Eu já conhecia essa suposta história do Moore, mas só hoje eu achei uma versão traduzida.
Lendas afirmam que essa história é verdadeira e que Waid a usou como inspiração na hora de escrever "O Reino do Amanhã" (desmascarando uma história épica).
A HISTÓRIA
Por volta de 1987, após Monstro de Pântano e Watchmen e antes da sua briga com a DC, a lenda dos quadrinhos, Alan Moore submeteu uma proposta para uma série que nunca foi publicada: O Crepúsculo, que mergulharia o universo DC no Ragnarok, Goetterdammerung, o Crepúsculo dos Deuses, e que nunca foi trazido à realidade.
Este documento apareceu mais tarde em um fanzine de ficção científica anônimo e foi transferido à rede por fãs também anônimos. Alguns erros óbvios do texto a seguir foram corrigidos pelo site que o divulgou, e traduzido por mim. Originalmente havia algumas dúvidas sobre sua validade. Quer dizer, era realmente uma proposta de Alan Moore, ou uma brincadeira bem-escrita?
Profissionais do meio, através da Internet, concordaram que era real. As histórias que eles contam fazem deste texto um tipo de santo graal, uma criação mágica que passa de herói para herói. Os comentários valem, merecem e devem ser lidos. Porém, a autoria está isenta de dúvidas. Tanto Alan Moore quanto a DC Comics comentaram a terceiros que esta é de fato a proposta original de O Crepúsculo.
A PROPOSTA EM SI
As informações deste site é um resumo do que o criador do site original em inglês viu – não é o documento original de Moore. Pesquisando na Rede, encontrei um texto que aparentemente é a transcrição do texto original de Moore para a proposta. Assim que eu terminar de traduzi-lo, o colocarei à disposição dos fãs brasileiros, aqui no site.
O MUNDO E SEU CENÁRIO
As aceleradas mudanças sociais fizeram com que as instituições sociais normais da Terra se degradassem. Os super-heróis permaneceram como um tipo de “realeza”, divididas em “Casas” através do continente americano e presumivelmente através do mundo.
Há oito “Casas” principais de heróis. As Casas do Aço e do Trovão se enfrentam através dos Estados Unidos, de Nova Iorque até Los Angeles, e tudo o mais entre elas fica em pedaços.
A Casa do Aço
Superman domina o litoral leste com a Mulher Maravilha e seus filhos, Superboy e Supergirl. Superman está moralmente preocupado com o tipo de ícone de autoridade que ele se tornou.
Nós vemos o amor genuíno e poderoso entre o Superman e a Mulher Maravilha em face aos perigos do mundo que os cercam e o desejo para fazer o que é melhor, diz Moore. A Mulher Maravilha agora se chama Super-Mulher.
A Casa do Trovão
Capitão Marvel é o patriarca da Casa que controla a costa oeste. Ele se casou com Mary Marvel, mas apenas para proporcionar para si o mesmo tipo de clã autoritário que o Superman tem sobre a costa leste. Mary Marvel e o Capitão Marvel Jr estão tendo um romance nas costas do Capitão. Este clã e a Casa do Aço estão próximos de serem unidos: Mary Marvel Jr. e Superboy estão a ponto de se casarem, mas não por vontade própria.
A Casa dos Titãs
Asa Noturna, ainda vivendo à sombra do mito de Batman, comanda o que restou dos Novos Titãs, os “mais jovens” heróis que não tiveram mais para onde ir. Inclusive Ravena, Ciborgue, Falcão e Mutano, eles são certamente uma casa poderosa. Mas Asa Noturna carece da profundidade de caráter do Batman, e a morte de Estelar – causada quando alienígenas invadiram a terra muitos anos atrás – não ajudou. Mas os Titãs podem não ter que durar como uma Casa por muito tempo: Mutano está passando cada vez mais tempo na forma de animais, alguns deles criaturas existentes apenas em sua imaginação. E Ravena está interessada pela Casa dos Mistérios.
A Casa dos Mistérios
A mansão do Barão Winter, em Georgetown, Washington, é a sede dos mais sobrenaturais e mágicos personagens da DC: Jason Blood, o Espectro, Zatara, Dr. Destino e Deadman (vivendo no corpo do Barão Winter desde que a mente deste foi destruída em uma batalha psíquica). A Casa dos Mistérios tende a ignorar o resto do mundo, e não compete pelo controle dos territórios físicos.
A Casa dos Segredos
Não totalmente mágica, esta Casa consiste nos poucos supervilões ainda existentes, os que sobreviveram a purificação da Liga da Justiça. Com Luthor, o Coringa, Gorila Grodd, Capitão Frio, Mulher Gato, Chronos, e Safira Estelar, o que lhes faltam em poder físico, eles podem certamente compensar em astúcia e brilho tecnológico. Eles tendem a manter e proteger para si a área ao redor de Nevada que, segundo Moore, é tão bem protegida quanto os lugares controlados pelos heróis, sobre a qual perdura um tipo de moral.
A Casa da Justiça
Junto com os Titãs, a mais importante das “Casas menores”: Capitão Átomo, Besouro Azul, Aqualad, Moça-Maravilha, Flash, Slipstream (uma versão feminina do Flash), Capitão Cometa, e uma versão feminina do Dr. Luz. Com dois velocistas do nível do Flash, o poder cósmico de Capitão Átomo, e as maravilhas tecnológicas do Besouro, é provável que esta casa seja extremamente poderosa, especialmente como parece ser muito mais estável que a Casa dos Titãs. Somos advertidos que agora Aqualad agora se chama Aquaman, e a Moça-Maravilha se chama Mulher-Maravilha.
A Casa do Amanhã
Todos os viajantes do tempo exilados tentam se unir e conseguir voltar juntos para seus lares novamente. Com Rip Hunter, parte da Legião dos Super-heróis, Jonah Hex, Léo Futuro, Ranger do Espaço e, possivelmente, Barry Allen e um Rip Hunter mais jovem, estes camaradas não serão subestimados. Porém, eles estão tentando não influenciar os eventos ao redor deles, e assim tenta ficar fora do caminho de todo o mundo.
A Casa dos Lanternas
Havia uma Casa dos Lanternas, mas foi desfeita. Os Lanternas, como agentes de um poder alienígena, foram exilados, junto com o resto dos alienígenas durante as purgações anti-alienigenas anteriores. Eles residem agora em uma das luas de Marte, ou especificamente, dentro de uma das luas, como se fossem repletas de cavernas. Eles estão conspirando com outros poderes alienígenas, como os Ranns e os Thanagarianos, para assumir a Terra! O problema é que as Casas de Trovão e do Aço estão quase se unindo pelo matrimônio de Superboy e Mary Marvel Jr.. Se a nova super-casa dominar a Terra, o que os impede de fixar os olhos nas estrelas? A maioria dos vários Lanternas que estiveram na Terra no passado está aqui, inclusive o Lanterna de Krypton, Sodal Yat.
O ENREDO
Certo, hora de um golpe sujo e baixo na história. Rip Hunter estabelece contato com John Constantine, e o convence que não só é o Rip Hunter do futuro, mas ele também esteve em contato com a contraparte de Constantine no futuro, e eles têm uma missão para ele! Eles precisam advertir todos os heróis de não fazer coisas que os aproximem cada vez mais perto do Crepúsculo.
O que é o horrível “Crepúsculo” que tanto precisam evitar?
Em 1995 ou algo assim, algum super-vilões tentaram tirar proveito do caos social que se espalhou pelo mundo. Assim a Liga de Justiça começa realmente a acabar de vez com os super-vilões. Presumivelmente, não seria mais necessário entregar os vilões para as autoridades, desde que não houvesse mais nenhum. É claro, isso provavelmente foi visto pelo público como uma coisa boa; a Liga de Justiça foi vista assim como uma força para a ordem num mundo em rápida deterioração. Infelizmente, isso se tornou uma idéia fixa para eles e realmente tentaram consolidar o seu poder; parte deles era alienígenas. Isto causou uma divisão entre os heróis que eventualmente conduziu ao colapso do grupo em Casas rivais.
Agora, as Casas do Aço e do Trovão estão se preparando para o matrimônio que se aproxima entre Superboy e Mary Marvel Jr. Isto causa muita tensão tanto dentro quanto fora das duas Casas: sozinhas, as Casas “menores” poderiam ter resistido, unindo forças, em uma investida contra o Aço ou o Trovão; juntas, Aço e Trovão serão invencíveis.
O Questão está investigando um mistério de assassinato: um anão foi para um quarto de bordel com uma garota de programa muito alta e bonita que ninguém tinha visto antes. Quando a porta foi arrombada várias horas mais tarde, o anão foi achado amarrado e amordaçado, o pescoço dele quebrado por um único e limpo golpe. O quarto estava fechado e não tinha outra saída. A garota de programa se foi. Não havia rastro de nenhuma arma usada no assassinato.
A Casa do Aço está tendo dificuldade em tentar esconder o sadismo do Superboy e o seu comportamento de sociopata. A Casa do Trovão está tendo dificuldade em tentar esconder os encontros sexuais entre Capitão Marvel Jr e Mary Marvel, porque o Capitão Marvel está finalmente começando a mostrar um pouco de interesse real por sua esposa. E claro que Mary Marvel Jr realmente não quer casar com o sociopata do Superboy.
Constantine faz anotações de todas estas situações de tensão, se movendo entre as várias facções.
As Casas menores começam a formular planos para um ataque contra as Casas do Aço e do Trovão. Falcão Negro continua o seu recrutamento por novos Falcões. Constantine estabelece contato com o “conselho de elite” do Sombra e do Batman, os encorajando em seus planos de expulsar todos os super-heróis de Terra. Ele encontra Adam Strange e lhe revela – e o encoraja – sobre o plano de conquista dos alienígenas. Ele informa ao Capitão Marvel sobre o plano de ataque da Liga de Justiça, e entre o acender de um cigarro convence Marvel a não ajudar a Casa do Aço. Ele estabelece contato até mesmo com Ouro, e um “homem velho e incapacitado”, que se revela ser Metron, banido para Terra. Ele engana Ouro, fazendo-o ser derretido, e faz uso da Cadeira Moebius de Metron.
No dia do casamento, os vários ataques acontecem como planejado: Super-Mulher mata a Mulher-Maravilha. Capitão Átomo mata a Super-Mulher. Superboy, a maioria da Liga de Justiça, e a maioria dos integrantes da Casa dos Segredos também são mortos. Capitão Marvel Jr e Mary Marvel fogem para o espaço para começar uma vida nova. Supergirl vai com eles.
Eventualmente, só o Superman e o Capitão Marvel permanecem de pé, um de costas para o outro, Superman pouco abatido. Um exército de Homens-Gaviões, Lanternas e marcianos chegam através de raios Zeta. Superman se prepara entrar novamente na batalha, ao lado de Capitão Marvel. Mas!!!!
Este Capitão Marvel não é o verdadeiro Capitão Marvel, e não era desde que a história começou. Originalmente um menino (Billy Batson) preso no corpo de um homem (Capitão Marvel), enquanto envelhecia ele se tornou um homem preso no corpo de um menino. Entre os muitos problemas psicológicos desenvolvidos, estavam alguns de natureza sexual, como se ele não fosse capaz de realizar sexo normal. Ele era o “o anão” que tinha sido encontrado amarrado, amordaçado e morto. Morto por J’onn J’onzz, o Caçador de Marte, agente dos alienígenas na Terra. J’onn então tomou a forma Capitão Marvel.
O Superman e Caçador de Marte lutam entre si, Superman mata o marciano com a sua visão de calor. Mas ainda não acabou. Os alienígenas se unem agora contra um Superman solitário. Segundo Moore, Nós temos uma poderosa e intensa sequência onde o Superman consegue sozinho abrir caminho por entre muitas das forças alienígenas enquanto é açoitado pelos Lanternas com chicotes criados por seus anéis, apenas para finalmente ser abatido e morto em um combate isolado com o volumoso e assustadoramente poderoso Sodal Yat.
Assim, os alienígenas se posicionam para assumir a Terra. Logo, a força reserva de Constantine, bem como as forças do Batman e do Sombra, se posicionam: usando a fina armadura dourada feita com o corpo do Ouro. Assim, os Lanternas se mostram incapazes. Isto faz com que, momentaneamente, as forças alienígenas recuem até um dos seus pontos de apoio no espaço, onde um grande exército está pronto para cair sobre a Terra, e os heróis simplesmente não podem detê-los.
Constantine então faz a sua jogada decisiva: ele usou a Cadeira Moebius para viajar até Qward onde ele lhes vende o segredo do Tubo de Explosão, em troca de uma espécie de garantia de deixar a Terra e seu sistema solar em paz. Enquanto os alienígenas estão prontos para invadir a Terra, os seus planetas natais estão sendo infestados pelas forças armadas qwardianas (e com isso, eles são obrigados a desistir ou pelo menos adiar o ataque à Terra).
Todos vivem felizes após tudo isso, pelo menos na Terra. Apenas os heróis sem poderes permanecem, e estes revelam suas identidades ao público. Constantine explica a eles que sob a direção de Batman, do Sombra e de todo o resto, a sociedade americana, livre de governo ou de uma super-ditadura, começará a se organizar ao longo de diferentes frentes, de forma que possam lidar com o futuro sem medo ou ansiedade. Os dias dos grandes poderes terminaram, e daqui em diante a América será construída por muitas unidades menores e mais flexíveis, tanto socialmente e quanto economicamente, diz Moore.
Michael R. Grabois pediu comentários na internet sobre O Crepúsculo dos Super-Heróis de Alan Moore. Eis o que ele conseguiu de volta:
Kurt Busiek: Baseado nas discussões da Internet sobre a proposta, ela parece com a que eu li, e é claramente feita por Moore.
Warren Ellis: Bem, isso tem o estilo de Moore. Documento fascinante.
Neil Gaiman: Bem, sua descrição parece exatamente com a descrição de O Crepúsculo que recebi de Alan em uma tarde de 1986, e sendo assim, eu suponho que são a mesma coisa.
Dave Gibbons: Eu dei uma olhada no arquivo de O Crepúsculo e não hesito em declarar que ela é a coisa real. Não posso me recordar se realmente a li desse jeito ou sobre o que Alan me disse (o que significa a mesma coisa, óbvio!) em uma de suas chamadas telefônicas de três horas.
Chris Miller: Eu não tenho idéia de onde o original foi obtido, mas eu tenho uma fotocópia de última geração, cortesia de um amigo. É um documento de 39 páginas, e definitivamente é um “Moore” genuíno. Ele a propôs em 1986, logo após Watchmen. Ele a desenvolveu em tremendos detalhes, incluindo as possibilidades de merchandising, um trampolim para a (até então inexistente) série de John Constantine, e ainda uma borbulhante idéia habilmente cronometrada que teria “desobstruído” a continuidade da única Terra do universo DC sem realmente desfazer os efeitos de Crise nas infinitas Terras.
Alistair Robb: No momento que li O Crepúsculo ele pareceu com algo sobre o qual uma vez Alan me disse em mais de duas discussões em Greyhound.
Rich Johnston, criador de Dirtbag e X-Flies: Posso confirmar que O Crepúsculo é a coisa verdadeira. Alan Moore confirmou isso na minha frente. Você não pode querer que seja mais verdadeiro do que isso.
Continua
Lendas afirmam que essa história é verdadeira e que Waid a usou como inspiração na hora de escrever "O Reino do Amanhã" (desmascarando uma história épica).
A HISTÓRIA
Por volta de 1987, após Monstro de Pântano e Watchmen e antes da sua briga com a DC, a lenda dos quadrinhos, Alan Moore submeteu uma proposta para uma série que nunca foi publicada: O Crepúsculo, que mergulharia o universo DC no Ragnarok, Goetterdammerung, o Crepúsculo dos Deuses, e que nunca foi trazido à realidade.
Este documento apareceu mais tarde em um fanzine de ficção científica anônimo e foi transferido à rede por fãs também anônimos. Alguns erros óbvios do texto a seguir foram corrigidos pelo site que o divulgou, e traduzido por mim. Originalmente havia algumas dúvidas sobre sua validade. Quer dizer, era realmente uma proposta de Alan Moore, ou uma brincadeira bem-escrita?
Profissionais do meio, através da Internet, concordaram que era real. As histórias que eles contam fazem deste texto um tipo de santo graal, uma criação mágica que passa de herói para herói. Os comentários valem, merecem e devem ser lidos. Porém, a autoria está isenta de dúvidas. Tanto Alan Moore quanto a DC Comics comentaram a terceiros que esta é de fato a proposta original de O Crepúsculo.
A PROPOSTA EM SI
As informações deste site é um resumo do que o criador do site original em inglês viu – não é o documento original de Moore. Pesquisando na Rede, encontrei um texto que aparentemente é a transcrição do texto original de Moore para a proposta. Assim que eu terminar de traduzi-lo, o colocarei à disposição dos fãs brasileiros, aqui no site.
O MUNDO E SEU CENÁRIO
As aceleradas mudanças sociais fizeram com que as instituições sociais normais da Terra se degradassem. Os super-heróis permaneceram como um tipo de “realeza”, divididas em “Casas” através do continente americano e presumivelmente através do mundo.
Há oito “Casas” principais de heróis. As Casas do Aço e do Trovão se enfrentam através dos Estados Unidos, de Nova Iorque até Los Angeles, e tudo o mais entre elas fica em pedaços.
A Casa do Aço
Superman domina o litoral leste com a Mulher Maravilha e seus filhos, Superboy e Supergirl. Superman está moralmente preocupado com o tipo de ícone de autoridade que ele se tornou.
Nós vemos o amor genuíno e poderoso entre o Superman e a Mulher Maravilha em face aos perigos do mundo que os cercam e o desejo para fazer o que é melhor, diz Moore. A Mulher Maravilha agora se chama Super-Mulher.
A Casa do Trovão
Capitão Marvel é o patriarca da Casa que controla a costa oeste. Ele se casou com Mary Marvel, mas apenas para proporcionar para si o mesmo tipo de clã autoritário que o Superman tem sobre a costa leste. Mary Marvel e o Capitão Marvel Jr estão tendo um romance nas costas do Capitão. Este clã e a Casa do Aço estão próximos de serem unidos: Mary Marvel Jr. e Superboy estão a ponto de se casarem, mas não por vontade própria.
A Casa dos Titãs
Asa Noturna, ainda vivendo à sombra do mito de Batman, comanda o que restou dos Novos Titãs, os “mais jovens” heróis que não tiveram mais para onde ir. Inclusive Ravena, Ciborgue, Falcão e Mutano, eles são certamente uma casa poderosa. Mas Asa Noturna carece da profundidade de caráter do Batman, e a morte de Estelar – causada quando alienígenas invadiram a terra muitos anos atrás – não ajudou. Mas os Titãs podem não ter que durar como uma Casa por muito tempo: Mutano está passando cada vez mais tempo na forma de animais, alguns deles criaturas existentes apenas em sua imaginação. E Ravena está interessada pela Casa dos Mistérios.
A Casa dos Mistérios
A mansão do Barão Winter, em Georgetown, Washington, é a sede dos mais sobrenaturais e mágicos personagens da DC: Jason Blood, o Espectro, Zatara, Dr. Destino e Deadman (vivendo no corpo do Barão Winter desde que a mente deste foi destruída em uma batalha psíquica). A Casa dos Mistérios tende a ignorar o resto do mundo, e não compete pelo controle dos territórios físicos.
A Casa dos Segredos
Não totalmente mágica, esta Casa consiste nos poucos supervilões ainda existentes, os que sobreviveram a purificação da Liga da Justiça. Com Luthor, o Coringa, Gorila Grodd, Capitão Frio, Mulher Gato, Chronos, e Safira Estelar, o que lhes faltam em poder físico, eles podem certamente compensar em astúcia e brilho tecnológico. Eles tendem a manter e proteger para si a área ao redor de Nevada que, segundo Moore, é tão bem protegida quanto os lugares controlados pelos heróis, sobre a qual perdura um tipo de moral.
A Casa da Justiça
Junto com os Titãs, a mais importante das “Casas menores”: Capitão Átomo, Besouro Azul, Aqualad, Moça-Maravilha, Flash, Slipstream (uma versão feminina do Flash), Capitão Cometa, e uma versão feminina do Dr. Luz. Com dois velocistas do nível do Flash, o poder cósmico de Capitão Átomo, e as maravilhas tecnológicas do Besouro, é provável que esta casa seja extremamente poderosa, especialmente como parece ser muito mais estável que a Casa dos Titãs. Somos advertidos que agora Aqualad agora se chama Aquaman, e a Moça-Maravilha se chama Mulher-Maravilha.
A Casa do Amanhã
Todos os viajantes do tempo exilados tentam se unir e conseguir voltar juntos para seus lares novamente. Com Rip Hunter, parte da Legião dos Super-heróis, Jonah Hex, Léo Futuro, Ranger do Espaço e, possivelmente, Barry Allen e um Rip Hunter mais jovem, estes camaradas não serão subestimados. Porém, eles estão tentando não influenciar os eventos ao redor deles, e assim tenta ficar fora do caminho de todo o mundo.
A Casa dos Lanternas
Havia uma Casa dos Lanternas, mas foi desfeita. Os Lanternas, como agentes de um poder alienígena, foram exilados, junto com o resto dos alienígenas durante as purgações anti-alienigenas anteriores. Eles residem agora em uma das luas de Marte, ou especificamente, dentro de uma das luas, como se fossem repletas de cavernas. Eles estão conspirando com outros poderes alienígenas, como os Ranns e os Thanagarianos, para assumir a Terra! O problema é que as Casas de Trovão e do Aço estão quase se unindo pelo matrimônio de Superboy e Mary Marvel Jr.. Se a nova super-casa dominar a Terra, o que os impede de fixar os olhos nas estrelas? A maioria dos vários Lanternas que estiveram na Terra no passado está aqui, inclusive o Lanterna de Krypton, Sodal Yat.
O ENREDO
Certo, hora de um golpe sujo e baixo na história. Rip Hunter estabelece contato com John Constantine, e o convence que não só é o Rip Hunter do futuro, mas ele também esteve em contato com a contraparte de Constantine no futuro, e eles têm uma missão para ele! Eles precisam advertir todos os heróis de não fazer coisas que os aproximem cada vez mais perto do Crepúsculo.
O que é o horrível “Crepúsculo” que tanto precisam evitar?
Em 1995 ou algo assim, algum super-vilões tentaram tirar proveito do caos social que se espalhou pelo mundo. Assim a Liga de Justiça começa realmente a acabar de vez com os super-vilões. Presumivelmente, não seria mais necessário entregar os vilões para as autoridades, desde que não houvesse mais nenhum. É claro, isso provavelmente foi visto pelo público como uma coisa boa; a Liga de Justiça foi vista assim como uma força para a ordem num mundo em rápida deterioração. Infelizmente, isso se tornou uma idéia fixa para eles e realmente tentaram consolidar o seu poder; parte deles era alienígenas. Isto causou uma divisão entre os heróis que eventualmente conduziu ao colapso do grupo em Casas rivais.
Agora, as Casas do Aço e do Trovão estão se preparando para o matrimônio que se aproxima entre Superboy e Mary Marvel Jr. Isto causa muita tensão tanto dentro quanto fora das duas Casas: sozinhas, as Casas “menores” poderiam ter resistido, unindo forças, em uma investida contra o Aço ou o Trovão; juntas, Aço e Trovão serão invencíveis.
O Questão está investigando um mistério de assassinato: um anão foi para um quarto de bordel com uma garota de programa muito alta e bonita que ninguém tinha visto antes. Quando a porta foi arrombada várias horas mais tarde, o anão foi achado amarrado e amordaçado, o pescoço dele quebrado por um único e limpo golpe. O quarto estava fechado e não tinha outra saída. A garota de programa se foi. Não havia rastro de nenhuma arma usada no assassinato.
A Casa do Aço está tendo dificuldade em tentar esconder o sadismo do Superboy e o seu comportamento de sociopata. A Casa do Trovão está tendo dificuldade em tentar esconder os encontros sexuais entre Capitão Marvel Jr e Mary Marvel, porque o Capitão Marvel está finalmente começando a mostrar um pouco de interesse real por sua esposa. E claro que Mary Marvel Jr realmente não quer casar com o sociopata do Superboy.
Constantine faz anotações de todas estas situações de tensão, se movendo entre as várias facções.
As Casas menores começam a formular planos para um ataque contra as Casas do Aço e do Trovão. Falcão Negro continua o seu recrutamento por novos Falcões. Constantine estabelece contato com o “conselho de elite” do Sombra e do Batman, os encorajando em seus planos de expulsar todos os super-heróis de Terra. Ele encontra Adam Strange e lhe revela – e o encoraja – sobre o plano de conquista dos alienígenas. Ele informa ao Capitão Marvel sobre o plano de ataque da Liga de Justiça, e entre o acender de um cigarro convence Marvel a não ajudar a Casa do Aço. Ele estabelece contato até mesmo com Ouro, e um “homem velho e incapacitado”, que se revela ser Metron, banido para Terra. Ele engana Ouro, fazendo-o ser derretido, e faz uso da Cadeira Moebius de Metron.
No dia do casamento, os vários ataques acontecem como planejado: Super-Mulher mata a Mulher-Maravilha. Capitão Átomo mata a Super-Mulher. Superboy, a maioria da Liga de Justiça, e a maioria dos integrantes da Casa dos Segredos também são mortos. Capitão Marvel Jr e Mary Marvel fogem para o espaço para começar uma vida nova. Supergirl vai com eles.
Eventualmente, só o Superman e o Capitão Marvel permanecem de pé, um de costas para o outro, Superman pouco abatido. Um exército de Homens-Gaviões, Lanternas e marcianos chegam através de raios Zeta. Superman se prepara entrar novamente na batalha, ao lado de Capitão Marvel. Mas!!!!
Este Capitão Marvel não é o verdadeiro Capitão Marvel, e não era desde que a história começou. Originalmente um menino (Billy Batson) preso no corpo de um homem (Capitão Marvel), enquanto envelhecia ele se tornou um homem preso no corpo de um menino. Entre os muitos problemas psicológicos desenvolvidos, estavam alguns de natureza sexual, como se ele não fosse capaz de realizar sexo normal. Ele era o “o anão” que tinha sido encontrado amarrado, amordaçado e morto. Morto por J’onn J’onzz, o Caçador de Marte, agente dos alienígenas na Terra. J’onn então tomou a forma Capitão Marvel.
O Superman e Caçador de Marte lutam entre si, Superman mata o marciano com a sua visão de calor. Mas ainda não acabou. Os alienígenas se unem agora contra um Superman solitário. Segundo Moore, Nós temos uma poderosa e intensa sequência onde o Superman consegue sozinho abrir caminho por entre muitas das forças alienígenas enquanto é açoitado pelos Lanternas com chicotes criados por seus anéis, apenas para finalmente ser abatido e morto em um combate isolado com o volumoso e assustadoramente poderoso Sodal Yat.
Assim, os alienígenas se posicionam para assumir a Terra. Logo, a força reserva de Constantine, bem como as forças do Batman e do Sombra, se posicionam: usando a fina armadura dourada feita com o corpo do Ouro. Assim, os Lanternas se mostram incapazes. Isto faz com que, momentaneamente, as forças alienígenas recuem até um dos seus pontos de apoio no espaço, onde um grande exército está pronto para cair sobre a Terra, e os heróis simplesmente não podem detê-los.
Constantine então faz a sua jogada decisiva: ele usou a Cadeira Moebius para viajar até Qward onde ele lhes vende o segredo do Tubo de Explosão, em troca de uma espécie de garantia de deixar a Terra e seu sistema solar em paz. Enquanto os alienígenas estão prontos para invadir a Terra, os seus planetas natais estão sendo infestados pelas forças armadas qwardianas (e com isso, eles são obrigados a desistir ou pelo menos adiar o ataque à Terra).
Todos vivem felizes após tudo isso, pelo menos na Terra. Apenas os heróis sem poderes permanecem, e estes revelam suas identidades ao público. Constantine explica a eles que sob a direção de Batman, do Sombra e de todo o resto, a sociedade americana, livre de governo ou de uma super-ditadura, começará a se organizar ao longo de diferentes frentes, de forma que possam lidar com o futuro sem medo ou ansiedade. Os dias dos grandes poderes terminaram, e daqui em diante a América será construída por muitas unidades menores e mais flexíveis, tanto socialmente e quanto economicamente, diz Moore.
O CREPÚSCULO DOS SUPER-HERÓIS É REAL?
Michael R. Grabois pediu comentários na internet sobre O Crepúsculo dos Super-Heróis de Alan Moore. Eis o que ele conseguiu de volta:
Kurt Busiek: Baseado nas discussões da Internet sobre a proposta, ela parece com a que eu li, e é claramente feita por Moore.
Warren Ellis: Bem, isso tem o estilo de Moore. Documento fascinante.
Neil Gaiman: Bem, sua descrição parece exatamente com a descrição de O Crepúsculo que recebi de Alan em uma tarde de 1986, e sendo assim, eu suponho que são a mesma coisa.
Dave Gibbons: Eu dei uma olhada no arquivo de O Crepúsculo e não hesito em declarar que ela é a coisa real. Não posso me recordar se realmente a li desse jeito ou sobre o que Alan me disse (o que significa a mesma coisa, óbvio!) em uma de suas chamadas telefônicas de três horas.
Chris Miller: Eu não tenho idéia de onde o original foi obtido, mas eu tenho uma fotocópia de última geração, cortesia de um amigo. É um documento de 39 páginas, e definitivamente é um “Moore” genuíno. Ele a propôs em 1986, logo após Watchmen. Ele a desenvolveu em tremendos detalhes, incluindo as possibilidades de merchandising, um trampolim para a (até então inexistente) série de John Constantine, e ainda uma borbulhante idéia habilmente cronometrada que teria “desobstruído” a continuidade da única Terra do universo DC sem realmente desfazer os efeitos de Crise nas infinitas Terras.
Alistair Robb: No momento que li O Crepúsculo ele pareceu com algo sobre o qual uma vez Alan me disse em mais de duas discussões em Greyhound.
Rich Johnston, criador de Dirtbag e X-Flies: Posso confirmar que O Crepúsculo é a coisa verdadeira. Alan Moore confirmou isso na minha frente. Você não pode querer que seja mais verdadeiro do que isso.
Continua