Apollo escreveu: Lendo alguns artigos, eu pesquisei sobre a relevância do sol sobre as religiões,sendo que grande parte tem ele como algo simbólico que representa a vida na terra e tudo que existe nela.
- Aquele que traz a vida
- Aquele que traz a luz
- Aquele que estás no céu
- Aquele que é misericordioso e impiedosoE assim como o sol, a ausência dele sempre tem uma representação negativa nas religiões,
a escuridão, o mal, a infertilidade.Então temos a também mais uma divisão simbólica; o dia e a noite, um representa adição maléfica e sombria a vida, e outro a bondade e a luz.
Uma das principais divindades em relação é Rá-Atum e Set.
Convoco
@02snake @vacobs10 @Daniel @Kyo e o filosófico
@Nyarlathotep
A bíblia usa realmente a luz (do Sol, do velador, da lâmpada) para contrastar a escuridão (espiritual e moral, por exemplo) mas o Sol, ao menos na bíblia, tem a sua criação não para ter simbolismo de algo ou alguém, mas sim para trazer luz, mas, como todas as coisas que Deus criou, Ele usa suas criações para nos dar lições e exemplos... como a formiga, os pássaros, os lírios e por aí vai. Nunca estudei a fundo sobre outros deuses, em especial os egípcios, então, não sei falar nada sobre eles... mas é uma ideia interessante.
O chato é que na bíblia (do ponto de vista de Jeová Deus) existe luz e existe escuridão e isto SEMPRE será assim, mas nem sempre houve o mal e ele em breve não existirá mais, ma enquanto isso, estas duas “facetas” podem sim ser bem usadas para representá-los...
vacobs10 escreveu: Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus. Sobre as religiões egípcias, são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.
Bem colocado...
vacobs10 escreveu: Bem, no apocalipse diz que a nova Jerusalém não teria sol. Pq Deus seria a iluminação daquele lugar. O sol só tá aí mesmo pq o mundo vai acabar em fogo, segundo a Bíblia.
É, a bíblia fala isso mesmo, mas o significa de iluminação colocado ali não é literal, você sabe né? Se não, pensaríamos que Jesus seria uma lâmpada... Assim como a cidade, são visões dadas a João para que ele “visse” o que aconteceria “no fim”...
vacobs10 escreveu: ...Então, não dá no mesmo não. Na sua interpretação, parece que Deus foi criado pelos homens para representar o sol. Ou seja, algo literal. Na minha, o sol foi usado de maneira metafórica para representar a Deus.
Deus é citado na Bíblia como fogo consumidor. E quando Moisés pergunta seu Nome, Ele diz: Eu sou o que sou.
Eu já pensei muito neste termo: “Sou o que sou”. Para você, quando uma pessoa, sei lá, seu pai, diz a você que ele “é o que é”, o que você entende da frase dele? O que ela implica nas atitudes dele?
vacobs10 escreveu: Ou seja, o mais importante dele não é a forma e sim o caráter. Quando paulo esteve na Grécia, viu vários deuses cultuados em alguma forma, seja animal ou humana. O Deus hebreu era o único sem forma. Paulo disse que eles cultuavam de maneira errada, pq estavam aflitos para saber a forma de Deus. E Deus não revela sua forma. Só quem viu Deus (pelas costas) foi Moisés. E seu rosto resplandecia, segundo a Bíblia, como o sol.
Você se refere a passagem registrada em Atos 17:23?
vacobs10 escreveu: De certa forma todas as outras religiões copiaram algo da Bíblia. Lúcifer queria ser como Deus. Qual o significado so nome dele? Tem algo a ver com emissão de luz, assim como o sol.
Emissão de uma “luz que cai” não? Se este fosse o intuito dele criar isto, está bem negativa ao meu ver, não?