Sinceramente, pra mim esse pensamento bastante estranho, tem muita bobagem neles também, vamos ver se consigo explicar o que penso corretamente, já que qualquer tema relacionado a "machismo" sempre rende, e sempre tem um ponto a mais á considerar.
Primeiro que, cavalheirismo ser "um exercício do machismo" está errado, visto que o cavalheirismo é basicamente executar o ato de ser gentil com as mulheres, especificamente com as mulheres, e não
apenas por elas. O que há de errado em um homem ser gentil com uma mulher? dando um exemplo simples, um marido pode ser extremamente cavalheiro com a sua esposa por diversos motivos, caso ela por exemplo cuide da casa, dos filhos e etc, ele pode abria a porta do carro por respeito, pra ser cortês com ela, por saber que ela está cansada, como um meio de agradecer por isso, ou diversos outros motivos, isso é ser
cavalheiro.
Na minha visão, isso só poderia ser considerado "machista" caso este mesmo homem que é cavalheiro com as mulheres, não seja capaz de fazer o mesmo por homens, que daria carona á uma mulher na chuva com um bebê, mas não faria o mesmo por um homem na mesma situação. E digo que concordo com esta parte, porque isso realmente tem relação com certa cultura, eu mesmo, caso visse uma mulher carregando algo muito pesado ajudaria na mesma hora, caso fosse um homem, não deixaria de ajudar também, mas certamente eu não enxergaria tanta necessidade de ajuda pra ele do que pra uma mulher. E mesmo assim, não concordo com o uso do termo "machista", se por exemplo uma mulher estivesse carregando malas pesadíssimas e ele ajudasse, e não fizesse o mesmo por um homem, ele poderia entender que o homem é capaz de lidar com aquilo e a mulher não, pois naturalmente é mesmo, é inegável.
A parte em que concordo com o autor das ideias, é que, sim, parte do cavalheirismo é sim incentivado por diversos fatores, que opcionalmente ele chama
ou não de machismo, o que para mim não é. Existe certa cultura em torno disso, o homem é sempre incentivado a ser cavalheiro com as mulheres, e essa mesma cultura é em parte o que faz boa parte das mulheres gostar disso. Também não existe uma regra, um homem pode muito bem ser gentil apenas com mulheres porque quer, por achar realmente que os homens são superiores. Mas não falo de ser superior a mulher em si, mas sim do fato do próprio homem achar que sempre tem que ser mais forte, sempre tem que lidar com as coisas sozinho, sempre tem de ser durão, e etc, essa tal cultura "machista" vale para estes dois lados da moeda, tanto pra mulher que costuma admirar isso, o que não é problema nenhum visto que todo mundo gosta de ser tratado com gentileza, tanto pro homem que tem em em mente que deve sim ser mais forte, e mesmo que não seja ele terá de ser a força, mesmo que a mulher ganhe mais ele mesmo ira querer pagar a conta, mesmo que ele esteja tão cansado quanto a mulher ele terá que abir a porta do carro, não por considerar a mulher inferior, e sim por ter acreditar ter a obrigação de ser mais forte e etc.
Da mesma forma por exemplo, que uma mulher dificilmente abriria a porta de um carro para um homem, ou o ajudaria com malas pesadas, e isso realmente tem certa influência das pessoas de modo geral, e identificando isso nas entrelinhas desses conceitos aí, é a única parte em que eu concordo.
Pra concluir, de modo geral, o cavalheirismo não é nada prejudicial, nem propaga algum tipo de inferioridade das mulheres, muito pelo contrário, na minha visão é normal e nada mais. E, de modo geral, ou até mesmo na maioria dos casos, as mulheres não abrem a porta do carro, não pagam a conta, não ajudam com coisas pesadas, mas em um casamento por exemplo, elas ajeitam seu guarda-roupas, arrumam a gravata que não sabemos colocar, cuida de nós homens de forma geral, cozinham, entre outras coisas, e pra ser contra um tipo de gentileza por parte dos homens, teriam de ser contra estes tipo de gentileza das mulheres, e daqui a pouco até mesmo no casamento vão pregar o "cada um por si", ou de modo geral homens não sabem cozinhar? ou arrumar a gravata? isso não propaga sinal algum de inferioridade.
É isso aí, acabei passando da conta
por isso não passo muito em Assuntos gerais, teriam mais desses..
#ClanWars2016