Bom, falar sobre o futuro do DCEU é um pouco complicado, por diversas razões, porém, creio que mesmo tendo começado atolando o pé na lama esse universo compartilhado pode dar sim muito certo. A DC, tem um ponto positivo que a Marvel não tem atualmente (e que pelo jeito se confirma em Doutor Estranho) que é não ter uma fórmula homogênea a seguir, o filme da Mulher Maravilha pode ter todo aquele clima mitológico e antiquado, enquanto The Batman pode ter toda a arquitetura de um Arkham Origins e etc, mas o ponto negativo é justamente esse também. Eles começaram mal demais, a começar com MoS, não é um filme perfeito e nem necessariamente deveria ser, mas parece ter sido escolhido como ponto inicial do DCEU na pressa. Lançar de cara, como segundo filme um Batman desconhecido vs um Superman mal caracterizado foi muito arriscado, e um erro grotesco.
Esquadrão Suicida por exemplo, cumpriu bem seu papel com o público 'leigo', com as críticas e com os leitores fiéis das HQs não, já que o filme foi medíocre mesmo, porém, me agradou justamente por isso, todo o hype que os trailers proporcionavam se baseavam em personagens bem caracterizados e uma fotografia excelente, o suficiente pra divertir o público, e eu esperava que fosse um dos melhores filmes de herói dos cinemas justamente pela simplicidade, mas o Ayer mandou mal demais, deixo como lembrança apenas o Coringa apaixonado e penteador de seu cabelo verde. A verdade é que por ora, após estes primeiros 3 filmes, a situação atual não é nada boa, ninguém imaginaria começar um universo estendido após um filme do Superman que parecia ser apenas mais um, e logo após lançar um Batman vs Superman estreando um Batman sucessor do Bat-bale vindo de uma trilogia de sucesso e a primeira Mulher Maravilha dos cinemas em um só filme, que por fim foi mediano, não foi péssimo, seguido de um filme do Esquadrão Suicida, foi uma decisão erradíssima, Filme de origem do Superman + Batman vs Superman + Esquadrão Suicida, não seria mesmo o ideal pra apresentar um universo. O que ficou claro é que a Warner fez tudo às pressas, porém, agora que creio ter passado a correria desesperada, a sequência de filmes escolhida corretamente e com calma, com o filme da Mulher Maravilha ao menos sendo super bem produzido pelo apresentado, e as possíveis mudanças na forma de pensar os filmes da Warner podem fluir.
Sobre o futuro, espero não queimar a língua, mas Mulher Maravilha tem tudo pra ser um dos maiores ou o maior filme, não só do DCEU, mas de todos os filmes de herói até aqui, ao menos tem com certeza o melhor trailer de todos, e a melhor produção ao que podemos ver. O roteiro provavelmente vai seguir o que deve seguir, não tem e nem pode ter mistério algum em um filme de origem da personagem, está lá nos quadrinhos, basta adaptar. A fotografia está incrível, a caracterização, os efeitos especiais, as cenas de ação, principalmente a das Amazonas a cavalo que diga-se de passagem dá uma surra em qualquer outro frame de trailer da DC e os cacetes a mais, enfim, ao que tudo indica nada vai estragar esse filme, um roteiro simples basta, pois é um filme determinante pro futuro do DCEU. Caso essa expectativa se confirme, eu tenho sim certeza que os filmes da DC no cinema darão certo, o Snyder ainda me preocupa, não sei o que ele vai fazer pra consertar esse Superman (que tá erradão), o Batman está nas mãos do Affleck, que, quem diria, é o cara mais bem quotado pra direção e roteiro da DC, a atuação dele como Batman é convincente, e tendo ganho até mesmo um Oscar de melhor filme (que dizem ser por correção da "injustiça dele não ter ganho como melhor diretor") o credenciam demais, e o estúdio tem total confiança nele. Recentemente surgiram até mesmo rumores de que a Patty Jenkins (diretora do filme da WW) assumiria JL 2, e apesar de ter certeza que são apenas boatos, creio ser um sinal de que gostaram do trabalho dela a frente do filme.
Também há muitos pontos positivos, a Mulher Maravilha da Gal e o Batman do Affleck estão incríveis, e os filmes solo dos personagens estão sendo muito aguardados, o Exterminador do Manganiello, o Aquaman do Jason Momoa também gera boas expectativas, ter toda a 'mitologia' do Aquaman inserida no cinema, os filmes do Flash, a sensação de poder ter Shazam e a tropa dos lanternas verde nos cinemas, entre outros pontos mais, todo o clima corrobora pra certo entusiasmo e otimismo pro futuro dos filmes, mesmo com as decepções recentes, e por mais estranho que possa parecer o personagem/ator menos hypado pra filmes futuros é o Superman, fruto do maior erro do Snyder. A DC tem opinião o material dos quadrinhos mais interessante de ser adaptado, são muitas possibilidades, e com certeza não vão ficar presos a uma fórmula padrão nem que quisessem. O DCEU ainda não está plenamente estabelecido, mas são apenas 3 filmes, são diversos problemas que fazem a situação estar tão ruim assim, ninguém ia com tamanha expectativa assistir aos primeiros filmes do MCU, trabalhar com tranquilidade também faz diferença, e a Warner sentiu a pressão. Não creio que a situação seja desesperadora por parte da qualidade dos filmes no futuro, pra um estúdio com as dimensões da Warner Bros. fazer um bom ou um ótimo filme nunca foi problema, porém, o sucesso depende da paciência, deixar esse desespero inicial passar e apresentar bons filmes, pois o que preocupa mesmo é o fato de que, caso Mulher Maravilha e Liga da Justiça sejam massacrados pela crítica, há grandes chances de The Batman ser um dos últimos do DCEU, ou decidirem talvez tomar uma medida radical e produzirem apenas uma trilogia do Batman, já que é garantia de bolsos cheios pro estúdio, apesar das chances de acontecer serem quase nulas.