Insanidade vai bem além de falta de controle sobre suas próprias ações. Se pegarmos do ponto de vista lógico, insanidade seria tudo aquilo que não atinge fins úteis. O que causa a insanidade? Confusão mental. Uma pessoa de 20 anos que só consegue brincar com brinquedos infantis e mais nada, é considerada louca, pois está em desordem mental.
Entretanto, há outras definições. Vamos pegar por exemplo alguém que escala montanhas sem equipamentos. Exclamarão: "Este cara é louco". E por quê? Porque ele ignora o medo da morte de modo que as outras pessoas não o fazem, algo que não é comum, e, portanto, tudo que foge daquilo que é comum, costuma ser encarado como insano. É aí que vemos as várias categorias dessa palavra.
Nós temos até mesmo a insanidade "lógica" como definição. Sim, isso faz sentido. Imagine alguém que vê algo que mais ninguém vê. É algo difícil, exigirá de trabalho duro para ter concretização. Em uma das famosas frases de Nietzsche, ele diz o seguinte: "E os que dançavam foram chamados de loucos por aqueles que não podiam ouvir a música", mostrando que esta definição é relativa, dependendo do ponto de vista. Se você entendeu o que eu disse, então sabe que os maiores gênios do mundo foram chamados de loucos, como Eistein, Isaac Newton, Tesla e etc.
Há, portanto, uma variedade dessas definições, desde a pessoa que não consegue fazer nada, considerada doente mentalmente e que passa o dia olhando para coisas sem significado, para pessoas do nosso dia a dia. Tanto é verdade que você deve ouvir muito mais a palavra "louco", normalmente associada a qualquer comportamento "radical" ou "incomum, do que a palavra "demente", que normalmente é associada a alguém com um nível de confusão mental muito maior.
A propósito, essa frase do Far Cry já foi dita por Albert Eistein: "loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Bem, essa frase também é relativa. Se eu treinar do mesmo modo durante o ano inteiro, ao final dele estarei muito melhor, e englobo para várias áreas aí.
Enfim, algo bem relativo. Eu poderia falar de algo pessoal, mas fica para uma outra ocasião.