[ANÁLISE] A Construção das Três Muralhas!
Exórdio
Há 112 anos surgiu uma nova raça: a Raça Titã. Esta nova raça pôs a humanidade na iminência da extinção, pois os Titãs se alimentavam insaciável e exclusivamente de humanos. Toda a raça humana fora devorada, exceto aqueles que conseguiram fugir a tempo de se abrigarem sob a fortaleza impermeável e intransponível das Três Muralhas. Foram estes poucos humanos que, sob a proteção das muralhas, recomeçaram a história da humanidade.
A construção das Três Muralhas que protegem a humanidade da fome insaciável dos titãs é carregada de mistérios, segredos, curiosidades e dúvidas. Ninguém sabe ou se lembra de como Elas foram erguidas, nem tampouco se tem registros ou relatos da época em que foram feitas. A humanidade não tem memória, nem muito menos informações daquela época; daquele passado. O que a humanidade sabe é que as Três Muralhas evitaram a extinção da raça humana, frearam o apetite antropofágico e voraz dos titãs. Dentro das Muralhas e sob a proteção imponente das Muralhas a raça humana pôde se restabelecer e reorganizar-se. Sob a sombra das Altas Muralhas, a humanidade sobreviveu e recomeçou a viver, reconstruindo uma nova civilização; uma nova sociedade; um novo sistema social, político, econômico e cultural. As Três Altivas Muralhas garantiram a sobrevivência da raça humana por mais de 100 anos e, por isso, foram e são idolatradas por alguns como As Três Deusas, cujos nomes são Maria, Rose e Sina.
A Estrutura das Muralhas
São três muralhas concêntricas, cada uma com 50 metros de altura. Essas imponentes e gigantescas paredes são muito longas, de modo que é humanamente impossível protegê-las e vigiá-las em todo seu perímetro, por isso cada uma tem quatro cidades externas as suas bordas, pois como os Titãs são atraídos por grandes concentrações humanas, eles concentram seus ataques sobre essas cidades ou distritos, de maneira que as defesas da humanidade podem se focar apenas nesses locais e não em toda a extensão da muralha. Estas cidades ou distritos são ramificações fora das muralhas onde as pessoas vivem normalmente. Cada um destes distritos envolvem e circundam a região da muralha que contém os portões principais de entrada e saída, reforçando ainda mais a segurança e proteção das muralhas, já que esses portões não são tão sólidos e resistentes quanto ao resto da muralha.
Os topos das Muralhas são revestidos com canhões, que podem disparar em Titãs que se aproximam. Ao longo de todo o topo das muralhas há trilhos para facilitar o transporte de cargas, de canhões, armas e mantimentos, concentrando-se principalmente nas regiões dos distritos, que é onde a presença dos titãs é mais constante.
As Três Muralhas
MARIA : É a primeira muralha e a maior em extensão. A muralha Maria é a mais externa, pois fica na fronteira crítica; no limite entre o território dos humanos e o território dos Titãs, sendo a primeira barreira que os Titãs teriam que ultrapassar para adentrar no território da humanidade. Maria é a muralha que possui o maior perímetro, pois envolve e abarca a maior área ocupada pela raça humana. Por ser a muralha mais extrema, Maria é a mais afetada pelos ataques dos titãs e, por causa disso, tem muitos buracos e remendos. Uma das cidades que fica nas bordas de Maria e que serve de isca para os titãs é Shiganshina. O distrito de Shinganshina, além de ser a cidade onde nasceu Eren Jaeger, foi o primeiro ponto a ser rompido e invadido pelos titãs. Foi na Muralha Maria, mais especificamente no Distrito de Shiganshina, que a humanidade sofreu sua primeira derrota, como também é aí onde toda a trama principia. Atualmente, o território compreendido pela Muralha Maria é agora dominado pelos titãs, de modo que a humanidade recuou e fugiu para os limites da segunda muralha.
ROSE : É a segunda muralha de fora para dentro e é a segunda maior em extensão, estando, dessa forma, circunscrita à Muralha Maria. A muralha Rose é afetada quando a Muralha Maria é rompida e permite a entrada de muitos titãs. Algumas das cidades da Muralha Rose são Trost, Karanese e Chlorba. Foi no Distrito de Trost que se deu o segundo ataque dos titãs e, sobretudo, a primeira vitória expressiva da humanidade em séculos de lutas, pois foi ai que Eren Yager conseguiu despertar seu poder de titã e lacrou a fenda aberta pelo Titã Colossal, por onde os demais titãs estavam entrando. A partir daí a humanidade pôde se reorganizar e formar seu contra-ataque para recuperar o território de Maria.
SINA : É a terceira e menor das três muralhas em extensão, sendo a muralha mais interna e central. A Muralha Sina é onde vivem os mais ricos cidadãos e a Família Real. Sina é a última muralha para proteger o Reino, de modo que se ela cair, a humanidade também cai. As cidades ao longo da borda da Parede de Sina incluem o Distrito de Hermiha, Distrito de Stohess e o Distrito de Yalkell.
As Muralhas são feitas de Titãs?
Na página 45 do capítulo 33, logo após Mikasa impedir a fuga de Annie pela Muralha, um rosto gigante, parecido com o do Titã Colossal, se mostrou de dentro da Muralha, justamente na região que tinha sido rachada por Annie quando esta, em sua forma titã, tentou escalar a Muralha para fugir. Mikasa e todos os demais presentes viram a face do titã dentro da Muralha, ou melhor dizendo, um rosto colossal de titã imerso na Muralha. Este titã imerso à Muralha parecia ter acordado de um sono centenário, pois seu olhar e semblante eram o de um sonâmbulo.
Todos que avistaram o rosto colossal ficaram se perguntando o porquê de ter um titã dentro da muralha ou se o interior da Muralha, em toda sua extensão, estava cheio de titãs. Logo depois disso, o sacerdote Nick, pertencente a religião dos adoradores das Três Muralhas, chegou desesperado à Tenente Hanji lhe pedindo para fechar o mais rápido a abertura na Muralha para que o Titã que estava lá dentro não entrasse em contato com a luz do sol. Ao ver essa parte da trama, todos concluíram que o interior das Muralhas parece conter inúmeros Titãs dormentes, em estado de latência e hibernação, que só podem despertar completamente caso entrem em contato com a luz solar. Esta conclusão é bastante coerente, pois os titãs só são ativos durante o dia, quando estão em contato com a luz do sol, de maneira que durante a noite ficam passivos e dormentes. Apesar de nenhum detalhe ter sido dado, tem sido sugerido que as muralhas foram originalmente criadas pelos titãs utilizando a sua capacidade de endurecimento, pois como bem sabemos, alguns titãs, a exemplo do Encouraçado (Reiner) e da Titã Fêmea (Annie), tem a habilidade de Endurecer o Corpo, de modo que quando estão nesse estágio, os corpos deles não evaporam quando mortos ou cortados. A outra conclusão a que se chegou é que uma das poucas pessoas que sabiam sobre os Titãs nas paredes são o Pastor Nick e Historia Reiss. Pastor Nick é um membro principal do culto que considera as muralhas como sagradas, ao passo que Historia era uma moça bem-nascida e, presumivelmente, sabe sobre as paredes por causa disso. Pois bem, era aqui que eu queria chegar, pois aqui é onde entra a Família Real Reiss.
A Família Real [Clã Reiss]
No dia em que a Muralha Maria caiu, uma tragédia aconteceu. O templo de adoração do Clã Reiss foi saqueado, incendiado e completamente destruído. Naquela noite, na igreja, a família Reiss inteira rezava depois da tragédia da queda da muralha Maria. Tirando Rod Reiss, o líder do Clã Reiss, a família inteira foi massacrada. O assassino da Família Real foi o pai de Eren, Grisha Jaeger. No capítulo 63 ficou provado que a missão do pai de Eren, Grisha Jaeger, era assassinar toda a família Reiss. Ali mostra o momento que Grisha aparece de surpresa perante o Clã Reiss e toma sua forma titã. O titã de Grisha enfrenta a titã de Frieda Reiss e vence-a. Lá é dito que o poder que Grisha queria era o poder de Frieda, por isso Grisha devorou-a. Depois Grisha atacou a família Reiss com a intenção de eliminar todo o Clã Reiss. Porém, nesse massacre, o líder Rod Reiss sobreviveu.
É dito que quando um titã devora o outro, ele herda não só o poder de titã, mas também as memórias e lembranças (cap. 64). É dito na página 26 do capítulo 63 que a família Reiss tinha o poder de alterar a memória e lembranças das pessoas. Porém também é dito que certos membros do Clã Reiss tem o poder de não ter suas memórias e lembranças alteradas. Deve ser por isso que a humanidade não se lembra do seu passado, não se lembra de como era antes da muralha; não se lembra como as muralhas foram construídas. Por fim, no capítulo 65 é dito pelo membro decano da família Ackerman que gerações de reis tem herdado e guardado o poder dos titãs e usaram este poder incrível para construir as gigantes muralhas que protegem a humanidade dos titãs e apagar a história da humanidade fora das muralhas.
Concluindo, Grisha Jaeger foi enviado para assassinar todos aqueles que conheciam e detinham o poder dos titãs. Para apagar todos os vestígios ele devorou a própria Frieda e roubou o seu poder de titã e todas as memórias do passado da humanidade de antes das muralhas. Até agora não sabemos a procedência de Grisha, nem tampouco quem o enviou, apenas sabemos que ele veio de fora das Muralhas, de muito longe, e sabemos que ele tinha o poder de titã assim como Reiner e Bertolt, de modo que suspeita-se que ele fazia parte do plano do Titã Bestial. Mas isso agora não vem ao caso.
continuando ...
No capítulo 64, Rod Reiss conversa com sua filha, Historia Reiss, e lhe revela vários segredos referentes a origem dos titãs e a construção das muralhas. Ele revela que há cerca de 100 anos as três muralhas concêntricas foram criadas pelo poder dos titãs. Com a construção dessas três muralhas gigantes a humanidade pode se proteger dos titãs. E para que os remanescentes da humanidade pudessem viver em paz, as memórias da humanidade foram modificadas. Porém, algumas linhagens de sangue não foram afetadas. Mas os descendentes dessas linhagens e o resto da humanidade também esqueceram e, por isso, ninguém conhece mais a história de 100 anos atrás. Mas de onde os titãs vieram, ninguém sabe, com exceção de uma pessoa, Frieda Reiss. O que Frieda possuía não era apenas o poder dos titãs, mas ela sabia tudo sobre a história e criação deste mundo. Frieda tinha 15 anos quando obteve o poder de titã junto com as lembranças do mundo perdido. Ela devorou o tio dela para obter tudo isso. Esse é o dever da família Reiss; a família Real. Frieda herdou o poder dos titãs e as lembranças do mundo do seu tio, seu predecessor. Ao possuir o poder e as lembranças, a pessoa se torna um livro vivo deste mundo e a ela é confiado o destino da humanidade. Porém, a pessoa é livre para espalhar e contar isso ao mundo ou não. Ninguém nunca revelou estes segredos e essa é a prova de ter herdado a determinação do primeiro rei que criou este mundo de muralhas. Agora o poder de titã e as memórias do mundo perdido estão dentro de Eren, pois Grisha devorou-a, que por sua vez foi devorado por Eren. Porém é dito por Rod Reiss que este poder não pode ser usado por Eren em toda sua potencialidade, pois Eren não possui o sangue do Primeiro Rei da Muralha, e assim o verdadeiro rei nunca aparecerá.
Não podemos afirmar com certeza que tudo o que Rod Reiss contou seja verdade, mas apenas sabemos que sua família era descendente do primeiro rei das muralhas e que conhecia e dominava os mecanismos e os conhecimentos da transformação titã. Então, embasado nessas pistas e fatos, podemos crer que as Três Muralhas foram de fato construídas e erguidas graças ao poder dos titãs. Penso que esta seja a explicação que mais fez sentido até o momento, pois não teria como a humanidade construir a Muralha Gigante e ao mesmo tempo se defender dos ataques dos titãs devoradores de humanos. Mas quem seriam todos aqueles titãs que estão latentes dentro das muralhas? Como que eles foram parar no interior das muralhas? Eles fizeram isso por conta própria ou foram obrigados? Terá sido esses titãs colossais que estão adormecidos dentro das muralhas sequestrados e seus poderes controlados pelo Clã Reiss para construir as Muralhas? Terão estes titãs pertencido ao povo de Annie, que por ventura foram raptados e tiveram seus poderes usados para manter as Muralhas, e que agora o povo de Annie estão se vingando? Terá sido eles membros do Clã Reiss que se voluntariaram para criar as muralhas e proteger a humanidade dos titãs irracionais?
Muitos mistérios, dúvidas e segredos rondam essas muralhas. Sua origem ainda é um mistério, assim como as circunstâncias em que elas foram feitas. Espero que os próximos capítulos deem mais pistas.