Este tópico vem com objetivo de de mostrar de que forma Shiori Teshiori, autora de Lost Canvas e Lost Canvas Gaiden inseriu os 5 Bronzeboys da série clássica em sua trama, existem casos óbvios como o do Seiya, mas os outros 4 estavam lá em seus antecessores espirituais. Apesar da série não ser canonizada, dentro do seu universo teve Êxito nos plots que seguiam.


Shiryu de Dragão

Dohko de Libra em Lost Canvas foi treinado por um guerreiro com uma história muito semelhante a de Shiryu. O mestre de Dohko era era um guerreiro extremamente poderoso que possuía uma amada. Com a morte desta, mesmo com o seu poder aumentando, ele se afundou cada vez mais em seu caminho, e seu corpo foi se modificando até virar um verdadeiro dragão, este Dragão teve como repouso a cachoeira dos Picos de Rozan. Após treinar Dohko por alguns anos, o Mestre Dragão o ensina uma última técnica, o Último Dragão, subindo aos céus para se suicidar, findando sua jornada.

A amada do mestre que faleceu, era uma representação de Shunrei, e a vida do Mestre Dragão é uma alusão como seria a vida de Shiryu se não tivesse a moça Shunrei em sua vida, para lhe acompanhar nos momentos difíceis.

Hyoga de Cisne

A quem diga que todos os cavaleiros de ouro de LC, são vidas passadas dos dourados da série clássica, só com uma mudança no pano de fundo.
Mas Dégel de Aquário não tem essa relação toda com Camus, diferente do último, Dégel é bem guiado pelas emoções. Hyoga e Degel são motivados por seus sentimentos, embora desejem arduamente ser frios como seus mestres (Kamus e Krest) sempre lhes disseram para ser, eles simplesmente não conseguem.
Em um flashback, Krest diz a Degel que algo está nascendo dentro de uma muralha de gelo eterno, e que os cisnes procuram por isso. Como sabemos, trata-se da armadura de Cisne, e é Hyoga quem a liberta do gelo (e, como curiosidade, registro aqui que Degel usa as mesmas roupas que Hyoga durante seu treinamento). Os dois foram aprisionados em esquifes de gelo eterno por seus mestres, bem como tiveram de chegar ao zero absoluto justamente contra seus professores! Além disso, ambos são ligados a uma mulher de Blue Graad (Natássia e Seraphina).


Ikki de Fênix

Essa é a mais famosa, e sim foi intencional da autora. Benu e Fênix são a mesma ave mitológica, sendo que a primeira e a representação Egípcia e a segunda Grega.
Ambos tinham rivalidade com outro tipo de ave, Aiacos de Garuda, Ikki o venceu em sua épica batalha no inferno, e Kagaho tinha a disputa interna com o mesmo, Kagaho surgiu depois que Aiacos já havia sido vencido por Sísifo, e apenas destruiu sua Surplice, removendo seus poderes.

Kagaho e Ikki possuem suas vidas marcadas pela tragédia e pela perda de alguém querido. Kagaho perdeu seu irmão, Sui, enquanto Ikki perdeu o amor de sua vida, Esmeralda. Em ambos os casos isso serviu como estopim para lhes dar poder para se tornarem poderosos guerreiros – e também para se bandearem para o lado do mal. Vale notar que Sui e Esmeralda são escritos com os mesmos Kanjis.

Ambos protegem o humano mais puro da sua geração Shun e Alone, e tem grande vínculo afetivo com estes.
No fim de sua vida, após ser derrotado por Dohko, as chamas de Kagaho mudam e de negras passam a ser vermelhas. Asas e caudas de Fênix feitas de puro fogo surgem em suas costas, enquanto ele voa na direção de Atena. Esse é o indício mais forte da reencarnação de Kagaho.

Shun de Andromeda

Sua ligação com Alone é bem clara. Os seres mais puros de seus séculos e receptáculo de Hades. Alone funciona como uma espécie de anti-crsito na série, nascido no natal, tinha o desejo de limpar os pecados da humanidade, dando fim a guerras, mas utilizando de métodos torpes.
Assim como Shun, Alone é mais que adepto do auto-sacrifício para o que consideram um bem maior, ''salvando'' a quem os ama. A diferença é que os conceitos de Salvação de Shun e Alone são antagônicos, devido os problemas da vida.

Seiya de Pegasus

Claramente Tenma seja em ND seja em LC.