Agradeço o respeito em suas palavras. Muitos generalizam mesmo. Mas, vamos ao detalhes:
Kakau escreveu: Eu me expressei mal, afinal, toda história nos ensina algo. Entretanto, partindo do princípio de que o que Jesus veio fazer na terra foi nos ensinar, e o novo testamento é justamente para ensinar essa parte em específico, eu deixei de enfatizar por não ver necessidade. Mas sim, toda história nos ensina algo.
Não beleza, só quis mencionar mesmo para que outros que leem o tópico entendam também.
Kakau escreveu: Não é errado dizer que ele resumiu em um também, isto é questão de interpretação. O ensinamento de "não cobiçarás a mulher do próximo" originalmente no hebraico eram três, enfim, a semântica não muda, é irrelevante.
Não, veja, não estou aqui querendo falar deste assunto em específico. Estou usando o português simples e claro que diz assim, veja: 36 "Instrutor, qual é o maior mandamento da Lei?” 37 Ele lhe disse: “‘Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente. 38 Esse é o maior
e primeiro mandamento. 39
O segundo, semelhante a esse, é: "Ame o seu próximo como a si mesmo." 40 Desses
dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." Entendeu? Para que complicar mais um assunto tão simples, não concorda? São duas leis com dois significados diferentes... mas ambos tem a ver com amar. Certo? Se desejar, em outro tópico poderíamos dissertar apenas sobre estes dois pontos, que dá muito pano para manga... é legal!
Kakau escreveu: Quanto à sua interpretação, amar a Cristo e segui-lo são coisas distintas! Eu posso continuar amando Jesus enquanto caio em fraquezas e deixo de segui-lo, portanto, não misture ambas as coisas e tampouco faça parecer tão tênue a linha que as divide.
Perdão, mas o que pude aprender nestes muitos anos é que isto não é bem assim. Veja se concorda com isso... Seguir a Cristo está intimamente ligado com o amor a ele. Note este registro (Leia por favor Marcos 10: 17-22) Note que Jesus não aceitou ele simplesmente. Este homem precisava corrigir seus pensamentos. Precisava deixar para trás o amor errado que provavelmente mais a frente traria dificuldades a ele. Se EU amo a Cristo e estou seguindo ele, mas cometo um pecado e "caio", eu apenas me levanto e continuo seguindo ele. É claro que eu tenho que me arrepender. Não estou dizendo que é tênue ou não, mas estão interligadas... só isso.
Kakau escreveu: No que concerne a João, capítulo 5 e versículo 3, não tem nada a ver com não amar Jesus
Realmente, não tem nada a ver com amar a Jesus, e sim o Pai dele. O amor a Deus significa obedecer o mandamentos Dele... era disso que eu me referia.
Kakau escreveu: ...O povo precisava crer, e para crer, precisavam ter esperança, e para terem esperança precisavam de ver milagres! Assim como pessoas do mundo todo contam sua trajetória até a igreja como extremamente montanhosa, devido à própria dificuldade em crer!
Concordo que os milagres davam esperança, mas o objetivo deles naquela época eram outros. Pois se eles o fazem, porque não ocorrem mais hoje em dia? O milagres de Cristo tinham como objetivo creditá-lo como o Messias tão aguardado e não necessariamente para dar esperança ao povo. Pois muitos dos que receberam pessoalmente tais milagres SE QUER voltaram para agradecer... lembra-se?
Kakau escreveu: Já, você citar 1° aos Coríntios capítulo 6 e enfatizar o versículo 10 mostra um erro muito comum na interpretação da Bíblia: você, eu ou qualquer um da atualidade, não somos Paulo! Qualquer um de nós, não somos ou fomos de qualquer maneira encarregados e principalmente autorizados a falar em nome de Deus! Se Jesus que era o filho de Deus não desfez de ou julgou alguém por tais pecados, por que raios haveríamos nós de em tanta soberba o fazer? É aí que está o problema de grande parte dos religiosos, com todo respeito a você.
Exato! Eu e você não somos Paulo, mas Paulo falava da parte de Deus. Veja, quando Cristo veio à terra, ele veio declarar a palavra do Pai dele. Daí ele deu uma ordem clara, de que TODOS deveriam proclamar as boas novas. A próprio Paulo declarou elas, e todo aquele que é ministro de Deus DEVE proclamar a palavra dele. Veja, não é julgar ou se colocar na cadeira de juiz como você bem falou. Você está correto! Mas temos que falar às pessoas o que elas precisam saber. A mudança ou o julgamento cabe única e exclusivamente a Deus.
Kakau escreveu: Por último, a outro lado da moeda que é este problema, é que, da mesma forma que está escrito em Coríntios que os roubadores não entrarão no céu, aquele que se arrependeu na cruz ao lado de Jesus, um ladrão, pelas palavras do próprio Cristo estaria em pouco tempo com ele no reino dos céus, certo?
Não, errado. O texto aqui não sugere isto. Este é mais um clássico erro de tradução que visa ajudar a provar doutrinas equivocadas. Ali Cristo não disse que ele estaria no Reino dos Céus. Ele disse que ele estaria com ele no paraíso. Ele disse: "
Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso." Olha este assunto é outro que dá pano para manga e se eu colocar tudo aqui vai dar sono ara alguns, mas vamos lá:
Primeiro, será que o malfeitor cumpria os requisitos para viver no céu se fosse o caso? Humanos com a perspectiva de vida celestial são batizados em água e com espírito santo, e assim se tornam discípulos de Jesus gerados pelo espírito. (Veja João 3:3, 5) Eles também devem se ajustar aos padrões morais de Deus e manifestar qualidades como honestidade, integridade e compaixão. (1 Coríntios 6:9-11) Além disso, devem permanecer leais a Deus e a Cristo até o fim de sua vida na Terra. (Lucas 22:28-30; 2 Timóteo 2:12) Apenas por cumprir esses requisitos é que eles se provam merecedores de ser ressuscitados para a vida celestial e qualificados para a pesada responsabilidade que os aguarda: servir como sacerdotes e reis com Cristo sobre a humanidade por mil anos. — Apocalipse 20:6.
Bem, o malfeitor ao lado de Jesus viveu como criminoso e morreu como criminoso. (Lucas 23:32, 39-41) É verdade que ele mostrou uma atitude respeitosa ao dizer a Jesus: "
Lembra-te de mim quando entrares no teu reino." (Lucas 23:42) Mas ele não havia se tornado um discípulo batizado e gerado por espírito nem tinha construído um histórico de conduta correta e perseverança fiel. Seria razoável Jesus prometer ao criminoso que ele reinaria no céu com seus seguidores fiéis que haviam provado sua integridade?
Mas Jesus não disse ao malfeitor que estaria com ele no céu naquele mesmo dia? Isso não seria possível, visto que o próprio Jesus não foi para o céu naquele dia. Em vez disso, ele esteve “no coração da terra” — na sepultura — por três dias. (Mateus 12:40; Marcos 10:34) Mesmo depois de sua ressurreição, ele permaneceu na Terra por 40 dias antes de ir para o céu. (Atos 1:3, 9) Por isso, o malfeitor não poderia estar com Jesus no céu naquele mesmo dia. Por isso que uma vírgula que muda de lugar muda completamente o assunto (olha, eu acho isso impressionante)
Então, em que Paraíso o malfeitor estaria? Depois da ressurreição, ele estará no
Paraíso na Terra, sobre o qual Jesus governará. (Atos 24:15; Revelação 21:3, 4)
Kakau escreveu: Então, eu poderia simplesmente te citar Efésios, capítulo 2, "A salvação é pela graça"! Não preciso te citar os versículos, você conhece, não conhece? Você sabe então que a narrativa era de pessoas cheias de pecados, e que narram que foram salvas devido à misericórdia de Deus! Inclusive, a minha parte preferida é o versículo 8: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé", exatamente o que ocorreu com o ladrão que se arrependeu ao lado de Jesus.
Este texto é bonito mesmo, mas não foi bem assim que ocorreu com ele. Veja, compare este texto de Efésios com Tiago 2:24 e o 26...
Kakau escreveu: Enfim, meu caro, o grande problema da maioria dos cristãos é quererem atuar como juízes.
E é verdade. Eu vejo isso sempre. Acham que o fato de terem a bíblia na mão viram juízes do povo.
Kakau escreveu: Não me refiro a você especificamente, mas a maioria sequer tem capacidade de entender Game Of Thrones e se acham interpretadores natos da Bíblia, e com uma soberba tão grande que creem pode falar, afirmar, e até julgar! Se isto é "amar ao próximo", então eu não faço ideia do que é amor, porque para mim é tudo, menos tal coisa.
Não, não é amar não... mas um dia aqueles que erram aprenderão...
Kakau escreveu: Você só não se esqueça que isso não se refere ao homem! Nós conhecemos Ágape através de Cristo, e não podemos dizer que outra pessoa já sentiu amor parecido (para quem crê). Deste ponto de vista, nós, humanos, conhecemos Ágape como simples emoção. O único critério que eu interpretaria advindo da parte de Jesus é o arrependimento, por que foi tudo que bastou para ele salvar quem quis ser salvo.
Aí é que está a graça. Nós podemos sim ter este tipo de amor, mas NUNCA na sua plenitude! A própria bíblia pede para que sejamos imitadores de Deus. Lembra? Fomos feitos À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, ou seja, dá para desenvolver este tipo de amor!
Gostei de conversar sobre o assunto... só me falta tempo mesmo.