A pressão social é uma força poderosa, não se pode negar. Quem não gosta de ter a aprovação e a aceitação de outros? A
maioria de nós admite que sim, não? Mas o desejo de ter aprovação pode ser uma espada de dois gumes.
Veja: Até que ponto você iria para ganhar a aprovação de outros? Mesmo que você ache que não é influenciável, podemos dizer o mesmo de outros ao nosso redor? Será que eles ao menos se esforçam para ter uma opinião própria ou se deixam moldar pela maioria?
Por exemplo, muitos acham que os padrões de moral encontrados na Bíblia são antiquados ou irrealistas no mundo moderno, não concorda? Já outros acham que não é tão importante adorar a Deus da maneira que ELE requer na sua Palavra. São aquelas famosas frases de efeto: "Faça o que gosta, não se importando com a opinião dos outros." ou "Sou eu quem pago as mnhas contas" e por aí vai...
Mas por que muita gente pensa assim? A resposta, em parte, pode ser a influência de outros. Em
Efésios 2:2, Deus nos revela que o mundo tem um “espírito”, ou seja, uma atitude dominante. Esse espírito influencia as pessoas a se amoldar à mentalidade de um mundo que não conhece a Deus.
Em parte, segundo que falaram acima, o bom é "sair da frente e deixar esta grande rocha passar". Tentar pará-la é um esforço desnecessário e infrutífero...
EU, particularmente, sofro um pouco pela pressão no que diz respeito a trabalho e bens ditos "básicos" hoje em dia, mas a pressão bem colocada nos quadros acima, graças a Deus eu estou livre!