A pena de morte é ótima, mas tenho minhas dúvidas sobre isto. Eu tenho um familiar que foi condenado em situações extremamente ridículas, mesmo com a confissão alheia e sendo inocentando totalmente, e estamos recorrendo até hoje. Também, o atual processo contra o Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, mostra que não é só questão de estrutura, mas entra também no quadro de corrupção sistêmica. Todos sabem que este caso, além de ridículo por si só, deveria ser tratado na Câmara, e, sendo o Deputado culpado ou não, o STF passou por cima da forma que bem entendeu. Isso é só um dos exemplos de como a pena de morte seria apenas mais uma arma em mãos erradas.
Por outro lado, a minha lógica é simples: se o indivíduo é perigoso para viver em sociedade, deve ser retirado dela. Ou prisão perpétua, ou pena de morte. Ridículo ver pessoas dizendo que há a segunda chance, que há pessoas que se recuperam e etc, o primeiro foco e principal argumento deveria ser o grau de reincidência por parte de criminosos. Ou seja, a preocupação deveria estar em cima do cidadão inocente, não em cima do "pobre" criminoso que matou, estuprou e etc. Portanto, se Brasil estivesse em condições razoáveis, obviamente eu seria a favor. Não é questão de humanizar, é questão de probabilidade. Quem fez está ciente do que fez e de qual a pena, e, portanto, escolheu aquilo. Sendo a probabilidade de recuperação muito menor do que a de reincidência ao crime, a questão se torna de fácil resposta.
Enfim, eu ainda não tenho uma opinião formada sobre a pena de morte no Brasil, porque há vários fatores que pedem nossa consideração. Entretanto, esses fatores são concernentes apenas à infraestrutura e à corrupção sistêmica.
#ClanWars2016