mais, o objetivo ali não era um confronto direto, mas era tão somente raptar Eren, Ymir e Historia, e depois fugir. Outra coisa, Bertolt consegue controlar a sua transformação de titã, assim como Reinner e Annie, pois ele foi treinado desde criança lá no lugar misterioso de onde ele veio.

O tempo de queda não depende da massa do corpo, mas tão somente da aceleração da gravidade, da velocidade e da resistência do ar. O que poderá reduzir o tempo de reação e de fuga da tropa é justamente o tamanho do colossal, que ainda é maior que a muralha. Só posso dizer que Bertolt virá com toda força e fúria, e ficará ainda mais furioso quando ver que Reiner está com a cabeça decepada. Só quero ver a reação dele ao ver o seu amigo de causa nessa situação.

É isso! Obrigado pelo comentário. :okai:

more_horiz
@phisikys Sobre o que eu falei dele cair mais rápido , eu me expressei mal . Não entendo muito de física , então se eu estiver errado , por favor me corrija . Mas , a força inicial que o Titã bestial usou para jogar Bertolt seria suficiente para fazer o colossal continuar o trajeto ? Afinal , quando Bertolt virar um titã , ele simplesmente ganha uma camada em volta dele , não exatamente vira ele . Nesse momento , ele estaria em movimento , mas o titã não , já que ele foi " criado " ali . Nesse caso , ele simplesmente pararia no ar e cairia , correto ? Já que o Bertolt lá dentro iria acabar batendo na camada exterior que é o titã . Então , como eu falei ou tentei falar , só se ele estivesse lá pra frente em um momento que mesmo se ele cai-se reto para baixo , ele ainda causaria alguma destruição .

Não que isso vá acontecer , afinal pelo plot , Bertolt vai acabar encontrado o " corpo " de Reiner , e ficar putão .

EDIT: Tinha esquecido de falar , mas o atrito do ar também não afetaria ele indo na horizontal ? Fazendo assim ele perder velocidade e cair antes do previsto ?

more_horiz

Caro @Daiyusha, a trajetória seguida por Bertolt juntamente com o barril (já que eles se comportam como um único corpo) será parabólica por causa da gravidade e da resistência do ar, como ilustra a figura abaixo.

[ANÁLISE] O Titã Colossal! Ball[ANÁLISE] O Titã Colossal! Centro-de-massa1
movimento parabólico sem resistência do ar

Enquanto Bertolt não se transformar em titã, a resistência (atrito) do ar será mínima e a trajetória continuará bem parabólica, mas depois que ele fizer a transformação, então a trajetória ficará menos parabólica. Fisicamente, mesmo depois de ele transformado em titã colossal, continuará em movimento seguindo a mesma trajetória parabólica, porém agora com algumas alterações, já que o corpo do titã colossal é enorme, então o atrito com o ar aumentaria, afetando a trajetória. Ficaria mais ou menos assim:

[ANÁLISE] O Titã Colossal! 3313fig07

Obs: Se o atrito com o ar aumenta, então a velocidade do corpo diminui, pois o corpo sofre um retardamento, mas ele continua em queda.

Obs: Depois da transformação, Bertolt e o Colossal funcionam como um só corpo.

Espero ter ajudado. :okai:

more_horiz
Analise do titã acabo virando aula de fisica :fem: 

Mas valeu , não esperava aprender coisas assim no forum .

Bom , pra finalizar minha participação aqui , mais uma vez , boa analise .

more_horiz
Ótimo tópico, Phisikys!

Já tinha reparado na sua lentidão na luta dele contra o Eren, mas você trouxe mais argumentos técnicos e também novos fatos que eu não tinha visto, como ele segurando a muralha como forma de apoio. Realmente, ele é lento, não sabe lutar e na minha opinião um alvo bem fácil para ser um titã. Acredito até que ele servirá de sacrifício ali naquele arremesso. Como você disse, ele tem a sua estrutura mental abalada, ele não tem muita confiança, então talvez tenham influenciado ele a fazer isso. Caso não seja isso, não vejo uma outra forma dele sair vivo dali. Com certeza vai matar muitos e destruir muitas coisas, mas creio que seja muito difícil ele sair vivo depois disso.

+1

more_horiz
Stuart escreveu:
Ótimo tópico, Phisikys!

Já tinha reparado na sua lentidão na luta dele contra o Eren, mas você trouxe mais argumentos técnicos e também novos fatos que eu não tinha visto, como ele segurando a muralha como forma de apoio. Realmente, ele é lento, não sabe lutar e na minha opinião um alvo bem fácil para ser um titã. Acredito até que ele servirá de sacrifício ali naquele arremesso. Como você disse, ele tem a sua estrutura mental abalada, ele não tem muita confiança, então talvez tenham influenciado ele a fazer isso. Caso não seja isso, não vejo uma outra forma dele sair vivo dali. Com certeza vai matar muitos e destruir muitas coisas, mas creio que seja muito difícil ele sair vivo depois disso.

+1

Caro @Stuart, obrigado pela consideração e apoio.

De fato, há muitas incertezas quanto as capacidades e habilidades do Titã Colossal. Eu tentei abordar algumas aqui, tanto as físicas quanto as emocionais. Vamos aguardar agora os próximos capítulos, pois eles darão certeza ou não a essa minha análise.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos