As fraquezas do Titã Colossal
Nesse tópico falarei um pouco do Titã Colossal, que é a transformação-titã de Bertolt, como mostra a imagem abaixo:
O Titã Colossal é mais alto que a muralha. A muralha tem 50 metros de altura e o Titã Colossal tem 60 metros de altura, de modo que ele ultrapassa a muralha com folga, como prova a imagem abaixo, extraída diretamente do próprio mangá:
Se deixarmos nos envolver pela imagem, acreditaremos cegamente que ele é um adversário invencível e terrível, até mesmo para o formidável Levi. Mas não é bem assim! O Titã Colosso tem algumas fraquezas e alguns pontos fracos. Vamos enunciar e discutir alguns. A altura dele é algo assustador e por conta disso ele é tão temido. Porém, o seu ponto mais forte, o tamanho, pode, na verdade, ser o seu ponto mais fraco. Fisicamente, quanto mais alto é um corpo, mais instável é a posição desse corpo no espaço. Isso é assim porque a localização do centro de massa (ou centro de gravidade) depende da altura e do comprimento. Quanto mais alto um corpo é, mais longe do chão fica o seu centro de massa, de maneira que este corpo tem pouco equilíbrio, pois estar propenso a sofrer mais facilmente a influência da gravidade. É por isso que corpos muito altos tem pouco equilíbrio e pouca estabilidade mecânica, de modo que uma simples força poderia derrubá-lo. É por isso que um carro de fórmula 1 em alta velocidade tem mais estabilidade mecânica ao fazer uma curva que um caminhão em baixa velocidade ao fazer essa mesma curva. Portanto, a altura do Titã Colossal é a sua maior fraqueza e não a sua maior vantagem. Dessa forma, um soldado experiente e habilidoso como Levi poderia explorar esta vantagem e usá-la a seu favor e, assim, liquidá-lo.
Quando o Titã Colossal apareceu pela primeira vez na Muralha Maria, ele ficou em uma posição debruçada sobre a muralha, como que estivesse segurando nela para não se desequilibrar e cair. Inclusive, no momento que ele levantou seu enorme pé para destruir o portão da Muralha Maria, ele estava com os braços apoiados na muralha. Esta posição deu a impressão de que ele não consegue suportar o peso do próprio corpo e por isso não consegue manter o equilíbrio, de modo que isto justificaria o fato de ele ter precisado se apoiar na Muralha. Esta posição também passa a impressão de que Bertolt tem pouco controle mecânico do seu corpo gigante de titã. Para se inteirar do que falo e menciono, recomendo conferir as páginas 52, 53 e 54 do capítulo 1 de Shingeki no Kyojin.
Na segunda vez que ele apareceu, na Muralha Rose, no Distrito de Trost, ele demonstrou o mesmo comportamento, pois também se apoiou na Muralha Rose para romper o portão. Porém, nesse mesmo evento, um fato bastante interessante nos saltou aos olhos, pois quando Eren enfrentou o Titã colossal, este demonstrou ter movimentos lentos e pouco controle sobre seu gigantesco corpo. É inegável que quando Eren o atacou, ele revidou de forma lenta, inclusive o próprio Eren percebeu que ele tinha movimentos lerdos. Eren, mesmo naquela época, ainda com pouquíssima experiência de combate, pois esse foi seu primeiro combate com um titã, poderia ter matado o Titã Colossal naquele único ataque. Aliás, quem viu esta parte do mangá, viu que Eren já estava na iminência de matá-lo, porém, Bertolt, percebendo o perigo, saiu da sua transformação de titã. Quem quiser dar uma conferida nessa parte, recomendo ver o final do capítulo 3 e o início do capítulo 4.
Outra fraqueza do Titã Colosso, além de sua altura e lentidão, é o fato de que seu corpo é desprovido de proteção, pois não possui a armadura do Titã Encouraçado (Reiner) e tampouco a capacidade de cristalizar da Titã Fêmea (Annie). Nesse ponto, devido a sua lerdeza, ele pode ser esfaqueado pelas espadas dos soldados da tropa facilmente. Além do mais, como seu corpo é enorme e largo, aumenta a área de ataque das espadas e das lanças do trovão.
Outro ponto fraco do Titã Colossal é que Bertolt é mais emocional que racional, e isto o torna fraco em uma luta, pois impede que ele analise friamente a situação e tome decisões e ações estrategicamente favoráveis a ele. Bertolt nunca agiu por conta própria, mas sempre esperou pelas ordens do Reiner, aliás, sempre dependeu do Reiner para tudo. Porém, talvez vejamos um Bertolt diferente, mais forte e decidido, muito mais furioso, pois lembrem-se que Reiner o motivou a agir por conta própria e tomar as rédeas da situação por si mesmo. Aqui é que está o perigo e a surpresa.
Deixando de lado a suposta mudança de Bertolt, devemos estar cientes que Zeke, o Titã Bestial, lançou Bertolt em um barril pelo ar com o propósito de matar toda a tropa esmagada. É um ataque aéreo perigoso e terrível, pois Bertolt vai se transformar em titã em pleno ar e, usando a gravidade a seu favor, esmagar a maior parte da cidade juntamente com todos que ali estão. Se for este o caso, então a tropa deverá pensar em algo bem rápido para escapar dessa, ou melhor, o esquadrão Levi que está dentro da cidade, logo na linha de ataque do Titã Colossal, deverá sair dali o mais rápido que puderem usando seus DMT’s.
Para finalizar, digo que caso a tropa e o esquadrão Levi juntamente com Eren consigam sair incólumes desse ataque, então eles poderiam investir contra o Titã Colossal e matá-lo, tomando vantagem das fraquezas dele.