@Ryosuke pelo o que eu entendi as novels e o filme the last são uma forma de mostra o que aconteceu entre o manga 699 e 700, até agora quem utilizou as novel foram só o anime no manga que eu me lembre não utilizou.
Mas eu não acho impossível que utilize as novels, pois há um tempo atras tinha saído uns spoiler do filme Boruto onde confirmava que o Shinki era filho do Gaara, mas isto não veio a se confirmar no filme, mas no Manga do Boruto confirmou, e se eu não estou enganado tinha saído uns spoiler falando que a mãe do filho do Gaara era uma garota que ele tinha conhecido na novel do mesmo, e quem está escrevendo o roteiro do Manga é o Kodachi o desenhista o Ikemoto e supervisor o Kishimoto e quem escreveu a novel do Gaara foi o Kodachi então acredito que ele vai aproveitar a personagem que ele criou na novel.
E acredito que se forem usarem algo das novels será desta forma confirmando que a mãe do Shinki é a personagem da novel, que a sakura criou um departamento para cuidar de crianças com problemas psicológicos ou confirmando o Jutsu do Kakashi que ele utiliza na novel dele, pois eu não vejo como voltar no tempo no manga já que o foco é a nova geração.